Engenheiro Estagiário da OE

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por Nelson Pinho »

boas pessoal...
alguém sabe o que um engenheiro electrotécnico durante o estágio da OE pode assinar? Até que potências pode assinar uma ficha electrotécnica?
pode assinar algum tipo de projecto até determinada potência?


Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por joaoosvaldo »

Ver os seguintes link's:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lar#p35224

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lar#p81518

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lar#p80058

Deve também contactar a OE da sua zona, onde fez a inscrição, para eles prestarem esclarecimentos adicionais.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por Nelson Pinho »

Fiquei mais esclarecido...
Mesmo assim em termos de assinar as fichas electrotécnicas não entendi... Pelo que sei neste momento alguém que se inscreva na OE não necessita de o fazer na DGEG porque pode na mesma assinar as fichas electrotécnicas certo?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por joaoosvaldo »

Nelson Pinho Escreveu:Fiquei mais esclarecido...
Mesmo assim em termos de assinar as fichas electrotécnicas não entendi... Pelo que sei neste momento alguém que se inscreva na OE não necessita de o fazer na DGEG porque pode na mesma assinar as fichas electrotécnicas certo?
Sim já não é necessária a inscrição na DGEG.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por luisilva78 »

Um pouco off-topic, mas mesmo assim, penso que é o local indicado para colocar esta questão. O Nelson Pinho colocou a questão em Jan/2014 sobre a candidatura à OE. Neste tópico está a colocar a questão sobre se o membro estagiário da ordem pode ou não assinar. Isso quer dizer que correu bem a candidatura, certo? Pode explicar como foi para que outras pessoas com as mesmas dúvidas se possam esclarecer aqui? Teve que fazer exame? Foi apenas uma avaliação curricular? Qual a instituição em que estudou? (penso que deve bastar a indicação de se foi num Politécnico ou numa Universidade)
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por borllock »

Se o curso da faculdade/instituto for creditado pela ordem não precisa de fazer exame. Tem sempre de fazer um estágio e entregar um relatório. Quando terminar tem uma entrevista, esta entrevista é que não sei se acontece sempre, dependendo do tema ou nível do relatório apresentado, mas também gostava de saber.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por luisilva78 »

borllock, obrigado pela sua resposta. No entanto não sei até que ponto é que ela corresponde à realidade actual. Por um lado, não sei o que significa:
borllock Escreveu:Se o curso (...) for creditado pela ordem não precisa de fazer exame.
Neste momento existe uma agência independente que reconhece cursos superiores (em todas as áreas e não só área de Engenharia) e sendo assim, a ordem, neste momento, reconhece os cursos que essa agência reconhece.

Também não concordo com esta parte:
borllock Escreveu:Tem sempre de fazer um estágio e entregar um relatório.
Penso que existem formas de pedir dispensa a este estágio, nomeadamente para quem tenha experiência profissional na área de Engenharia por um período superior a 5 anos.
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por borllock »

@luisilva78, não tenho nenhum conhecimento sobre essa agência independente, é uma novidade que me conta.
Sobre pedir dispensa de estágio é verdade sim, esqueci-me de referir no meu post anterior.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por luisilva78 »

Sim, neste momento existe a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) que, como o próprio nome indica, avalia e acredita todos os cursos de ensino superior em Portugal (e não apenas os de Engenharia). A partir de aqui, a ordem, toma como "boa" a acreditação que esta agência faz e deixou de fazer uma "acreditação à parte".
A minha questão era mais para saber se alguém tinha passado pela situação de pedir o ingresso na ordem vindo de um curso anterior à criação desta agência e/ou não acreditado por ela.
Neste momento encontro-me a reunir a documentação para submeter a minha candidatura e queria saber se alguém já tinha passado por essa situação. Eu terminei o meu curso (licenciatura pré-Bolonha, e consequentemente, pré-A3ES) em 2005, para além disso já fiz também uma pós-graduação em Engenharia e queria ver até que ponto é que a ordem me pode pedir para fazer o exame de acesso.
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por paulo_20 »

--
Última edição por paulo_20 em 18 set 2016, 18:36, editado 1 vez no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por luisilva78 »

paulo_20, obrigado pelo seu contributo! Era mesmo uma resposta desse género que eu andava à procura. Se fala de 5 anos de experiência imagino que tenha obtido uma licenciatura pre-Bolonha, certo?
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por paulo_20 »

--
Última edição por paulo_20 em 18 set 2016, 18:35, editado 1 vez no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por luisilva78 »

Pois, a parte da A3ES no meu caso é difícil, pois como disse, eu terminei o curso um par de anos antes de a A3ES "nascer". A questão da delegação da ordem, também, para já não se aplica, porque já entreguei a documentação toda e já estou à espera da resposta. Se os prazos se mantiverem, lá para Maio ou Junho, volto aqui para partilhar como foi no meu caso.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Engenheiro Estagiário da OE

Mensagem por luisilva78 »

Durante a semana passada (portanto, aproximadamente um mês e meio depois de submeter a candidatura), foi-me dada a resposta ao pedido de candidatura. Conclusão: posso fazer a inscrição na ordem, como membro efectivo e grau E2, desde que complete a formação em ética e deontologia profissional.
Responder

Voltar para “Instituições / Associações”