Salário em média eletricista empregado?

Acesso total utilizadores
Teque
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 mar 2021, 11:46
Localização: Lisboa - Portugal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Teque »

Olá boas noites,
Estive a ler o deu tópico, e vou tentar dar o meu contributo para a questão, ou questões que coloca.
Sou "técnico" eletricista certificado e sou formador de eletricistas, como tal sinto-me à vontade para o "ajudar".
Mas olhe que ninguém se torna um eletricista por causa daquilo que poderá vir a ganhar mensalmente...
Nós os eletricistas trabalhamos na Arte por gosto, por brio, por algo que por vezes a satisfação é um sentimento superior ao que se ganha. Mas claro que não se anda aqui de borla...cada caso é um caso !
É o orgulho que temos quando terminamos uma obra, uma montagem e olhamos para o que fizemos.
Mas adiante, face a atual legislação hoje em dia existem eletricistas certificados de nivel 2 - 4 (ou superior ), caso já tenha o mínimo de conhecimento de eletricidade com o 9° ano de escolaridade deverá procurar um CENTRO QUALIFICA e poderá frequentar um curso de eletricidade com a duração média de 1 ano e obterá a qualificação de eletricista de instalações eletricas nivel 2. Com a qual se poderá inscrever na DGEG como com a limitação de potencia <45 KVA.
Estas formações são para empregados/ desempregados com idade superior a 18 anos e são inteiramente gratuitas comparaticipadas pelo IEFP,
Tem também a opção caso queira concluir o secundário (12) de poder o fazer como parte do curso...
Portanto procure um CENTRO QUALIFICA.

Para o esclarecer o curso que falava de 50 h., não é um curso mas uma UNIDADE DE FORMAÇÃO.
Os cursos são compostos por várias UFCDS.

Espero ter contribuído para a sua situação.
Fiquem bem...


Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

Teque Escreveu: 09 mar 2021, 21:03 Olá boas noites,
Estive a ler o deu tópico, e vou tentar dar o meu contributo para a questão, ou questões que coloca.
Sou "técnico" eletricista certificado e sou formador de eletricistas, como tal sinto-me à vontade para o "ajudar".
Mas olhe que ninguém se torna um eletricista por causa daquilo que poderá vir a ganhar mensalmente...
Nós os eletricistas trabalhamos na Arte por gosto, por brio, por algo que por vezes a satisfação é um sentimento superior ao que se ganha. Mas claro que não se anda aqui de borla...cada caso é um caso !
É o orgulho que temos quando terminamos uma obra, uma montagem e olhamos para o que fizemos.
Mas adiante, face a atual legislação hoje em dia existem eletricistas certificados de nivel 2 - 4 (ou superior ), caso já tenha o mínimo de conhecimento de eletricidade com o 9° ano de escolaridade deverá procurar um CENTRO QUALIFICA e poderá frequentar um curso de eletricidade com a duração média de 1 ano e obterá a qualificação de eletricista de instalações eletricas nivel 2. Com a qual se poderá inscrever na DGEG como com a limitação de potencia <45 KVA.
Estas formações são para empregados/ desempregados com idade superior a 18 anos e são inteiramente gratuitas comparaticipadas pelo IEFP,
Tem também a opção caso queira concluir o secundário (12) de poder o fazer como parte do curso...
Portanto procure um CENTRO QUALIFICA.

Para o esclarecer o curso que falava de 50 h., não é um curso mas uma UNIDADE DE FORMAÇÃO.
Os cursos são compostos por várias UFCDS.

Espero ter contribuído para a sua situação.
Fiquem bem...
Viva,

Antes de mais também lhe queria dizer que, procuro um curso de electricista porque não senda da area mas fazendo algumas pequenas alterações, instalar sensores e outras coisas pequenas também fico satisfeito no fim da minha "pequena obra".

Mas como em tudo se precisa de dinheiro, um electricista mesmo sendo empregado ganha bem mais que um operário têxtil.

Estive hoje a falar para o centro de formação profissional de Braga, e acho que é pelo qualifica, mas só amanhã falarei com um Senhor que me recomendaram falar para esclarecer o que posso tirar de cursos em braga por esse centro profissional.

A minha ideia agora é tirar o 12 ano, já fiz a inscrição e depois partir para um curso mais abrangente.

Mas por exemplo, um CET é coisa que não consigo encontrar, nem em Barcelos nem em lado nenhum. Um Cesp tem no IPCA mas com o 12 ano rvcc tenho nota 10, o que é quase certeza que não sou incluído.

Com o 12 ano, depois posso tirar um curso ou outro, tipo ited que pouco sei o que é, mas está ligado a telecomicações e qualquer "actualização" posso entrar porque tenho o 12 ano, acho que tempo ganho tirar o 12 ano certo?

Quanto ligar para o Qualifica, já liguei algumas vezes e não me elucidam em nada, só me mandam ligar instituições que nada tem a ver com eletricista, por exemplo hoje deram-me um numero que pelo nome vi logo que era de têxtil. Ou seja se preciso de ajuda, não me ajudam em nada, pelo menos até agora.

Tirar vários "módulos" e depois o Qualifica certifica como eletricista profissional responsável? É como se fosse um CET onde se aprende seguido tipo um ano? Muito importante para mim saber isto.


Quanto à dgeg, os cursos qualifica, são aprovados como eletricista profissional responsável?

O nivel 2 é 9 ano e nivel 4 é 12 ano certo?

Criei um tópico mais virado para o curso, se quiser ajudar, agradeço.

É este Tópico:

https://www.eletricidade.net/viewtopic. ... 25#p137025
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

Boas,

Estou a estagiar TIE nvl 4.

Alguém me sabe dizer quanto ganha por lei um eletricista?

Existe um mínimo para salário de um eletricista?


Agradeço a colaboração
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por rainbow »

Promax Escreveu: 24 abr 2023, 20:51 Boas,

Estou a estagiar TIE nvl 4.

Alguém me sabe dizer quanto ganha por lei um eletricista?

Existe um mínimo para salário de um eletricista?


Agradeço a colaboração
Bom dia.

Por lei, ganha o salário mínimo nacional.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

O nível 4 é pré oficial ou oficial?

Um oficial não tem que ganhar mais que o salário mínimo?
Responder

Voltar para “Curiosos”