Salário em média eletricista empregado?

Acesso total utilizadores
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

Por curiosidade e porque gosto de mexer ma parte eléctrica.

Quanto ganha em média um eletricista a trabalhar por conta de outrem 8h dia?

Deem as vossas opiniões/respostas

Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por nelmindo »

Há operários que não valem 600€, outros valem 1200€ ou mais.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

nelmindo Escreveu: 23 fev 2021, 00:55 Há operários que não valem 600€, outros valem 1200€ ou mais.
Como em todo lado, mas em média, ganham o salário mínimo? Mais?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Mario Lopes »

Boas, depende mas oficial eletricista, oficial e não um sucateiro qq, nunca menos de 800 euros. Se for industrial ainda acresce uns 200 euros no mínimo, porque está sujeito a turnos etc.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

Mario Lopes Escreveu: 23 fev 2021, 14:32 Boas, depende mas oficial eletricista, oficial e não um sucateiro qq, nunca menos de 800 euros. Se for industrial ainda acresce uns 200 euros no mínimo, porque está sujeito a turnos etc.
Oficial? Que cursos existem para tirar, ou seja, existem graus, níveis, ou é tudo igual?
Que quer dizer com oficial?

É uma área que gosto, não sei se é cansativo trabalhar 8 horas como electricista, mas acredito que seja menos cansativo que em outras profissões menos bem remuneradas.

Para tirar um curso de eletricista "oficial" quanto tempo demora?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por lcmmonteiro »

Antigamente existia o oficial o pré oficial e o ajudante.

Cheguei a trabalhar em empresas onde era preciso estar 7 anos como pré oficial para passar a oficial.

Hoje em dia parece que já são todos oficiais independentemente da formação e experiência.

Com isto não pretendo dizer que não existam bons profissionais com menor experiência.

Relativamente a formações existem uma grande variedade nas diversas áreas da Eletricidade com várias durações.

Tudo depende daquilo que procura.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por maxxis »

Uma coisa é certa, independentemente das variações do salário,


Quem trabalha por conta de outrem não enriquece :mrgreen:
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 24 fev 2021, 07:30 Antigamente existia o oficial o pré oficial e o ajudante.

Cheguei a trabalhar em empresas onde era preciso estar 7 anos como pré oficial para passar a oficial.

Hoje em dia parece que já são todos oficiais independentemente da formação e experiência.

Com isto não pretendo dizer que não existam bons profissionais com menor experiência.

Relativamente a formações existem uma grande variedade nas diversas áreas da Eletricidade com várias durações.

Tudo depende daquilo que procura.

Cumprimentos
Quais são as categorias, onde posso ver isso?
Electricista desde início de uma obra até ao fim, montar quadros, etc. Isso incluí telecomunicações?
As telecomunicações é mais difícil de aprender que a parte de eletricidade?

Com isto pretendo saber um curso que possa tirar por exemplo à tarde, como o mínimo de duração possível mas certificado e capacitado, onde possa ter emprego se um dia o ramo onde trabalho corter mal.

Existe muita procura por electricistas?
O que tem mais saida?

Tenho 33 anos, será tarde demais para iniciar no ramo?

Desde ja muito obrigado.

A finalidade não é ficar rico, mas pelo menos ter um trabalho que compense aquilp que eu trabalho.

Cumps
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por joao-pt »

Neste momento parece-me existir falta de mão de obra qualificada para a construção. Para além das novas obras, existe sempre o trabalho de avarias, remodelações, área de domótica, etc. Isto só no mercado residencial.

Depois tens o mercado industrial, tens imensa coisa como eletricista, se calhares em boas equipas e tiveres vontade, podes aprender muito. Tens equipas internas e equipas externas, as equipas externas habitualmente são subcontratadas e a maioria das vezes andam de industria em industria, fazem as paragens, montagem de novas linhas, etc.

Tens ainda as áreas da distribuição de energia, produção de energia (renovável, cogeração, etc), gestão/otimização energética, AVAC, etc.

Como podes ver tens muito por onde escolher. Na zona de Braga tens alguns CET/CTESP e cursos profissionais, tens ainda as formações do IEFP. Se não sabes bem que área preferes, opta por um curso mais abrangente, com o tempo, formações e trabalho no terreno vais aprendendo o resto.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

joao-pt Escreveu: 24 fev 2021, 19:28 Neste momento parece-me existir falta de mão de obra qualificada para a construção. Para além das novas obras, existe sempre o trabalho de avarias, remodelações, área de domótica, etc. Isto só no mercado residencial.

Depois tens o mercado industrial, tens imensa coisa como eletricista, se calhares em boas equipas e tiveres vontade, podes aprender muito. Tens equipas internas e equipas externas, as equipas externas habitualmente são subcontratadas e a maioria das vezes andam de industria em industria, fazem as paragens, montagem de novas linhas, etc.

Tens ainda as áreas da distribuição de energia, produção de energia (renovável, cogeração, etc), gestão/otimização energética, AVAC, etc.

Como podes ver tens muito por onde escolher. Na zona de Braga tens alguns CET/CTESP e cursos profissionais, tens ainda as formações do IEFP. Se não sabes bem que área preferes, opta por um curso mais abrangente, com o tempo, formações e trabalho no terreno vais aprendendo o resto.
Muito obrigado pela atenção.

Acho que residencial/construção era melhor, porque a empresarial é por turnos certo?

Quanto tempo demora a fazer um curso pos laboral ou na partebda tarde, mais ou menos?

Quando fala em area mais abrangente, que curso indicaria para residencial/construção? Essa incluí tipo montagem de quadros, telecomunicações etc?

Sou de Barcelos, não de Braga :)

Nota: não tenho o 12 ano, só o 9 ano.

Cumps
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

Foi dar uma vista de olhos no cet e não consegui ver tempo de duração, nem curso em específico.

Iefp nao é so para quem está desempregado?

Vi este numa pesquisa, mas não sei se é bom nem se certifica como profissional.
https://www.ceac.pt/cursos/instalador-e ... gIn1vD_BwE

Amanha no pc baixo uma folha xps que tinha no cet.

O que queria mesmo era fazer pos laboral ou tardes por exemplo, porque estou empregado.

Cumps
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por joao-pt »

Não, a indústria não tem necessariamente de ser por turnos. E o mercado empresarial muito menos.

A duração depende do curso, da carga horária, etc. Os CET/CTeSP penso ser exigido o 12º ano, alguns permitem que o 12º ano seja concluído através do curso, isto se está por concluir, não sei se é o teu caso ou se paraste no final do 9º ano.

Por curso abrangente refiro-me aos que abordam residencial (quadros, telecomunicações, ...), indústria (instrumentação, automação, quadros, ...), produção de energia, gestão de energia, etc. Isto para quem não sabe que área quer, poderá ser a melhor solução.

Não sei porquê que fui buscar Braga. Em Barcelos tens o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) com CTeSP Eletrónica, Automação e Comando e CTeSP de Energia, Telecomunicações e Domótica. Entra em contacto e tenta perceber se com o 9º ano consegues, acho que não mas não tenho certezas.

Podes estar inscrito no IEFP e fazeres cursos, mesmo estando empregado, contacta o IEFP de Barcelos para saberes que cursos tens disponíveis na tua área.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

joao-pt Escreveu: 24 fev 2021, 23:11 Não, a indústria não tem necessariamente de ser por turnos. E o mercado empresarial muito menos.

A duração depende do curso, da carga horária, etc. Os CET/CTeSP penso ser exigido o 12º ano, alguns permitem que o 12º ano seja concluído através do curso, isto se está por concluir, não sei se é o teu caso ou se paraste no final do 9º ano.

Por curso abrangente refiro-me aos que abordam residencial (quadros, telecomunicações, ...), indústria (instrumentação, automação, quadros, ...), produção de energia, gestão de energia, etc. Isto para quem não sabe que área quer, poderá ser a melhor solução.

Não sei porquê que fui buscar Braga. Em Barcelos tens o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) com CTeSP Eletrónica, Automação e Comando e CTeSP de Energia, Telecomunicações e Domótica. Entra em contacto e tenta perceber se com o 9º ano consegues, acho que não mas não tenho certezas.

Podes estar inscrito no IEFP e fazeres cursos, mesmo estando empregado, contacta o IEFP de Barcelos para saberes que cursos tens disponíveis na tua área.
Viva,

No iefp só para desempregados.

No ipca ficaram de me confirmar por mail, mas em princípio so tendoo 12 Ano.

Os cet, não tem nada para Barcelos ou perto de electricista.

Os cursos online servem de alguma coisa para no futuro exercer a profissão de electricista?

Cumps
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por joao-pt »

Desconheço cursos online e a forma de funcionamento para me pronunciar. Se optares por algum, tenta perceber se para além de online, têm dias com uso de laboratórios. Evita cursos fora de Portugal porque a legislação por vezes é diferente e pode deixar-te confuso, a base da eletricidade não muda mas podem mudar os níveis de tensão, exigências técnicas, nomenclaturas, etc.

Contacta a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barcelos), embora os cursos que tem sejam de poucas horas sempre podes ficar com alguma noção.

O ideal seria tentares terminar o 12º ano ou fazeres um curso profissional com equivalência.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Salário em média eletricista empregado?

Mensagem por Promax »

joao-pt Escreveu: 25 fev 2021, 12:40 Desconheço cursos online e a forma de funcionamento para me pronunciar. Se optares por algum, tenta perceber se para além de online, têm dias com uso de laboratórios. Evita cursos fora de Portugal porque a legislação por vezes é diferente e pode deixar-te confuso, a base da eletricidade não muda mas podem mudar os níveis de tensão, exigências técnicas, nomenclaturas, etc.

Contacta a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barcelos), embora os cursos que tem sejam de poucas horas sempre podes ficar com alguma noção.

O ideal seria tentares terminar o 12º ano ou fazeres um curso profissional com equivalência.
O ideal seria fazer o cursobde electricista que me desse equivalência ao 12 ano. Mas o que queria era o curso de electricista, o 12 ano so serve para poder entrar em cursos, no meu caso claro.

Contactei a Acib e é necessario o 12 ano.

Fiquei bastante frustrado e desiludido.

Ter que tirar o 12 ano para depois fazer o que quero, custa mais o 12 ano que o de electricista, penso eu.

Obrigado pela atenção
Responder

Voltar para “Curiosos”