Relogio termossifao

Acesso total utilizadores
Responder
neoon

Relogio termossifao

Mensagem por neoon »

Boa noite a todos,

Estou num dilema e gostaria de saber se posso contar com a vossa ajuda.
Tenho em minha casa um termossifão de 160L, acho que tem uma resistencia de 3000w, terei de confirmar nas especificações, mas por agora serve...

Eu gostaria de controlar este equipamento através de um relogio disjuntor, porque neste momento a mesma resistencia está ligada a uma tomada no sotão durante o inverno e no verão tenho uma tomada relogio onde controlo os periodos que quero que a mesma funcione.

Tenho vergonha de estar a contar isto porque sei que está errado, por isso gostaria de passar tudo para o quadro, a tubagem já lá está mas tenho duvidas sobre o equipamento que o quadro deverá ter para fornecer o termossifao.

Tenho disjuntores de 16A e tenho um daqueles disjuntores relogio da theben SUL 180A, será que este serve????

Ajudem-me por favor...

Abraços,


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Relogio termossifao

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se tiver um circuito direto do quadro elétrico para essa tomada do sotão, é só colocar esse relógio no quadro elétrico, de preferência associado a um contator modular, e tem o assunto resolvido.


neoon Escreveu:Boa noite a todos,

Estou num dilema e gostaria de saber se posso contar com a vossa ajuda.
Tenho em minha casa um termossifão de 160L, acho que tem uma resistencia de 3000w, terei de confirmar nas especificações, mas por agora serve...

Eu gostaria de controlar este equipamento através de um relogio disjuntor, porque neste momento a mesma resistencia está ligada a uma tomada no sotão durante o inverno e no verão tenho uma tomada relogio onde controlo os periodos que quero que a mesma funcione.

Tenho vergonha de estar a contar isto porque sei que está errado, por isso gostaria de passar tudo para o quadro, a tubagem já lá está mas tenho duvidas sobre o equipamento que o quadro deverá ter para fornecer o termossifao.

Tenho disjuntores de 16A e tenho um daqueles disjuntores relogio da theben SUL 180A, será que este serve????

Ajudem-me por favor...

Abraços,
Cpts.
Energy
neoon

Re: Relogio termossifao

Mensagem por neoon »

Bom dia,

Obrigado pela resposta.

Como sou um leigo nesta materia pergunto, porque razão preciso de um contador modular? :)
A outra duvida é como faço a ligação a este disjuntor???
Não me pode fornecer um esquema de ligação, por favor?


Abraços,
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Relogio termossifao

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se é leigo na matéria, o melhor será entregar o trabalho a alguém com conhecimentos, para não correr riscos pessoais, e patrimoniais.
neoon Escreveu:Bom dia,

Obrigado pela resposta.

Como sou um leigo nesta materia pergunto, porque razão preciso de um contador modular? :)
A outra duvida é como faço a ligação a este disjuntor???
Não me pode fornecer um esquema de ligação, por favor?


Abraços,
Cpts.
Energy
neoon

Re: Relogio termossifao

Mensagem por neoon »

Boas,

Tem razão, mas quando me refiro a leigo é neste tipo de disjuntores.
Tenho colocado vários na minha casa nova com 20 anos :), porque o quadro está errado só tinha 2 de 16A, para toda a cozinha e atenção que não uso gás na minha casa.
Neste momento devo ter o triplo dos disjuntores no quadro.
Para além de abrir o roços, colocar tubo de 20 e passar fios de 2,5 para maquinas e tomadas, também instalei o termossifao.

Só queria finalizar este capitulo, só isso.

P.S. Esta casa não tinha terra em nenhuma das tomadas ou luzes.

Obrigado,
neoon2

Re: Relogio termossifao

Mensagem por neoon2 »

Boas,

Encontrei este esquema de ligação na net:

http://www.theben.de/en/Products/Time-a ... /SUL-180-a

Se eu "shuntar" 1 com L posso utilizar 2 e N para o relogio ou não?

Cumprimentos,
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Relogio termossifao

Mensagem por jaimereis »

o que tem, não é nenhum disjuntor, é um relogio, ou se preferir um rele horadatador/temporizador....

devido à carga, tem que usar, como foi dito anteriormente, um contactor e tambem um disjuntor....
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Curiosos”