Plataforma automática suspensa do tecto

Acesso total utilizadores
Responder
Avatar do Utilizador
LuisV
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 29 out 2012, 05:48
Localização: Guimarães
Enviou: 1 vez

Plataforma automática suspensa do tecto

Mensagem por LuisV »

Boa noite malta!

Vou chamar em especial a atenção dos mais curiosos e movidos por novos projectos. A questão é a seguinte:

Tenho um kart e começo a ficar com falta de espaço na garagem, o que me deu uma ideia, que me parece um ótimo desafio. Construir de raíz, uma plataforma, onde vou "pousar" o kart, e por meio de um guincho (aproveitando um motor q tenha) o faça subir e o guarde no tecto da garagem.

Estou a pensar construir uma superfície plana, em tubo de ferro quadrado (para assentar o kart), e por meio de 4 roldanas devidamente fixas ao tecto, o tal guincho e cabos de aço, fazê-lo subir e descer. Lá em cima, criarei um sistema de fixação, por meio de cavilhas ou parafusos rápidos, para que todo o peso fique no tecto e nunca no guincho/cabo de aço.

A ideia é fazer algo semelhante à imagem anexa, embora com a robustez necessária para albergar o kart, e com recurso a um sistema de subida e descida eléctrico.

Que vos parece a ideia? Bem sei que não é nada de novo, já haverá muitos feitos, mas será novo para mim! :mrgreen:

Peço-vos ajuda na escolha do motor, e na viabilidade do projecto. Se souberem de algum sistema semelhante já existente onde me possa basear, seria ótimo!

Desde já obrigado pela leitura e principalmente pelas ajudas! :lol:
Anexos
estendal_tecto.jpg
estendal_tecto.jpg (42.98 KiB) Visto 922 vezes
Última edição por LuisV em 02 jun 2013, 19:21, editado 1 vez no total.


Cuidado com as faíscas!! :D
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Plataforma automática suspensa do tecto

Mensagem por Mário »

Boas

Basta uma roldana e um enrolador de cabo de aço com trava.

Fazes a suspensão por 4 cintas ao Kart, e depois pões uma manilha onde juntas os olhais das cintas, e já está.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LuisV
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 29 out 2012, 05:48
Localização: Guimarães
Enviou: 1 vez

Re: Plataforma automática suspensa do tecto

Mensagem por LuisV »

A ideia é boa Mário, obrigado :) . É simples e prática, no entanto estava a pensar em algo mais complexo, pq assim ficava com uma plataforma para trabalhar no kart (quando descida) e ficava com algo mais robusto no tecto.

Mais tarde irei tentar fazer um desenho e explicar melhor o que tenho em mente.

Cumprimentos,
Luís V.
Cuidado com as faíscas!! :D
Responder

Voltar para “Curiosos”