Lâmpadas fluorescentes T8 avariadas e sem resolução aparente

Acesso total utilizadores
Responder
zumbi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 22 set 2018, 21:47
Localização: Lisbon

Lâmpadas fluorescentes T8 avariadas e sem resolução aparente

Mensagem por zumbi »

Boa tarde,

Começo por pedir desculpa se esta dúvida é demasiado básica mas, para além de não entender nada de electricidade, encontro-me numa situação extremamente frustrante.

As lâmpadas fluorescentes da minha cozinha deixaram de ligar (T8 x 2 - 36W - 120cm). Como laico que sou, comecei por trocar os arrancadores (usei uns OSRAM 4w...65W, 80w), não funcionou. Depois de falar com um empregado da loja, troquei os dois balastros (VS L32.334), não resultou. Por fim troquei as lâmpadas, mesmo sabendo que as antigas funcionavam, e ainda assim não ligam.

Agora vem a parte estranha, voltei a meter todo o equipamento antigo e apenas substituí os arrancadores por uns mais fracos (22w?). As luzes começam logo por tentar arrancar, tipo pisca-pisca, sem nunca ligar. Voltando a pôr os arrancadores adequados as lâmpadas ligam logo. Ligo e desligo e tudo parece funcional até ficarem desligadas durante uns minutos (até ficarem frias?). Depois disso, não voltam a ligar.

Já substituí basicamente tudo. Admito que os meus conhecimentos arcaicos podem ter feito com que nada disto funcione. Ainda assim nada justifica este comportamento.

Alguém tem ideia do que pode estar a acontecer? Agradeço qualquer ajuda.


joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Lâmpadas fluorescentes T8 avariadas e sem resolução aparente

Mensagem por joaosousa »

Cheira-me que os balastros e arrancadores que te venderam não são 100% compatíveis com as lâmpadas em questão, ou então problemas de compatibilidades entre equipamentos e marcas ou até material de qualidade fraca.

Aconselho-te a colocares tudo da marca que já tinhas instalado (arrancadores, balastros e lâmpadas) e manteres a ligação original ( às vezes para quem não percebe nada disso as ligações com balatros são confusas).

Caso o problema não resolva aconselho-te a comprares uma luminária nova, porque a antiga pode ter algum cabo descarnado ou alguma das réguas de junção internas a fazer mau contacto.

Mas, pelo diagnóstico que contas, acredito que substituindo tudo e ligando como deve ser, deve funcionar. Não tem razão para não funcionar.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Lâmpadas fluorescentes T8 avariadas e sem resolução aparente

Mensagem por joao-pt »

Se não te importares, coloca aqui as referências do material novo que não funcionou.

Qual o valor da tensão à entrada e à saída dos balastros?

Se for para substituíres tudo, deve-te compensar meteres LED.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Lâmpadas fluorescentes T8 avariadas e sem resolução aparente

Mensagem por ENERGY »

zumbi Escreveu: 22 set 2018, 22:11 Boa tarde,

Começo por pedir desculpa se esta dúvida é demasiado básica mas, para além de não entender nada de electricidade, encontro-me numa situação extremamente frustrante.

As lâmpadas fluorescentes da minha cozinha deixaram de ligar (T8 x 2 - 36W - 120cm). Como laico que sou, comecei por trocar os arrancadores (usei uns OSRAM 4w...65W, 80w), não funcionou. Depois de falar com um empregado da loja, troquei os dois balastros (VS L32.334), não resultou. Por fim troquei as lâmpadas, mesmo sabendo que as antigas funcionavam, e ainda assim não ligam.

Agora vem a parte estranha, voltei a meter todo o equipamento antigo e apenas substituí os arrancadores por uns mais fracos (22w?). As luzes começam logo por tentar arrancar, tipo pisca-pisca, sem nunca ligar. Voltando a pôr os arrancadores adequados as lâmpadas ligam logo. Ligo e desligo e tudo parece funcional até ficarem desligadas durante uns minutos (até ficarem frias?). Depois disso, não voltam a ligar.

Já substituí basicamente tudo. Admito que os meus conhecimentos arcaicos podem ter feito com que nada disto funcione. Ainda assim nada justifica este comportamento.

Alguém tem ideia do que pode estar a acontecer? Agradeço qualquer ajuda.
Boas
Como já foi dito, depois dessa peripecia, eu compraria lampadas de Leds e alterava a eletrificação de acordo com as lampadas adquiridas, ou seja 230V apenas em um dos lados, ou fase num dos lados e neutro no outro lado.
E com isto acaba-se os arrancadores, os balastros, e todo o consumo deste balastro ferromagnetico.
Cpts.
Energy
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Lâmpadas fluorescentes T8 avariadas e sem resolução aparente

Mensagem por helioneves »

as lâmpadas fluorescentes tem um filamento em cada ponta; basta um estar interrompido ( fundido ) mas ter uma posição em que feche contacto ( como acontece com as lâmpadas de incandescência - nessas como a ampola é transparente dá bem para ver quando é caso disso ) para explicar o sucedido. Assim sendo , pode acontecer que a lâmpada possa funcionar apenas em determinada posição ou orientação... os balastros electromagnéticos quando começam a funcionar mal, só pioram com o tempo, e o mesmo acontece ( só que mais rapidamente ) com os arrancadores, pois o condensador que têm em paralelo bem com a lamina bimetálica e contactos deterioram-se com o uso
Responder

Voltar para “Curiosos”