Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Acesso total utilizadores
Responder
mariowinther
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 21 out 2017, 12:19

Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por mariowinther »

Bom dia!

Preciso de algumas dicas de como resolver problema de harmônicas em rede elétrica residencial.

Grato,


Mário Sérgio


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por Mário »

Boas
mariowinther Escreveu: 21 out 2017, 12:38 Bom dia!
Preciso de algumas dicas de como resolver problema de harmônicas em rede elétrica residencial.
Grato,
Mário Sérgio
É por filtros para anular as frequências.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por edeluz »

Ainda estou a estudar sobre esta matéria. Por isso cá vai a pergunta! :D

O problema de harmônicos que se possa ter em ambiente residencial é de origem externa da instalação? Numa instalação doméstica o que se pode ter que crie problemas deste tipo?

Pelo que já estudei e ainda estou a estudar, este tipo de fenomenos acontece quando temos impedancias (quando passamos a ter circuitos com componente indutiva e/ou capacitiva). Certo?

Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por Mário »

Boas

"O problema de harmônicos que se possa ter em ambiente residencial é de origem externa da instalação?" Não obrigatoriamente.

"Numa instalação doméstica o que se pode ter que crie problemas deste tipo?"
Creio que tudo e mais alguma coisa(que tenha electronica). Lampadas led (a electrónica associada a led de qualidade duvidosa) computadores (as fontes de alimentação e as ups) a maquina de lavar se for de velocidade variável, balastros electrónicos, etc...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por nelmindo »

Equipamentos com harmónicas e já causam algum peso, são também os Ar condicionados com inverter, também alguns frigoríficos e arcas congeladoras com inverter (já se começam a ver alguns, para ajudar a cumprir os A++ e A+++) e as placas de indução.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por edeluz »

Obrigado pelas explicações pessoal.

Mas como justificam/explicam isso ao cliente? Que problema ele poderá ter? (o que sei, reparem que ainda estou a estudar, é que o problema que ele pode ter é protecções a serem disparadas e eventualmente equipamentos a avariarem).

Pergunto isto porque numa instalação/reparação recente que tive, para um amigo, detectei que o diferencial tinha o botão de teste avariado. Falei isso com o meu amigo e disse-lhe que era preciso mudar a aparelhagem. A primeira reacção dele foi "Porquê?! não está a funcionar?" Tem a razão de cliente, acabei por ter que lhe explicar o que aquela aparelhagem (posso dizer aparelho....pois o que vem nos livros é aparelhagem) faz e a importância do mesmo na segurança das pessoas. Mas ficou sempre aquele ambiente..... Que frases vocês tem que coloca o cliente totalmente ciente da necessidade de reparar as coisas?

Cumps
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 13 jun 2018, 01:05 Obrigado pelas explicações pessoal.

Mas como justificam/explicam isso ao cliente? Que problema ele poderá ter? (o que sei, reparem que ainda estou a estudar, é que o problema que ele pode ter é protecções a serem disparadas e eventualmente equipamentos a avariarem).

Pergunto isto porque numa instalação/reparação recente que tive, para um amigo, detectei que o diferencial tinha o botão de teste avariado. Falei isso com o meu amigo e disse-lhe que era preciso mudar a aparelhagem. A primeira reacção dele foi "Porquê?! não está a funcionar?" Tem a razão de cliente, acabei por ter que lhe explicar o que aquela aparelhagem (posso dizer aparelho....pois o que vem nos livros é aparelhagem) faz e a importância do mesmo na segurança das pessoas. Mas ficou sempre aquele ambiente..... Que frases vocês tem que coloca o cliente totalmente ciente da necessidade de reparar as coisas?

Cumps
Não existem fórmulas para isso. A experiência é que molda a forma de transmitir.
E sim, é aparelhagem ou aparelho. Todos percebem.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 187
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Resolvendo problemas de harmônicas em rede residencial

Mensagem por vecm1956 »

Harmonicas-Schneider02.pdf
(813.62 KiB) Transferido 151 vezes
Harmonicas-Schneider01.pdf
(1.18 MiB) Transferido 138 vezes
Responder

Voltar para “Curiosos”