Calculo de consumo de motor trifasico

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por Mário »

Boas
joedualmar Escreveu:Expliquem-me como eu tivesse 6 anos, na figura em cima qual é que teria que multiplicar? :oops:
Tens que multiplicar os kW.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por joedualmar »

onde diz assortimento elétrico - power input 6,94 KW ?? daa :cry:
joedualmar

Aprender até morrer...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por Mário »

joedualmar Escreveu:onde diz assortimento elétrico - power input 6,94 KW ?? daa :cry:
Não. Onde diz 12.5kW, 24.3Amp isto é o max.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por joedualmar »

muito obrigado. fogo isto vai gastar quase 8 euros por dia, tendo em conta que vai trabalhar 6 horas/dia em horário vazio a 0,0937 euros... mas também é a potência máxima não é? vai aquecer piso radiante a 35º... acho que ainda a vou vender para pagar a luz, :(
joedualmar

Aprender até morrer...
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por luisilva78 »

joedualmar Escreveu:muito obrigado. fogo isto vai gastar quase 8 euros por dia, tendo em conta que vai trabalhar 6 horas/dia em horário vazio a 0,0937 euros... mas também é a potência máxima não é? vai aquecer piso radiante a 35º... acho que ainda a vou vender para pagar a luz, :(
Será que isso vai estar sempre a trabalhar, ou só vai trabalhar quando necessário?
Mário Escreveu:
joedualmar Escreveu:onde diz assortimento elétrico - power input 6,94 KW ?? daa :cry:
Não. Onde diz 12.5kW, 24.3Amp isto é o max.

Cump.
Mário
Será nesses ou será onde diz:"HP Power Input"?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por Mário »

Boas

As potencias é o que está na placa de identificação. Também posso dizer que a placa é antiga, dado que não está de acordo com a norma que a regulamenta.

Está lá o consumo normal e o máximo, se vai pôr disjuntor para 6.94kW vai desligar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por joedualmar »

A potência vai ser de 10,35 KW e vai trabalhar para já cerca de 5 a 6 horas em horário vazio, entre as 00:00 e as 06:00 da manhã...
obrigado
joedualmar

Aprender até morrer...
Alfredo Aché Petit
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 03 set 2016, 14:49

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por Alfredo Aché Petit »

A unidade d consumo de energia é kw/h... ? Mas, não é kwh? Pesquisem o assunto no Google, para ver como é isso. As contas mensais costumam citar corretamente a unidade.
Alfredo Aché Petit
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 03 set 2016, 14:49

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por Alfredo Aché Petit »

A unidade de consumo de energia é kw/h... ? Mas, não é kwh? Pesquisem o assunto no Google, para ver como é isso. As contas mensais costumam citar corretamente a unidade.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por alucas »

joedualmar Escreveu:Expliquem-me como eu tivesse 6 anos, na figura em cima qual é que teria que multiplicar? :oops:
Como calcular o consumo de um aparelho elétrico?

Todos os aparelhos elétricos vêm com a sua potência, no próprio aparelho ou na embalagem, e vem indicada em Watts, cujo símbolo é (W). Este é o primeiro dado que necessitamos, em segundo, temos de convertê-lo para (kWh) Quilowatts hora porque na nossa fatura de eletricidade o valor é apresentado nesta medida. Para isso basta dividir a potência por 1000.

Agora vamos a um exemplo de como calcular o consumo de um aparelho elétrico.

Suponhamos que determinado aparelho elétrico tem uma potência de 120 Watts e está ligado 10 horas e 42 minutos (10:42) durante um mês (30 dias). Aqui também teremos de converter os minutos em horas. Vamos converter os 42 minutos em horas.

42/60=0,7 horas

Agora somamos este valor ás 10 horas. 10 + 0,7 = 10,7 horas

Como vimos anteriormente temos de converter a potência em Watts (W) para Quilowatts hora (kWh), se o aparelho têm uma potência de 120W, então:

120/1000=0,12 kWh

Agora a fórmula

Consumo = Potência (kWh) X nº de horas que o aparelho está ligado X nº dias

Consumo = 0,12 kWh X 10,7 horas X 30 dias

Consumo = 38,52 kWh

Isto seria o consumo de um aparelho elétrico com potência de 120W, ligado 10,7 horas diárias durante 30 dias.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por luisilva78 »

alucas Escreveu:
joedualmar Escreveu:Expliquem-me como eu tivesse 6 anos, na figura em cima qual é que teria que multiplicar? :oops:
Como calcular o consumo de um aparelho elétrico?

Todos os aparelhos elétricos vêm com a sua potência, no próprio aparelho ou na embalagem, e vem indicada em Watts, cujo símbolo é (W). Este é o primeiro dado que necessitamos, em segundo, temos de convertê-lo para (kWh) Quilowatts hora porque na nossa fatura de eletricidade o valor é apresentado nesta medida. Para isso basta dividir a potência por 1000.

Agora vamos a um exemplo de como calcular o consumo de um aparelho elétrico.

Suponhamos que determinado aparelho elétrico tem uma potência de 120 Watts e está ligado 10 horas e 42 minutos (10:42) durante um mês (30 dias). Aqui também teremos de converter os minutos em horas. Vamos converter os 42 minutos em horas.

42/60=0,7 horas

Agora somamos este valor ás 10 horas. 10 + 0,7 = 10,7 horas

Como vimos anteriormente temos de converter a potência em Watts (W) para Quilowatts hora (kWh), se o aparelho têm uma potência de 120W, então:

120/1000=0,12 kWh

Agora a fórmula

Consumo = Potência (kWh) X nº de horas que o aparelho está ligado X nº dias

Consumo = 0,12 kWh X 10,7 horas X 30 dias

Consumo = 38,52 kWh

Isto seria o consumo de um aparelho elétrico com potência de 120W, ligado 10,7 horas diárias durante 30 dias.
O "alucas" está a confundir um par de conceitos. Watt a dividir por 1000 dá Quilowatt e não Quilowatt-hora. Watt é a unidade de potência, Quilowatt é um múltiplo da unidade de potência, mas Quilowatt-hora é uma unidade de energia, assim como o Joule e a Caloria. O Quilowatt-hora, aparece depois de multiplicar a potência (neste caso no seu múltiplo Quilowatt), pelo tempo em horas (como mostra, e bem, nos seus cálculos).
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por luisilva78 »

Alfredo Aché Petit Escreveu:A unidade de consumo de energia é kw/h... ? Mas, não é kwh? Pesquisem o assunto no Google, para ver como é isso. As contas mensais costumam citar corretamente a unidade.
kW/h não é medida de nada. Seria a variação da potência em função do tempo, que à primeira vista não tem grande significado físico.
kWh, por outro lado, é a unidade de medida de Energia. Potência multiplicada pelo tempo dá energia (sendo assim a unidade é kW x h e não kW / h).
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Trata-se de uma unidade que saiu da linha dw fabrico em Novembro de 2008. Só tem 8 anos de existência e nao creio que estivesse todo este tempo em armazém à espera de comprador.
Trata-se de uma bomba de calor trifásica com capacidade para 18kW térmicos e potência absorvida 12,5 kW.
Uma máquina de ar condicionado de 7kW de capacidade dá para aquecer/arrefecer uma sala até 70 m2, desde que, no limite, não tenha grandes cargas térmicas....

Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por nelmindo »

luisilva78 Escreveu:
Alfredo Aché Petit Escreveu:A unidade de consumo de energia é kw/h... ? Mas, não é kwh? Pesquisem o assunto no Google, para ver como é isso. As contas mensais costumam citar corretamente a unidade.
kW/h não é medida de nada. Seria a variação da potência em função do tempo, que à primeira vista não tem grande significado físico.
kWh, por outro lado, é a unidade de medida de Energia. Potência multiplicada pelo tempo dá energia (sendo assim a unidade é kW x h e não kW / h).
Experimentem explicar isto aos nossos legisladores...
Ver Anexo do artº1, Artigo 2.º, ponto 2) alinea a) sub alinea II) em diante, do Decreto-Lei n.º 90/2010 de 22 de Julho...
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calculo de consumo de motor trifasico

Mensagem por luisilva78 »

nelmindo Escreveu:
luisilva78 Escreveu:
Alfredo Aché Petit Escreveu:A unidade de consumo de energia é kw/h... ? Mas, não é kwh? Pesquisem o assunto no Google, para ver como é isso. As contas mensais costumam citar corretamente a unidade.
kW/h não é medida de nada. Seria a variação da potência em função do tempo, que à primeira vista não tem grande significado físico.
kWh, por outro lado, é a unidade de medida de Energia. Potência multiplicada pelo tempo dá energia (sendo assim a unidade é kW x h e não kW / h).
Experimentem explicar isto aos nossos legisladores...
Ver Anexo do artº1, Artigo 2.º, ponto 2) alinea a) sub alinea II) em diante, do Decreto-Lei n.º 90/2010 de 22 de Julho...
Não tinha conhecimento disto (não é bem a minha área), mas está lindo!
PS × V menor ou igual a 1000 bar por litro;

Ganham tanto dinheiro as pessoas que fazem estes documentos para isto.
Responder

Voltar para “Tabelas Fórmulas”