Resistência de isolamento e testes elétricos

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Mário
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Resistência de isolamento e testes elétricos

Mensagem por Mário »

Boas

Da Fluke

http://www.fluke.com/fluke/uses/comunid ... ontest.htm

Resistência de isolamento e testes elétricos para motores de compressores de climatização


"Em uma tensão aplicada de 500 V, este IRT leitura mostra> 550 MW, indicando resistência está fora do intervalo. Um segundo teste de IV foi realizada em 1000 V e mostrou 1,1 GW (1100 MW). Se a corrente de fuga não tinha sido detectada, uma leitura teria sido> 2,2 GW. O Fluke 1587 isolamento multímetro combina as características de um DMM (volts, ohms, milivolts, miliamperes, freqüência, capacitância, temperatura) com um megôhmetro para manutenção completa do motor."

Mecânica HVACR raramente dependem de um único teste para passar ou não uma função ou processo. Enquanto andam até uma unidade de condensação, eles ouvem, eles acenam sua mão sobre o ar de descarga do condensador, e então pegar a linha de sucção, a linha de líquido, ea linha de descarga (e gostaria que eles não tivessem feito isso). Tudo isso antes mesmo de abrir sua caixa de ferramentas.
Em seguida, eles atribuem calibres e sair termômetros para mais diagnósticos exatos. Os mais verificações e verificações duplas eles, melhor eles se sentem e quanto mais perto eles vêm para a verdade. Quando se trata de compressores, resistência de isolamento testando (IRT), juntamente com refrigerante e umidade de óleo e testes de ácido, é outro método comprovado pelo tempo que está se tornando um padrão claro de ação. Uma resistência de isolamento suprimentos testador "não destrutivos" voltagens DC para os enrolamentos e os pontos de isolamento de um motor para medir a taxa de fuga de corrente. Não há isolante perfeito, todos eles vazar. Mas a pergunta é: Como é que eles vazar e é a taxa de vazamento de isolamento mudando ao longo do tempo devido a avaria de isolamento ou contaminação? Este último ponto é a chave para a manutenção preditiva.
IRT pode verificar a continuidade, a bobina ou resistências sinuosas, resistências elemento de aquecimento, os valores de resistência do termistor, e assim por diante. Todas estas medidas são através de circuitos dentro dos isoladores, exceto quando a verificação de um curto para a terra.
Depois de um curto para a terra é detectado, uma falha catastrófica do dispositivo ocorreu e que seja tarde demais para manutenção preventiva ou remédios pró-ativas. Uma falha catastrófica do motor dentro de um (semi-) compressor hermético que contém óleo e refrigerante a melhor envolve extensa limpar procedimento, e na pior das hipóteses poderá requerer equipamento, em vez de componente, de substituição, bem como a perda de tempo de produção e rendimentos. É melhor verificar regularmente os valores de isolamento e gravá-los para comparação durante a próxima visita, para que todas as alterações são facilmente visíveis.
O que procurar
Não há nenhuma dura e rápida passagem / falha regra para saber como interpretar os valores de resistência de isolamento, mas os fabricantes e agências parecem concordar que trending IRT pode ser um indicador claro da saúde projetada de um motor.
O padrão IEEE 43 para o teste de IR de motores elétricos dá um valor mínimo aceitável de um megaohm mais 1 megaohm por quilovolts de tensão de funcionamento do motor. Para um motor de 460 volts, a aprovação / reprovação valor limite seria 1,46 megohms, ou uma taxa de fuga de corrente de 500 V DC / 1460000 ohms »342 microamperes.
Mas esse padrão é para motores que não são hermeticamente fechados, com óleo e refrigerante. Um motor submerso no líquido pode ser necessário usar valores mais baixos, tal como recomendado pelo fabricante. Um motor submerso em um líquido pode ser aceitável a 600.000 ohms com 500 V dc aplicada, ou uma taxa de fuga de corrente de 500 volts / 600.000 ohms »833 microamperes.
Alguns isolamentos modernas em uso desde cerca de 1975, melhoraram os valores de isolamento que não podem facilmente permitir fuga de corrente e podem ter valores da TIR perto de 20.000 megaohms (20 gigohms) e pode ser inaceitável para uso, se os valores forem inferiores a 100 TRI megohms, independentemente se eles têm superfície contaminantes sobre os enrolamentos ou não.
Ambiente do motor hermético e conseqüências
Aplicando TRI para compressores herméticos é um procedimento de dois passos, devido à natureza do ambiente de funcionamento do motor do compressor.
1. Teste de resistência de isolamento para verificar se há degradação do isolamento do motor de enrolamento
2. Verifique se há a presença de contaminantes que afetam os resultados dos testes de IR.
O primeiro teste de IR a tendência requer o compressor ter sido desligado, o segundo ensaio é conduzido depois de o compressor ter operado durante cinco ou dez minutos. O primeiro teste é mais provável para expor contaminantes no óleo ou refrigerante.
O segundo teste, ainda afetada por contaminantes, está mais orientada para o teste do motor IR verdade, ter conduzido a maior parte do refrigerante, óleo e umidade fora dos enrolamentos.
Como HCFC são eliminados e substituição de HFC que requerem o uso de POE (éster poliol) lubrificantes tornam-se mais prevalente, a importância da IRT para compressores aumenta devido à natureza higroscópica dos lubrificantes POE. Além de umidade indicando visores, petróleo e reagentes de amostragem de umidade ou líquidos, com IRT, temos um outro método para estimar a umidade dentro do óleo. Isso é bom.
Procedimento IRT
Nunca realize testes de resistência de isolamento ou operar um compressor quando o sistema está em um vácuo.
Remova toda a fiação dos terminais de compressores para isolar compressor.
Remover barras terminais do compressor se assim equipado.
Limpe os terminais com um, loja toalha limpa e seca.
Terminais do compressor Shunt juntos, se possível. *
Localização terreno limpo compressor de oxidação e limpe com água limpa, loja toalha seca.
* A maioria dos enrolamentos do motor de compressor tem uma ligação comum interno para o compressor de modo enrolamentos não pode ser isolado. Se enrolamentos do motor pode ser isolado, é preferível aterrar dois conjuntos de enrolamentos durante o teste do terceiro set. Este passo poderia ser repetido três vezes, uma para cada conjunto de enrolamentos. Isto não só irá verificar se há resistência à terra, mas também para a resistência entre o enrolamento em teste e os outros dois enrolamentos que testa para uma possibilidade elevada de um curto-circuito entre os enrolamentos.
Medir a temperatura dos terminais do compressor. Uma vez que a temperatura dos enrolamentos não pode ser medida directamente, a temperatura dos terminais do compressor, devido à condução directa a partir dos enrolamentos é a próxima melhor método. Terminais do compressor deve estar acima do ponto de orvalho do ar ambiente, caso contrário, a umidade nos terminais pode afetar a leitura.
Conecte o fio terra para compressor localização chão usando desde apego jacaré.
Mude a posição do medidor de teste de isolamento e selecione 500 tensão de teste VDC.
Toque ponta de prova aos terminais do compressor desviado.
Pressione o botão de teste na sonda de teste (ou em metros) para período de duração do teste (60 segundos).
Valor da resistência Record e temperatura terminal.
Remover shunt entre os terminais do compressor e restaurar a conexão elétrica adequada.
Coloque compressor em funcionamento há 5 ou 10 minutos.
Repetir os passos 1-11.
As leituras gravadas devem ser registrados e compensados ​​temperatura de acordo com a temperatura de referência selecionado. Para cada 10 ° C (18 ° F) acima da temperatura desvio da linha de base, dobra o valor da resistência. Para cada 10 ° C (18 ° F) abaixo do valor de referência, o valor da resistência metades. Se optar por estabelecer 40 ° C (104 ° F) como o nosso valor inicial, em seguida, todas as medidas de tendência, passado, presente e futuro, terá de ser compensado com esse valor.
Para compensação de temperatura, uso equação:
KT = (0,5) (TR-TA/10
Onde KT é o factor de correcção da temperatura à TA
TR é a temperatura de referência (° C) para que todas as medições são corrigidos
AT é a temperatura de teste real (° C)
TR = 40 ° C
Se a leitura está fora do alcance da seleção escala metro IRT, uma "maior que" (>) símbolo será exibido para indicar que a leitura, ao mesmo tempo que deve ser gravado e registrado, a fim de acompanhar as mudanças futuras, não tem valor para fins de tendências. Com alguns isolamentos modernos, não é razoável esperar que durante a maior parte da vida de um motor, as leituras serão fora de escala (> 2000 MW) e de tendência só será possível em direção ao fim da vida útil do motor de serviço. Neste caso, o ponto em que os valores megohm eficazes são vistas, limpam-se os procedimentos devem ser considerados.
O exemplo a seguir mostra os valores de resistência de teste não compensadas e os valores de resistência compensados ​​estimado temperatura do enrolamento compensado a um valor-base de 40 ° C. Os dois gráficos a seguir mostram os dados de tendência não compensadas, em comparação com dados de compensados.
Data Medido Resistência de Isolamento (mohms) Temperatura (° C) Temperatura Ajustado Resistência de Isolamento (mohms) Compensação de temperatura Fator KT
5-Fev-90 1.584,3 42 1.821,9 1.15
8-Jul-90 1.025,3 48 1.784,0 1.74
14-Fev-91 1.867,2 39 1.736,5 0,93
2-Jul-91 1.388,4 43 1.707,7 1,23
10-Fev-92 2.035,3 37 1.648,6 0,81
3-Jul-92 1.156,4 45 1.630,5 1,41
4-Fev-93 1.503,2 41 1.608,4 1.07
8-Jul-93 1.224,3 43 1.505,9 1,23
12-Fev-94 1.604,9 39 1.492,6 0,93
1-Jul-94 1.123,6 43 1.382,0 1,23
14-Fev-95 821 47 1330.0 1.62
10-Jul-95 1.245,7 40 1.245,7 1,00
Conclusão
Enquanto a mecânica HVACR apreciar "Go", regras "no-go" para aplicar em suas rotinas de diagnóstico, os axiomas da tecnologia (contemplar entropia) exige que uma máquina inicia seu estado final de falência desde o momento em que é colocado em produção.
Como manutenção e atenção ao detalhe aumenta, por isso podemos esperar que a probabilidade de vida de um produto para aumentar. À medida que os custos de falhas de aumentar, as vantagens de testes regulares e rastreando essas medições sobre o aumento do tempo. Que tal uma leitura de "Infinity"?
Infinito não é uma leitura. Infinito significa que os resultados dos testes são para além das capacidades de alcance do medidor. Usando um medidor padrão volt-ohm com menos de 9 V dc saída, uma leitura entre compressor comum e terra pode indicar "Infinity". Usando um testador de resistência de isolamento com uma saída de 500 V dc a leitura entre compressor comum e terra pode ser de 20 megohms. Considere um dos melhores isolantes naturais ... a atmosfera. Se um potencial suficientemente alta existe com uma diferença de polaridade, a electricidade vai arco da abertura. Considere velas de ignição. Considere um raio.

Fatores que afetam a expectativa de vida de resistência de isolamento e compressores
A falta de um sistema de desidratação adequada
A hidrólise de humidade com refrigerante pode resultar em ácido fluorídrico. O ácido fluorídrico pode gravar vidro. O que pode fazer para o isolamento dos enrolamentos do motor?
Ácido pode corroer cobre das paredes da tubulação. Este cobre está condutor e vai reduzir a força dielétrica (não condutora) do óleo. Chapeamento de cobre também pode ocorrer nos rolamentos do motor e, eventualmente, contribuir para partida difícil, amperagens operacionais mais elevados, ou de uma condição de rotor bloqueado.
Humidade na presença de lubrificantes POE será absorvido.
A falta de resma tubulação antes da montagem
Isto pode resultar em aparas de cobre em óleo do compressor. O cobre é condutora e reduz o dieléctrico do óleo.
A falta de oxigénio deslocar com um gás inerte, tal como azoto ou árgon, durante o processo de brasagem
Óxidos de cobre são condutoras e irá reduzir o dieléctrico do óleo.
Vazamentos de refrigerante
Baixa carga de refrigerante resultados em temperaturas de funcionamento elevadas do motor e salienta o isolamento dos enrolamentos do motor.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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