Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Responder
edsr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 01 jun 2015, 17:54

Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por edsr »

Olá, a cerca de 1 ano estava desempregado e com pouca experiência no ramo de AVAC. Foi então que surgiu uma oportunidade de efectuar um projecto, embora nunca tivesse feito projecto, acabei por aceitar pois estava desempregado e com pouco dinheiro.

Falei com o requerente que disse-me que seria algo simples, e que podia pedir ajuda ao fornecedor etc.

Assim foi, fiz o projecto e a obra foi executada, depois foi me pedido que executa-se as telas finais e assim fiz.

Agora +/- 1 um ano depois e com a chegada do calor, vieram me dizer que o sistema de AVAC montado não está a funcionar, e que o cliente vai pedir uma fiscalização a obra a fim de apurar a viabilidade do projecto.

Pequei no projecto e fui falar com um eng.º Projectista que garante que eu errei na projecção das condutas!

Portanto, quando efectuarem a fiscalização vão se aperceber do meu erro.

1. - Existe alguma coisa que eu possa fazer para me proteger?
2. - Quais as consequências?
3. - Terei de pagar do meu bolso uma nova instalação?

Estou com um grande problema em mãos e não sei como minimizar os danos...


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por ENERGY »

edsr Escreveu: 22 ago 2018, 11:55 Olá, a cerca de 1 ano estava desempregado e com pouca experiência no ramo de AVAC. Foi então que surgiu uma oportunidade de efectuar um projecto, embora nunca tivesse feito projecto, acabei por aceitar pois estava desempregado e com pouco dinheiro.

Falei com o requerente que disse-me que seria algo simples, e que podia pedir ajuda ao fornecedor etc.

Assim foi, fiz o projecto e a obra foi executada, depois foi me pedido que executa-se as telas finais e assim fiz.

Agora +/- 1 um ano depois e com a chegada do calor, vieram me dizer que o sistema de AVAC montado não está a funcionar, e que o cliente vai pedir uma fiscalização a obra a fim de apurar a viabilidade do projecto.

Pequei no projecto e fui falar com um eng.º Projectista que garante que eu errei na projecção das condutas!

Portanto, quando efectuarem a fiscalização vão se aperceber do meu erro.

1. - Existe alguma coisa que eu possa fazer para me proteger?
2. - Quais as consequências?
3. - Terei de pagar do meu bolso uma nova instalação?

Estou com um grande problema em mãos e não sei como minimizar os danos...
Boas
Na verdade está metido em problemas, mas deve verificar também se o Instalador instalou todo o equipamento que projetou, e se cumpre todas as caraterísticas da memoria descritiva do seu projeto.
Pois existem Instaladores que alteram as condutas, alteram as maquinas e depois quando o cliente reclama limitam-se a dizer que cumpriram o projeto.
Ainda à pouco tempo numa obra verifiquei que o cliente pagou uma extração nova, as condutas eram novas a caixa do motor era grande e nova, mas o motor que lá colocaram dentro já era usado logo este cliente foi enganado.
O Instalador também foi sacana, ou também era fraco, senão deveria-lhe ter chamado à atenção para o erro de projeto que diz existir.
Neste seu caso deve aconselhar-se com um bom Advogado, não deve olhar a dinheiro e contratar mesmo um bom Gabinete de Advocacia, para analisarem a memoria descritiva do seu projeto e verificarem se lá existe algo que lhe minimize os custos de indeminização, etc.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por lcmmonteiro »

Pois é... uma situação muito delicada...

já voltou a confirmar se de fato existe algum erro no seu projeto? Confirmou se as condutas de fato estão mal dimensionadas?

Se for apenas esse o dito erro, dos males piores que poderão advir, até pode ser que consiga resolver a situação de forma "silenciosa".

Mas analise bem o projecto, se continuar com dúvidas procure aconselhar-se junto de alguém dotado do conhecimento e experiência necessárias e tente encontrar um caminho que simplifique o processo sem grandes "barulhos".

Posteriormente e, tal como o colega indicou, será sensato começar a precaver o futuro e procurar apoio juridico, pois se não conseguir minimizar os problemas vai mesmo precisar de um representante legal...

Tente partilhar o seu projeto e pode ser que consiga algumas opiniões que o agilizem ...

Até lá... Boa Sorte!!!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por Mário »

Boas

As condutas estão mal dimensionadas porquê?
São pequenas para o caudal?
São pequenas para o chilher ou não há renovações de ar?
Ou não dá rendimento que se quer (pouco frio, ou calor)?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edsr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 01 jun 2015, 17:54

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por edsr »

Mário Escreveu: 23 ago 2018, 09:28 Boas

As condutas estão mal dimensionadas porquê?
São pequenas para o caudal?
São pequenas para o chilher ou não há renovações de ar?
Ou não dá rendimento que se quer (pouco frio, ou calor)?

Cump.
Mário
São pequenas, as condutas são de ø150, quando deveriam ser de ø300 pelo que não dá o rendimento pretendido.

O Chiller está bem projectado, os ventiloconvectores também, o problema está mesmo nas condutas...
edsr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 01 jun 2015, 17:54

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por edsr »

lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 21:49 Pois é... uma situação muito delicada...

já voltou a confirmar se de fato existe algum erro no seu projeto? Confirmou se as condutas de fato estão mal dimensionadas?

Se for apenas esse o dito erro, dos males piores que poderão advir, até pode ser que consiga resolver a situação de forma "silenciosa".

Mas analise bem o projecto, se continuar com dúvidas procure aconselhar-se junto de alguém dotado do conhecimento e experiência necessárias e tente encontrar um caminho que simplifique o processo sem grandes "barulhos".

Posteriormente e, tal como o colega indicou, será sensato começar a precaver o futuro e procurar apoio juridico, pois se não conseguir minimizar os problemas vai mesmo precisar de um representante legal...

Tente partilhar o seu projeto e pode ser que consiga algumas opiniões que o agilizem ...

Até lá... Boa Sorte!!!
O problema é que se trata de uma clínica, a para efectuar a alteração das condutas, a clínica tem de fechar...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por Mário »

Boas

Pois é, vai-te custar dinheiro. Fala com um advogado e rápido, para ver se consegue minimizar a situação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por ENERGY »

edsr Escreveu: 23 ago 2018, 12:31
lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 21:49 Pois é... uma situação muito delicada...

já voltou a confirmar se de fato existe algum erro no seu projeto? Confirmou se as condutas de fato estão mal dimensionadas?

Se for apenas esse o dito erro, dos males piores que poderão advir, até pode ser que consiga resolver a situação de forma "silenciosa".

Mas analise bem o projecto, se continuar com dúvidas procure aconselhar-se junto de alguém dotado do conhecimento e experiência necessárias e tente encontrar um caminho que simplifique o processo sem grandes "barulhos".

Posteriormente e, tal como o colega indicou, será sensato começar a precaver o futuro e procurar apoio juridico, pois se não conseguir minimizar os problemas vai mesmo precisar de um representante legal...

Tente partilhar o seu projeto e pode ser que consiga algumas opiniões que o agilizem ...

Até lá... Boa Sorte!!!
O problema é que se trata de uma clínica, a para efectuar a alteração das condutas, a clínica tem de fechar...
Boas
Tentem fazer a alteração ao fim de semana e por fases, a fim de a Clinica não fechar.

É lamentável, e muito estranho que o Instalador que deveria ser experiente, não tenha alertado para o erro de projeto.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por Mário »

Boas
O instalador não tem que se pronunciar sobre o projecto, desde que as condutas estejam a bater certo, está bem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu: 23 ago 2018, 23:01 Boas
O instalador não tem que se pronunciar sobre o projecto, desde que as condutas estejam a bater certo, está bem.

Cump.
Mário
Boas
Eu diria que eticamente não deveria ser assim, errar é humano, eu pelo menos quando deparo com um erro de projeto alerto de imediato o Projetista, para depois eu não ter chatices com o cliente.

Eu tive uma Obra Publica à meia dúzia de anos atras, em que informei o Projetista, e este nada fez, solicitei ao Eng.º da Obra que ficasse escrito no livro de obra, e passados uns dias o Projetista veio todo aflito à obra, para vermos a forma mais fácil de resolvermos o erro de projeto, mas teve azar a obra já estava toda estucada, e como tal toda a rede de tubagem concluída, na reunião de obra seguinte o Projetista estava presente e o Dono da Obra só faltou chama-lo de Santinho, é alguém que anda por vezes aqui no Fórum, e acredito que lhe serviu de emenda para numa próxima dar mais atenção ao Instalador.

Um Instalador por norma também vende projetos, logo deveria ter o bom senso de alertar para este eventual erro de projeto em condutas, mas esta é a minha opinião e respeito todas as outras.
Cpts.
Energy
Saari
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 03 jun 2013, 10:13
Localização: Lisboa

Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?

Mensagem por Saari »

Boa tarde,

Não percebi bem se falou com o projectista ou com um projectista.

Assinou o projecto e seu termo de responsabilidade?

Uma das soluções, apesar de não ser de todo a mais correta poderá ser ver com o fabricante da UTA/Ventilador a possibilidade de mudar a relação de Polies de forma a aumentar a pressão estática.

Atenção que caso seja possível e funcione, as condutas deverão ser revestidas uma vez que irá aumentar o ruído.

MC,
Saari.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”