Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Boa tarde
Para os entendidos na matéria gostaria de ver esclarecida uma duvida que me surgiu esta semana, ao deparar com esta chapa de caraterísticas de uma máquina de AC?
Trata-se de uma maquina trifásica conforme caraterística da chapa, quanto a isso não há duvida.
Agora em termos de amperagem, é total das 3 fases, ou é consumo por fase?
Em termos de fusível?
2017.jpg


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por nelmindo »

É por fase, raro é o caso que se fala em somatório das fases.
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Essa foi a minha primeira interpretação, mas logo um colega se apressou a dizer que eu estava enganado, daí eu vos vir aqui questionar sobre o assunto.

nelmindo Escreveu:É por fase, raro é o caso que se fala em somatório das fases.
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Então quê dê os entendidos em AC para se pronunciarem sobre esta questão???
Estou todos os dias em constante aprendizagem, e claro que com esta vou aprender mais algo com a vossa ajuda e esclarecimento.

Raminhos Escreveu: 08 jan 2017, 15:38 Boa tarde
Para os entendidos na matéria gostaria de ver esclarecida uma duvida que me surgiu esta semana, ao deparar com esta chapa de caraterísticas de uma máquina de AC?
Trata-se de uma maquina trifásica conforme caraterística da chapa, quanto a isso não há duvida.
Agora em termos de amperagem, é total das 3 fases, ou é consumo por fase?
Em termos de fusível?

2017.jpg
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por jaimereis »

já foi feita a resposta adequada à sua duvida...

para quê continuar a dar respostas iguais????
Jaime Reis
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por luisilva78 »

Raminhos Escreveu: 09 jan 2017, 19:50 Então quê dê os entendidos em AC para se pronunciarem sobre esta questão???
Estou todos os dias em constante aprendizagem, e claro que com esta vou aprender mais algo com a vossa ajuda e esclarecimento.

Raminhos Escreveu: 08 jan 2017, 15:38 Boa tarde
Para os entendidos na matéria gostaria de ver esclarecida uma duvida que me surgiu esta semana, ao deparar com esta chapa de caraterísticas de uma máquina de AC?
Trata-se de uma maquina trifásica conforme caraterística da chapa, quanto a isso não há duvida.
Agora em termos de amperagem, é total das 3 fases, ou é consumo por fase?
Em termos de fusível?

2017.jpg
Por que poderia ser o total das 3 fases? Pensemos em termos de fusíveis, por exemplo. Se a corrente máxima indicada for o total das 3 fases, isso quer dizes que por fase se teriam 28,1/3 = 9,367A. Sendo assim, no caso dos fusíveis o raciocínio seria idêntico (para além disso, se o consumo máximo por fase fosse 9,4A, não faria sentido proteger essa fase com um fusível de 32A). Então, o calibre máximo dos fusível que poderiam ser utilizados para proteger esse equipamento deveria ser 32/3=10,667A. Como não existem fusíveis de 10,667A e se está a falar de valor máximo, teria de se utilizar o valor imediatamente anterior a este (isto é, 10A).

Então, se tem dúvidas na resposta que lhe foi dada, desafio-o que faça a experiência. Proteja o equipamento com 3 fusíveis de 10A e veja o que acontece.
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Bem, não me parece que a resposta seja a mais adequada, pois nela não se verifica uma certeza absoluta da resposta.
Pesquisando no catalogo da marca, não faz referencia a consumos, apenas indica que é uma maquina de 12HP, logo como diz o velho ditado, "não bate a bota com a perdigota" ou seja as indicações da chapa de caraterísticas não coincidem com as indicações dos catálogos do fabricante, ou seja em termos de consumos, pois 12HP não é igual a 28.1A por fase.

Enfim chinesices....

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... uixWCd90eQ
jaimereis Escreveu: 10 jan 2017, 11:35 já foi feita a resposta adequada à sua duvida...

para quê continuar a dar respostas iguais????
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Hidrocube »

Raminhos Escreveu: 10 jan 2017, 19:42 Bem, não me parece que a resposta seja a mais adequada, pois nela não se verifica uma certeza absoluta da resposta.
Pesquisando no catalogo da marca, não faz referencia a consumos, apenas indica que é uma maquina de 12HP, logo como diz o velho ditado, "não bate a bota com a perdigota" ou seja as indicações da chapa de caraterísticas não coincidem com as indicações dos catálogos do fabricante, ou seja em termos de consumos, pois 12HP não é igual a 28.1A por fase.

Enfim chinesices....

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... uixWCd90eQ
Boas.

Como já respondido, e é a resposta adequada, sim é por fase!

Quanto aos 12 HP equivale a cerca de 30 KW em frio (calor um pouco mais) de potencia térmica debitada dependendo do rácio de conexão, temp. in/out, etc.

Os 28.1 Amps são os consumos máximos que o equipamento pode atingir em condições mais desfavoráveis.

Quanto ao resto das "chinesices", apesar de estarem situados no continente asiático, existe uma grande diferença entre China e Coreia.

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por jaimereis »

Raminhos Escreveu: 10 jan 2017, 19:42 Bem, não me parece que a resposta seja a mais adequada, pois nela não se verifica uma certeza absoluta da resposta.
Pesquisando no catalogo da marca, não faz referencia a consumos, apenas indica que é uma maquina de 12HP, logo como diz o velho ditado, "não bate a bota com a perdigota" ou seja as indicações da chapa de caraterísticas não coincidem com as indicações dos catálogos do fabricante, ou seja em termos de consumos, pois 12HP não é igual a 28.1A por fase.

Enfim chinesices....

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... uixWCd90eQ
jaimereis Escreveu: 10 jan 2017, 11:35 já foi feita a resposta adequada à sua duvida...

para quê continuar a dar respostas iguais????

boas

não sou muito de fomentar novelas, mas... reforço já uma explicação dada.....o que diz a chapa????? - fusível de protecção >>>32A max, normalmente colocados um por fase....não conheço fusíveis trifasicos!!!

e como diz, e muito bem o nelmindo, as correntes apresentadas nas chapas são sempre por fase.....eu pessoalmente, nunca vi em total....

na continuação da novela diz mais tarde que é uma maquina de 12 HP......se consultar uma tabela verá que implica corrente nominais de +/- 17A, por fase....quando a tiver em funcionamento, se medir, poderá ter consumos inferiores...muito inferiores....

o fabricante coloca as especificações de funcionamento que obteve em ensaios laboratoriais...e verifica-se que a chapa diz que pode ter 28.1A no máximo( é a condição de maior esforço, a mais desfavorável)...é o limite...acima disso é porque existe algum problema, que deverá ver analisado....

espero ter tirado as duvidas...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Mário »

Boas

Os entendidos estão de férias nas Caraíbas.

Porque é que foram a um site russo?

Num dia de boa vontade,

viewtopic.php?f=55&t=20299

Basta ler para entender porque aparece 12HP.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Para mim não tenho duvidas que a potencia indicada é por fase, e não o conjunto total das 3 fases, porque se assim fosse a potencia viria expressa em KW.
Embora haja bases de fusíveis tripolares, nunca os 32A seriam a dividir por 3 fusíveis, alias nunca se utiliza fusíveis, mas sim disjuntores.
Toda esta duvida surgiu, porque questionei o colega do Ar condicionado sobre a alimentação a esta máquina de AC, pois no escritório a potencia vai ficar muito à pele ou não vai ser suficiente, porque resolveram instalar esta máquina que está mais que sobredimensionada para o espaço e para as unidades interiores que tem instaladas, talvez a tenham adquirido a preço de saldo, ou a tinham em armazém e querem-se ver livre dela.
Para terminar a alimentação que o colega pediu para a maquina de ar condicionado foi de 4x2.5+T logo agora a maquina que instalaram não pode ter estes consumos, porque independentemente da forma como o cabo esteja instalado, a secção de 2.5mm não suporta 28.1A
Agora vou proteger o cabo de 4x2.5+T com um disjuntor de 4x16A e vou ver a novela que se vai seguir.... :)


jaimereis Escreveu: 12 jan 2017, 09:58
Raminhos Escreveu: 10 jan 2017, 19:42 Bem, não me parece que a resposta seja a mais adequada, pois nela não se verifica uma certeza absoluta da resposta.
Pesquisando no catalogo da marca, não faz referencia a consumos, apenas indica que é uma maquina de 12HP, logo como diz o velho ditado, "não bate a bota com a perdigota" ou seja as indicações da chapa de caraterísticas não coincidem com as indicações dos catálogos do fabricante, ou seja em termos de consumos, pois 12HP não é igual a 28.1A por fase.

Enfim chinesices....

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... uixWCd90eQ
jaimereis Escreveu: 10 jan 2017, 11:35 já foi feita a resposta adequada à sua duvida...

para quê continuar a dar respostas iguais????

boas

não sou muito de fomentar novelas, mas... reforço já uma explicação dada.....o que diz a chapa????? - fusível de protecção >>>32A max, normalmente colocados um por fase....não conheço fusíveis trifasicos!!!

e como diz, e muito bem o nelmindo, as correntes apresentadas nas chapas são sempre por fase.....eu pessoalmente, nunca vi em total....

na continuação da novela diz mais tarde que é uma maquina de 12 HP......se consultar uma tabela verá que implica corrente nominais de +/- 17A, por fase....quando a tiver em funcionamento, se medir, poderá ter consumos inferiores...muito inferiores....

o fabricante coloca as especificações de funcionamento que obteve em ensaios laboratoriais...e verifica-se que a chapa diz que pode ter 28.1A no máximo( é a condição de maior esforço, a mais desfavorável)...é o limite...acima disso é porque existe algum problema, que deverá ver analisado....

espero ter tirado as duvidas...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Mário »

Boas
Raminhos Escreveu: 12 jan 2017, 19:18 Para mim não tenho duvidas que a potencia indicada é por fase, e não o conjunto total das 3 fases, porque se assim fosse a potencia viria expressa em KW.
Embora haja bases de fusíveis tripolares, nunca os 32A seriam a dividir por 3 fusíveis, alias nunca se utiliza fusíveis, mas sim disjuntores.
Agora fiquei pior
"Para mim não tenho duvidas que a potencia indicada é por fase," . Não, a potência é total (a soma das 3).

"e não o conjunto total das 3 fases, porque se assim fosse a potencia viria expressa em KW."
Com esta fiquei sem saber nada.

Tenta explicar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Eu não entendo nada de ar condicionado, e depois levo com um artista do ar condicionado a querer dar-me a volta, de forma que não insisti mais com ele, e deixei que ele leva-se o burro e a carroça.
Agora tal como ele pediu, tem um cabo de 5x2.5mm que vou proteger no Q.E com disjuntor de 4x16A e vou ver como ele se vai desenrascar quando for arrancar com a maquina :)

Mário Escreveu: 12 jan 2017, 19:25 Boas
Raminhos Escreveu: 12 jan 2017, 19:18 Para mim não tenho duvidas que a potencia indicada é por fase, e não o conjunto total das 3 fases, porque se assim fosse a potencia viria expressa em KW.
Embora haja bases de fusíveis tripolares, nunca os 32A seriam a dividir por 3 fusíveis, alias nunca se utiliza fusíveis, mas sim disjuntores.

Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Hidrocube »

Raminhos Escreveu: 12 jan 2017, 19:33 Eu não entendo nada de ar condicionado, e depois levo com um artista do ar condicionado a querer dar-me a volta, de forma que não insisti mais com ele, e deixei que ele leva-se o burro e a carroça.
Agora tal como ele pediu, tem um cabo de 5x2.5mm que vou proteger no Q.E com disjuntor de 4x16A e vou ver como ele se vai desenrascar quando for arrancar com a maquina :)
Boas.

Provavelmente não vai acontecer nada, ou seja "ela vai-se aguentar à bronca".

O problema vai ser mais tarde com cargas menos favoráveis onde o consumo pode ir ao encontro do "expectável" nominal da máquina e o disjuntor disparar. É só mais uma deslocação por incompetência de alguém para fazer mais tarde ...

Pode sempre convidar/dar conhecimento ao "electropedreiro" deste forum. :)

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duvida em chapa de carateristicas técnicas

Mensagem por Raminhos »

Dentro de em breve vão arrancar com a maquina, nessa altura vou medir os consumos, e logo se verá quem tem razão, se a chapa de caraterísticas da máquina, ou a experiencia, ou inexperiência do técnico de ar condicionado.
Depois dou conta do resultado.
Hidrocube Escreveu: 13 jan 2017, 23:02
Raminhos Escreveu: 12 jan 2017, 19:33 Eu não entendo nada de ar condicionado, e depois levo com um artista do ar condicionado a querer dar-me a volta, de forma que não insisti mais com ele, e deixei que ele leva-se o burro e a carroça.
Agora tal como ele pediu, tem um cabo de 5x2.5mm que vou proteger no Q.E com disjuntor de 4x16A e vou ver como ele se vai desenrascar quando for arrancar com a maquina :)
Boas.

Provavelmente não vai acontecer nada, ou seja "ela vai-se aguentar à bronca".

O problema vai ser mais tarde com cargas menos favoráveis onde o consumo pode ir ao encontro do "expectável" nominal da máquina e o disjuntor disparar. É só mais uma deslocação por incompetência de alguém para fazer mais tarde ...

Pode sempre convidar/dar conhecimento ao "electropedreiro" deste forum. :)

CumpS!
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”