Fluído refrigerante R-449A

Responder
t3rangel
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 19 mai 2015, 14:19

Fluído refrigerante R-449A

Mensagem por t3rangel »

Boa noite. Hoje na empresa onde trabalho, recebemos um e-mail de um fornecedor de gás, a falar do R-449A, dizendo que era o substituto perfeito do R-404A, e que tinha todas as vantagens e mais algumas, acima de tudo o seu retrofit que era direto. Gostava de saber se alguém já usa este fluido, e se é mesmo assim tão bom como o fornecedor diz. Depois de me informar sobre as características do mesmo, parece-me um gás com menos impacto ambiental que o R-134a, e com um ponto de ebulição muito baixo, o que será um bom indicador para circuitos de baixa temperatura.

Cumprimentos


8) Tiago Rangel
Avatar do Utilizador
cduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 01 ago 2014, 10:27
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Fluído refrigerante R-449A

Mensagem por cduque »

Boa noite,
Embora ainda não tenha utilizado conheço casos em que foi utilizado sem problemas. No entanto não serão só vantagens, isso não existe. Por um lado o preço é bastante mais alto que o R404A, o "glide" (deslizamento) é bastante mais alto, superior a 6ºC, no entanto em termos de compatibilidade com óleos e materiais de vedação não há os problemas que se conhecem em outras formas de retrofit. E mesmo assim o Potencial de Aquecimento Global não é assim tão baixo, é de 1397, muito parecido com o R134a. Embora passe no filtro do regulamento para 2020 já não passa no de 2022, por isso tenho dúvidas que justifique a sua opção de imediato.
Se ou quando chegar a altura de o R404A ser muito caro ou não existir no mercado então diria que é uma boa alternativa, até lá não vejo grandes vantagens para retrofit. Para instalações novas já poderá ser mais justificável, se bem que existem outros mais económicos, semelhantes em termos de "glide" e que também passam no filtro do regulamento para 2020, como por exemplo o R407A ou R407F.
Enfim, os vendedores têm que fazer o trabalho deles...
Cumprimentos
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Fluído refrigerante R-449A

Mensagem por Hidrocube »

Boas.

Existe uma linha que separa o "retrofit" do "drop-in directo", não misturem as coisas ... ;)

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”