Substituto do 410A

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por jaimereis »

bom...eu escrevo a preto, senão daqui a bocado temos o arco-iris...e depois ainda nos acusam de sermos um forum de maricas....


como dito anteriormente, a quantidade de fluido que fica nas mangueiras é mínima, mesmo mínima......será que compensa ter o trabalho de recolher esse mínimo para uma garrafa?? onde não está garantido a razão da mistura???

e nas maquinas que tem pressostato de mínima??? como recolhem a totalidade do fluido para a máquina???


Jaime Reis
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Jaime Reis, isso também é fácil de resolver!... e nem é preciso pensar muito.
Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por vmcb »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Jaime Reis, isso também é fácil de resolver!... e nem é preciso pensar muito.
Cps
A. Castro
Desligá-lo??
Cumprimentos,
vmcb
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por Mário »

Boas
vmcb Escreveu:
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Jaime Reis, isso também é fácil de resolver!... e nem é preciso pensar muito.
Cps
A. Castro
Desligá-lo??
Fechas a de liquido e depois fechas a da aspiração, ou seja;
O que se faz quando é possível é o "pumpdown", mas com a electrónica presente cada vez é mais complicado o fazer. Desde transdutores de pressão e os de temperatura (acaba o pressostato e o termómetro) começa a ser difícil essa operação, há sistemas que para o fazer tens que ter o PC ligado pela porta de comunicação e em modo "service" o fazes.
Nos spliters podes alterar o modo "calor" e "frio" e aquecer a sonda para simulares a situação, mas há sistemas que entram em erro se o fizeres.
Sobre o que fica nas mangueiras (há mangueiras com válvulas macho/esférico) para que não haja perdas. (ficas é com as mangueiras em carga, até nova utilização)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por vmcb »

Mário Escreveu:Boas
vmcb Escreveu:
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Jaime Reis, isso também é fácil de resolver!... e nem é preciso pensar muito.
Cps
A. Castro
Desligá-lo??
Fechas a de liquido e depois fechas a da aspiração, ou seja;
O que se faz quando é possível é o "pumpdown", mas com a electrónica presente cada vez é mais complicado o fazer. Desde transdutores de pressão e os de temperatura (acaba o pressostato e o termómetro) começa a ser difícil essa operação, há sistemas que para o fazer tens que ter o PC ligado pela porta de comunicação e em modo "service" o fazes.
Nos spliters podes alterar o modo "calor" e "frio" e aquecer a sonda para simulares a situação, mas há sistemas que entram em erro se o fizeres.
Sobre o que fica nas mangueiras (há mangueiras com válvulas macho/esférico) para que não haja perdas. (ficas é com as mangueiras em carga, até nova utilização)

Cump.
Mário

A solução com as válvulas já é usada há algum tempo, mas tinha pensado na possibilidade de recolher à máquina e deixar todo o fluído "armazenado".

Falaram-me realmente no caso dos equipamentos com o presossostátos de miníma, questão essa que queria a vossa opinião!
Cumprimentos,
vmcb
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Não estou a ver um simples split a ter um transdutor de pressão, quanto mais um pressostato de mínima...
Normalmente esses elementos de controlo aparecem em equipamentos mais elaborados, logo mais caros.Para além
disso, estes equipamentos têm uma função de pumpdown, activada por um switch ou código; quando assim acontece esses
elementos de protecção são ignorados pela carta electrónica da máquina, para que se possa fazer a recolha de todo o fluido
Quando o compressor está em avaria... é fazer recolha para as garrafas...
Não é preciso desligá-lo, aliás, com ele desligado não faz pumpdown. Referia-me a um simples shunt nos bornes onde liga o
pressostato de baixa pressão

Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por vmcb »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Não estou a ver um simples split a ter um transdutor de pressão, quanto mais um pressostato de mínima...
Normalmente esses elementos de controlo aparecem em equipamentos mais elaborados, logo mais caros.Para além
disso, estes equipamentos têm uma função de pumpdown, activada por um switch ou código; quando assim acontece esses
elementos de protecção são ignorados pela carta electrónica da máquina, para que se possa fazer a recolha de todo o fluido
Quando o compressor está em avaria... é fazer recolha para as garrafas...
Não é preciso desligá-lo, aliás, com ele desligado não faz pumpdown. Referia-me a um simples shunt nos bornes onde liga o
pressostato de baixa pressão

Cps
A. Castro

Sei que já calhou a uma pessoa que conheço, ter de recolher o fluído para o equipamento e deparou-se com um pressostato de mínima num split digamos, de fabrico recente, algo que ele também não tinha conhecimento!
Cumprimentos,
vmcb
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Volto a perguntar: e se essa perda for do lado do liquido, isto é, no tubo que sai do condensador até entrar no dispositivo laminar?
Não é à toa que se fazem as cargas de fluido em estado liquido...

Cps
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Estranho!
Nem a Daikin nem a Mitsubishi utilizam esses dispositivos na sua gama doméstica, embora a electrónica esteja sempre presente...
agora, se pensarmos num VRV, num Chiller, as coisas já não são bem assim!...

Cps
A. Castro
vmcb Escreveu: Sei que já calhou a uma pessoa que conheço, ter de recolher o fluído para o equipamento e deparou-se com um pressostato de mínima num split digamos, de fabrico recente, algo que ele também não tinha conhecimento!
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por vmcb »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Volto a perguntar: e se essa perda for do lado do liquido, isto é, no tubo que sai do condensador até entrar no dispositivo laminar?
Não é à toa que se fazem as cargas de fluido em estado liquido...

Cps
A. Castro

Bem, o que se diz sobre as fugas do R410a, é que apenas se a fuga for superior a 20% da carga total, deve se retirar todo o fluído e fazer carga nova de fluído, por isso:

Fugas pela linha de liquído se tal ocorrer, tens de "tratar" como se fosse uma fuga em estado gasoso.
Tens sempre de verificar a porcentagem que saíu do equipamento, de que adianta ser do lado da linha de liquído ou gasoso, tens de tratar sempre da mesma forma. Pequenas fugas inferior ao valor pretendido (20%) podes recarregar sem problemas.
Última edição por vmcb em 14 jan 2015, 15:02, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
vmcb
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por vmcb »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Estranho!
Nem a Daikin nem a Mitsubishi utilizam esses dispositivos na sua gama doméstica, embora a electrónica esteja sempre presente...
agora, se pensarmos num VRV, num Chiller, as coisas já não são bem assim!...

Cps
A. Castro
vmcb Escreveu: Sei que já calhou a uma pessoa que conheço, ter de recolher o fluído para o equipamento e deparou-se com um pressostato de mínima num split digamos, de fabrico recente, algo que ele também não tinha conhecimento!
Pois também nunca me aconteceu tal, mas esta pessoa trabalha com muitas marcas "brancas" e talvez lhe tenha aparecido uma com esse dispositivo...sei que arranjou solução, que penso não ter sido a mesma que aquela que escreveste, hei-de ver na próxima quando falar com ele, perceber o que fez!
Cumprimentos,
vmcb
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Substituto do 410A

Mensagem por Hidrocube »

R-32 vai ser o futuro ... É melhor em tudo, e não, não é altamente inflamável ... Japão já o usa, e p.e. a Daikin actualmente já tem unidades à venda na gama de split. O problema é que não é comercializado na Europa, mas esse problema está para ser resolvido muito em breve.

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por Mário »

Boas
Hidrocube Escreveu:R-32 vai ser o futuro ... É melhor em tudo, e não, não é altamente inflamável ... Japão já o usa, e p.e. a Daikin actualmente já tem unidades à venda na gama de split. O problema é que não é comercializado na Europa, mas esse problema está para ser resolvido muito em breve.
F_B
O R-32 é inflamável, e pior ainda, quando queimado liberta fluoreto de hidrogénio.

Wikipédia
Advertências ao fluoreto de hidrogénio

Quando concentrado, reage violentamente com os hidróxidos alcalinos sólidos, como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio.
Ingestão: tóxico, pode ser fatal.
Inalação: dispnéia, bronco-espasmos, obstrução das vias respiratórias, queimaduras.
Contacto com a pele: Produz queimaduras graves e extremamente dolorosas, e devido ao tamanho extremamente pequeno de sua molécula, percorre os tecidos vivos, penetrando a pele e demais tecidos até atacar o tecido ósseo.
Contacto com os olhos: pode provocar lesões permanentes.

Será que é mesmo do melhor?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Substituto do 410A

Mensagem por Hidrocube »

Mário Escreveu:Boas
Hidrocube Escreveu:R-32 vai ser o futuro ... É melhor em tudo, e não, não é altamente inflamável ... Japão já o usa, e p.e. a Daikin actualmente já tem unidades à venda na gama de split. O problema é que não é comercializado na Europa, mas esse problema está para ser resolvido muito em breve.
F_B
O R-32 é inflamável, e pior ainda, quando queimado liberta fluoreto de hidrogénio.

Wikipédia
Advertências ao fluoreto de hidrogénio

Quando concentrado, reage violentamente com os hidróxidos alcalinos sólidos, como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio.
Ingestão: tóxico, pode ser fatal.
Inalação: dispnéia, bronco-espasmos, obstrução das vias respiratórias, queimaduras.
Contacto com a pele: Produz queimaduras graves e extremamente dolorosas, e devido ao tamanho extremamente pequeno de sua molécula, percorre os tecidos vivos, penetrando a pele e demais tecidos até atacar o tecido ósseo.
Contacto com os olhos: pode provocar lesões permanentes.

Será que é mesmo do melhor?

Cump.
Mário
Boas.

Sim classe A2, nada de preocupante ... Então explique lá como ele queima?

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Substituto do 410A

Mensagem por Mário »

Boas

Não soldas?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”