Certificação gases fluorados

Responder
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mário »

Oliveirab Escreveu:Boa Noite Caro Mário,
Antes demais agradeço a resposta ao post.
Não era minha intenção enviar 2 posts com a mesma questão, mas como é a primeira vez que estou a usar o forum fi-lo sem querer.
Relativamente às questões colocadas, e uma vez que não tenho grandes conhecimentos nesta área, o que pretendo, é obter informação para poder elaborar os procedimentos exigidos pela Certif nomeadamente:
-Requisitos mínimos de segurança em termos dos técnicos, de terceiros e dos bens e equipamentos (regras de HST)
- Regras para a manipulação, armazenamento e transporte de fluídos frigorigéneos e óleos contaminados;
Será que me pode informar onde posso encontrar documentos que obtenha esta informação para que possa elaborar os procedimentos?
Uma vez mais obrigada pela Atenção!
Cumprimentos,
Ana Oliveira
A THST é que tem que fazer o protocolo sobre o local ou locais de actuação. Não pode ser chapa um.
Óleos é ambiente, a THST tem conhecimentos para o fazer e é a responsável pelo protocolo. Será que pretendes um protocolo de uma empresa para utilizares aí?.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Oliveirab
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 30 jun 2015, 15:27

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Oliveirab »

Boa tarde Mário,
Eu sei que isso é da responsabilidade de um técnico de HST, o que acontece é que na empresa onde trabalho não existe ninguém responsável por essa área (HST), pois somos uma empresa bastante pequena e que trabalha só com particulares, no entanto, somos obrigados a estar certificados.
Nesse sentido,e como sou eu que vou ter que elaborar toda a documentação (porque a empresa não vai contratar ninguém para prestar este serviço) se me conseguisse enviar algum documento que contenha informação útil para elaborar os procedimento ficaria-lhe muito grata.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Oliveira
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mário »

Boas Ana
Oliveirab Escreveu:Boa tarde Mário,
Eu sei que isso é da responsabilidade de um técnico de HST, o que acontece é que na empresa onde trabalho não existe ninguém responsável por essa área (HST), pois somos uma empresa bastante pequena e que trabalha só com particulares, no entanto, somos obrigados a estar certificados.
Nesse sentido,e como sou eu que vou ter que elaborar toda a documentação (porque a empresa não vai contratar ninguém para prestar este serviço) se me conseguisse enviar algum documento que contenha informação útil para elaborar os procedimento ficaria-lhe muito grata.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Oliveira
Têm que ter um THST, a ACT se sonha que não têm, até esfregam as mãos de contentes.
O nº de trabalhadores e o volume de negócio, não invalida terem um THST (custa para aí 100 ou 200€ por ano) todos os trabalhadores têm que ter medicina do trabalho (entra na responabilidade do THST).
Não podes ser tu assinar um documento onde não tens competências para o fazer. Come quem assina e quem o apresenta.
Têm que estar inscritos no SILiAmb (antigo sirapa).
A certificação é feita por empresas externas e credenciadas para o fazer. À muitas empresas que andam às voltas com a certificação (custa prá aí uns 5.000€ só a certificação com as auditorias e etc.)
A utilização de um escadote tem que estar documentada pela THST, sobre a sua utilização e quando, os locais onde será utilizado, etc.
Os equipamentos (ferramentas) têm que ser certificadas, a validade é de 1 ano (normalmente).
Não esquecer o seguro de responsabilidade empresarial.
Seja para quem repara frigoríficos domésticos, ou instalações de toneladas de refrigerante, a norma é a mesma e não há volta a dar.Muitos dos que faziam reparação em equipamentos pequenos ou em pequena quantidade, não vão conseguir dado que não é viável económicamente.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
valen7e
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 jul 2015, 19:21

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por valen7e »

Boa tarde a todos,

Antes de mais desejo boa sorte a todos que estão prestes a ir a exame...

Se for possível gostaria também de obter ajuda aqui da malta, caso possam enviar documentação (pdf´s, esquemas, excel, etc) por email.

[email protected]

Ainda não tenho exame marcado mas gostaria de ter noção até que ponto me encontro preparado.

Agradeço antecipadamente a todos que possam ajudar

Cordiais cumprimentos
FV
Elenando
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 abr 2015, 23:57
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Elenando »

Boas todos.

Em primeiro são novato neste Fórum.
Em segundo queria falar da minha experiência uma vez que fui a exame esta semana de
de Certificação de Manuseamento de Gases Fluorados - Cat. I .
Passei no exame, os perguntas englobavam bastante matéria desde termodinâmica elementar
a circuitos de frio e legislação e prevenção do efeito estufa dos gases Fluorados.
A minha sensação é que para quem estudou um pouquinho e for esperto faz o exame uma vez que as resposta são de escolha multipla
e temos 3 respostas para escolher uma da quais é logo à partida de caras que não é a resposta certa e depois temos
as restantes duas para acertar com probalidade de acertarmos em 50% a resposta certa.
éramos 7 a fazer o exame e só chumbaram 2.

Cumprimentos.

F. Correia.
Andre Queimado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 06 jul 2015, 15:02

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Andre Queimado »

Boa pessoal!! Sei que o pessoal desta área é solidario por isso vim solicitar a vossa ajuda, alguém me consegue arranjar aquelas perguntas de preparação para o exame teorico de fluorados? tenho exame este mes e como já chumbei uma tentativa e estou um bocado preocupado!! Pedia a quem tiver essas perguntas para me enviar para [email protected]
Obrigado desde já
Elenando
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 abr 2015, 23:57
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Elenando »

Andre Queimado Escreveu:Boa pessoal!! Sei que o pessoal desta área é solidario por isso vim solicitar a vossa ajuda, alguém me consegue arranjar aquelas perguntas de preparação para o exame teorico de fluorados? tenho exame este mes e como já chumbei uma tentativa e estou um bocado preocupado!! Pedia a quem tiver essas perguntas para me enviar para [email protected]
Obrigado desde já
André aqui vai a minha ajuda com perguntas diferentes das que te enviei, desejo-te boa sorte para o exame.
Anexos
Questões Fluorados Winteck.pdf
Perguntas com respostas
(94.84 KiB) Transferido 293 vezes
mrrsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 out 2012, 17:25

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por mrrsantos »

Boa tarde a todos,
Antes de mais desejo boa sorte a todos que estão prestes a ir a exame
Se for possível gostaria também de obter ajuda, caso possam enviar alguma documentação de apoio (pdf´s, esquemas, excel, etc) por email.

[email protected]

Tenho exame marcado para dia 15/07/2015

Agradeço

Mário santos
mrrsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 out 2012, 17:25

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por mrrsantos »

Boa tarde a todos,
Antes de mais desejo boa sorte a todos que estão prestes a ir a exame
Se for possível gostaria também de obter ajuda, caso possam enviar alguma documentação de apoio (pdf´s, esquemas, excel, etc) por email.

[email protected]

Tenho exame marcado para dia 15/07/2015

Agradeço

Mário santos
Elenando
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 abr 2015, 23:57
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Elenando »

mrrsantos Escreveu:Boa tarde a todos,
Antes de mais desejo boa sorte a todos que estão prestes a ir a exame
Se for possível gostaria também de obter ajuda, caso possam enviar alguma documentação de apoio (pdf´s, esquemas, excel, etc) por email.

[email protected]

Tenho exame marcado para dia 15/07/2015

Agradeço

Mário santos
Boas Mário tentei enviar documentação para o e-mail que colocaste e dá erro!

Cumprimentos.
Fernando Correia
mrrsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 out 2012, 17:25

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por mrrsantos »

Boas

desde já um obrigado Fernando

não entendo o porque, mas fica aqui o email alternativo.

[email protected]

obrigado
mrrsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 out 2012, 17:25

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por mrrsantos »

Elenando Escreveu:
mrrsantos Escreveu:Boa tarde a todos,
Antes de mais desejo boa sorte a todos que estão prestes a ir a exame
Se for possível gostaria também de obter ajuda, caso possam enviar alguma documentação de apoio (pdf´s, esquemas, excel, etc) por email.

[email protected]

Tenho exame marcado para dia 15/07/2015

Agradeço

Mário santos
Boas Mário tentei enviar documentação para o e-mail que colocaste e dá erro!

Cumprimentos.
Fernando Correia



Boas

desde já um obrigado Fernando

não entendo o porque, mas fica aqui o email alternativo.

[email protected]

obrigado
mrrsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 out 2012, 17:25

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por mrrsantos »

Boas

vou ter exame de fluorados dia 15/07/2015

seria possível me enviar alguma documentação de apoio referente a parte pratica?

[email protected]

obrigado
Cumprimentos
Mário santos
jesculcas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 set 2009, 01:53

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por jesculcas »

Boa noite a todos,

Vou ter exame teórico dia 31 deste mês, seria possível me enviar documentação de apoio, nomeadamente perguntas e respostas ou outro tipo de auxilio ao estudo de uma forma resumida.

Desde já o meu muito obrigado.

alternativo: [email protected]
Cumprimentos,
João Esculcas
[email protected]
vhmoliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 23 jul 2015, 00:00

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vhmoliveira »

Boas

Em muito se fala na certificação dos gases florados, mas quando 1 é mau, aparecem 2 ou 3 "salvadores" e anda-se nisso vezes sem conta.

600, 700...1000 € por 30, ou 40 horas de formação!!!! e os exames, com taxas de reprovação superiores a 50%!!!

que M***A de lobby os técnicos e futuros técnicos estão a alimentar!!!

depois sabe-se de situações em que basta dizer que havia uma fuga e que não deu para recuperar nada.

é triste.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”