Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Responder
Peter14
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 abr 2015, 23:08

Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por Peter14 »

:idea: Olá a todos.
Sou novo neste forum e por isso preciso de ajuda relativamente à seguinte questão:
Tenho uma moradia alugada à exploração turistica a uma empresa inglesa.

Por incrivel que pareça, os clientes (turistas) quando saem de casa deixam as luzes todas acesas e o ar condicionado ligado durante todo o tempo...

Assim, gostaria de saber se há algum sistema/forma de se desligar parcialmente o quadro, de uma forma automatica, quando eles saissem de casa, deixando por exemplo o frigorifico ligado, mas as luzes e o ar condicionado desligados.

Falaram-me que houve alguem que criou um sistema que é necessário colocar uma chave no quadro para que ele esteja 100% ativo, e que tinha soldado essa chave à chave de saida de casa, obrigando assim o cliente a levar as duas chaves e a desligar obrigatoriamente certos dijuntoress do quadro principal. Parece-me uma bom estratagema, mas não faço a minima ideia de como se desenvolve.

Agradeço qualquer ajuda, para resolver este problema.

Muito obrigado.


blackcorsa
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 27 mar 2015, 23:06

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por blackcorsa »

:roll: :roll: :roll: :roll:
Dificil.....e se realmente não saem todos? Alguem vai ficar ás escuras.....
Acho que ficava melhor com uma chamada de atenção ou mesmo possivel ameaça de multa por uso abosivo dos recursos....(alguma coisa assim parecida)
Peter14
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 abr 2015, 23:08

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por Peter14 »

Obrigado pela sua resposta, mas por muitos avisos que façamos o cuidado não é nenhum pois não são eles que pagam a conta da EDP... :twisted:

O sistema teria de ser algo semelhante aos que existem nos hoteis, em que há um corte parcial sempre que é retirado o cartão do interior.

A questão é que num hotel é o cartão que abre a porta e na minha casa terá de ser uma chave...

Como resolver?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

É usar um desses sistemas que mencionou, dos hotéis, mas adaptado às suas necessidades.
Ou pode usar também detectores de presença.
Peter14
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 abr 2015, 23:08

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por Peter14 »

Para a colocação de um sistema identico aos dos hoteis, teria de modificar a minha porta de entrada (de segurança) que é da marca DIERRE.

Será que isso será possivel? Qual o sistema?

Para alem disso, o que colocar no quadro? :?:
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por Mário »

Boas

Pensando no assunto e, se for na zona norte e de inverno o aquecimento fica ligado (para mim), não quero chegar e ter o quarto frio. Sobre sensores de movimento não creio que seja viavel, dado que posso estar a ver televisão, (estou sem movimento) e apaga-se a luz.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Bem, há tanta maneira de fazer o que quer...
Por exemplo, o que neste site chamam a interruptores de poupança...devem haver mais marcas, mais sites, mais equipamentos, acho que deve ser apenas uma questão de procurar.
Ou por exemplo, colocar detectores de presença a darem a "permissão" ao sistema de controlo de iluminação / aquecimento.....Mário, eu acho que dá perfeitamente, até porque os detectores de presença hoje em dia conseguem detectar movimentos mininos a curta distância, e ninguém assiste televisão como uma múmia. Além disso, poderia estar associado a um temporizador, regulado por exemplo para 30 minutos, e sendo assim, não havendo detecção de pessoas há mais de meia hora, o sistema desligaria.
Outro exemplo são os porta-chaves RFID. Aqui convém assegurar que a chave não é facilmente destacável do porta-chaves. Não tenho a certeza mas acho que há uns tags RFID que são ou estão integrados na própria chave. E depois é feita uma cópia da chave original. Não tenho a certeza sobre isto.
Todos estes exemplos são de como fazer a "permissão" ao sistema, e não um controlo sobre a iluminação ou aquecimento.
Peter14
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 abr 2015, 23:08

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por Peter14 »

Muito obrigado, pela vossa ajuda Mario e Rainbow.

A moradia situa-se no algarve e por isso estamos a falar de um problema que é deixarem o ar condicionado e todas as luzes da habitação ligados, mesmo sem estar em casa.

Chegam ao cúmulo de terem o ar cndicionado ligado com as janelas todas abertas... :o

Enfim. Falta de cultura ambientalista e de bom senso.

Rainbow graças à sua resposta, já pesquisei sobre RFID e já tenho vários contactos de empresas que talvez tenham a solução para o meu problema.

Continuo com algumas dúvidas, como por exemplo de como se faz a comunicação entre a porta e o quadro electrico?

Será por cablagem?... É qe a minha porta é uma de segurança da Dierre, com uma fechadura normal dessa marca, sem nada ter sido preprardo para o efeito.

A mimha sorte é que o quadro principal está mesmo nas costas da porta...

Bom, se alguem tiver mais alguma sugestão, contactos, sistemas, agradeço.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por Mário »

Boas
Peter14 Escreveu:Muito obrigado, pela vossa ajuda Mario e Rainbow.
A moradia situa-se no algarve e por isso estamos a falar de um problema que é deixarem o ar condicionado e todas as luzes da habitação ligados, mesmo sem estar em casa.
Chegam ao cúmulo de terem o ar cndicionado ligado com as janelas todas abertas... :o
Enfim. Falta de cultura ambientalista e de bom senso.
Rainbow graças à sua resposta, já pesquisei sobre RFID e já tenho vários contactos de empresas que talvez tenham a solução para o meu problema.
Continuo com algumas dúvidas, como por exemplo de como se faz a comunicação entre a porta e o quadro electrico?
Será por cablagem?... É qe a minha porta é uma de segurança da Dierre, com uma fechadura normal dessa marca, sem nada ter sido preprardo para o efeito.
A mimha sorte é que o quadro principal está mesmo nas costas da porta...
Bom, se alguem tiver mais alguma sugestão, contactos, sistemas, agradeço.
Fala com a Dierre se podem por "cartão" RFID para abrir como nos hoteis, e depois instalar na entrada o corte de energia aos supérfulos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Não haveria comunicação entre a porta e o quadro, nas hipóteses que apresentei pois não é necessário tal coisa. E não conhecendo a porta em causa, não sei sequer se seria possível.
A solução que falou no post inicial ...
Falaram-me que houve alguem que criou um sistema que é necessário colocar uma chave no quadro para que ele esteja 100% ativo, e que tinha soldado essa chave à chave de saida de casa, obrigando assim o cliente a levar as duas chaves e a desligar obrigatoriamente certos dijuntoress do quadro principal. Parece-me uma bom estratagema, mas não faço a minima ideia de como se desenvolve.
...parece-me relativamente fácil de implementar.
Basta colocar um interruptor controlado por chave no quadro, e uma vez que as duas chaves estão soldadas, seria necessário desligar esse interruptor para levar a chave de casa, desligando assim também os circuitos de iluminação e ar condicionado. Isto implicaria obviamente alterações no quadro eléctrico que teriam de ser feitas por um electricista.
danisantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 16 abr 2015, 12:31

Re: Como desligar parcialmente um quadro eletrico, e assim evitar que os turistas deixem tudo ligado na sua ausência?

Mensagem por danisantos »

Boa tarde
Em termos de aquecimento e arrefecimento o Sr pode usar termostatos nas divisões que pretende climatizar e colocar uma central para controlar as temperaturas que pretende. Assim garante que os clientes não deixam nada ligado deixando apenas que controlem a temperatura nos termostatos, ou seja, os clientes aumentam ou diminuem a temperatura das divisões e o sistema liga e desliga consoante a necessidade, sem que seja preciso ligar e desligar manualmente.
No que diz respeito a deixarem as luzes acesas o sr pode realmente usar detetores de movimento, mas isso provoca que as luzes se apaguem com gente la dentro quando eles estiverem quietos, digamos por exemplo a ver tv, pelo que não seria a melhor opção. Talvez o melhor (caso o aviso não chegue) seriam detetores de presença por temperatura corporal. Estes ligados corretamente podem por exemplo desligar as luzes quando não detetarem presença humana por mais de 30 min.
Responder

Voltar para “Ideias”