Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctricas

Responder
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctricas

Mensagem por Duarte82 »

Boa tarde colegas,

Estou a efectuar vários trabalhos de levantamentos de instalações eléctricas existentes, principalmente em indústrias.

Preciso da vossa ajuda na medida que necessito de um dispositivo que me auxiliasse nos levantamentos dos circuitos de tomadas existentes. Estava a pensar num aparelho que ligasse à tomada de 230V (com os disjuntores de tomadas desligados no quadro) e que quando alimentado, emitisse um sinal RF para um dispositivo portátil que andasse comigo. Desta forma, conseguiria sozinho, efectuar o levantamento desses circuitos, ligando um a um os disjuntores no quadro até que o tal sinal fosse emitido.

Conhecem alguma coisa que funciona assim? Têm alguma sugestão melhor, sem ser demasiada dispendiosa, que solucionasse este problema?

Agradeço qualquer dica ou sugestão.


José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctr

Mensagem por jaimereis »

boas

chama-se "cable tracer", existem à venda em sites do tipo "ebay", ou em algumas lojas de material electrico, mas não é facil de encontrar.....

.......existe um filho da p%$# que tem um, roubou-o da minha carrinha à uns anos atraz , mas como deve ter sido para o vicio, existe um outro filho da p&%$ que o comprou...
40180-large.jpg
40180-large.jpg (26.96 KiB) Visto 1827 vezes
o meu era igualzinho a este, permite identificar todo o tipo de instalações electricas, desde que estejam sem tensão...

......como é obvio em fibra optica não é possivel, só em cabos de cobre ou aluminio...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctr

Mensagem por ezer »

Duarte82 Escreveu:Boa tarde colegas,

Estou a efectuar vários trabalhos de levantamentos de instalações eléctricas existentes, principalmente em indústrias.

Preciso da vossa ajuda na medida que necessito de um dispositivo que me auxiliasse nos levantamentos dos circuitos de tomadas existentes. Estava a pensar num aparelho que ligasse à tomada de 230V (com os disjuntores de tomadas desligados no quadro) e que quando alimentado, emitisse um sinal RF para um dispositivo portátil que andasse comigo. Desta forma, conseguiria sozinho, efectuar o levantamento desses circuitos, ligando um a um os disjuntores no quadro até que o tal sinal fosse emitido.

Conhecem alguma coisa que funciona assim? Têm alguma sugestão melhor, sem ser demasiada dispendiosa, que solucionasse este problema?

Agradeço qualquer dica ou sugestão.

Bom e barato, Piezo para 230V e uma ficha macho, consoante as tomadas a testar se for para ambiente muito ruidoso, em vez do piezo, pode pôr-se uma sirene. Quaisquer 10€ resolve o problema.
Anexos
Piezo.jpg
Piezo.jpg (7.06 KiB) Visto 1823 vezes
Ficha 6A.jpg
Ficha 6A.jpg (7.21 KiB) Visto 1823 vezes
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctr

Mensagem por Duarte82 »

Agradeço as respostas.

Tentei trabalhar com este:

http://s292.photobucket.com/user/bluefo ... 2158347311

Mas o problema é que, para os casos em que a cablagem de vários circuitos utiliza o mesmo caminho de cabos, o sinal irradia para os cabos que estão ao lado, não tornando a leitura fiável. Torna-se ideal para edifícios mortos, sem ligação eléctrica. E no meu caso, não é possível nunca desligar toda a instalação.

Irei estudar as vossas sugestões, agradeço mais uma vez. Ainda assim, fico à espera de mais partilha de opiniões.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctr

Mensagem por Duarte82 »

Caros colegas,

Uma vez que resolvi a questão, aproveito para vos informar qual a solução que encontrei. Embora não seja tecnicamente muito elaborada. Comprei uns intercomunicadores com switch de posição fixa para manter o microfone ligado (não necessita manter qualquer tecla carregada para emitir um som). Irei adaptar um dos intercomunicadores, ao qual em vez das pilhas, terei um transformador para ligar à tomada de 230V.

Desta forma, ligando o intercomunicador, com o switch na posição de microfone activo (a emitir som para o outro intercomunicador) e o botão de teste ligado (emite um som contínuo quando alimentado, à tomada de corrente com os disjuntores de tomadas desligados no quadro eléctrico. Basta-me ligar os disjuntores um a um e quando o som de teste for emitido, encontrei o respectivo circuito da tomada.

Permite-me desta forma trabalhar em ambiente ruidoso ou em ambiente que exige sossego, e graças a grande alcance dos intercomunicadores (10kms sem obstáculos), consigo vencer as grandes distâncias de pavilhões industriais.

Agradeço ainda assim a vossa ajuda. A ideia do piezo/sirene esteve em cima da mesa, mas uma vez que os intercomunicadores têm o botão de teste, não foi necessário.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Ricardo S
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 fev 2014, 18:48

Re: Método para levantamentos de circuitos de tomadas eléctr

Mensagem por Ricardo S »

eu uso uma campainha com uma ficha, e vou ligando nas tomadas deixando apenas 1 dijuntor ligado fico sabendo qual o circuito desse dijuntor
Responder

Voltar para “Ideias”