CERTIEL PARA QUE???

OET
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 set 2010, 21:10

CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por OET »

A CERTIEL NAO PROCURA O PERIGO.... CERTIEL PROCURA A MANEIRA DE REPROVAR AS OBRAS......
ONDE ESTA A CAIXA DE APLIQUE???......ALGUEM ME DIZ QUAL E O BENEFICIO DA CAIXA DE APLIQUE....OU SERA PERIGOSO NAO TER????
O PROJECTO TEM 10 CIRCUITOS VOCE TEM 12 .....PERIGOSO....
......................
QUE CRITERIOS SAO ESTES???????????


ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por ecastro »

Viva

Eu até concordo que este forum tambem serve para desabafar mas fiquei sem perceber se era só isso que pretendia ou se queria alguma opinião sobre o que lhe aconteceu.
Avatar do Utilizador
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por Pollux »

Mais um tópico sem sentido...

ps: nao trabalho na certiel
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por orçamentista »

Obviamente para complicar e contribuir para a burocracia. Aliás está é a prática da administração e desta forma o retrocesso é evidente.

Uma entidade elitista e centralista que no passado o governo da república criou e o actual não sabe o que fazer. Não obstante o erro da oposição em não ter deixado passar a legislação, concretamente o decreto-Lei 26/10, já confidenciam nos corredores de S. Bento o erro cometido, inclusivamente, o líder do PSD na matéria, jurista de profissão mas ao que parece lá usou uns comentário vagos sobre instalações eléctricas, poco dignificou o debate.
Num passado próximo esteve ligado à administração de uma empresa na área energética. Claro! Compreende-se a atitude.

Mas não desesperem, brevemente surgirão novidades na matéria e legislação clara e absoluta para as instalações eléctricas, na qual um dos propósitos é retirar o monopólio à Certiel e colocá-la em igualde de circiunstâncias com outras certificadoras.
OET
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 set 2010, 21:10

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por OET »

sem sentido?. porque??'
ruimonteiroviseu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 23 abr 2011, 12:25

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por ruimonteiroviseu »

Entendo perfeitamente o que queres dizer.
Uma vez, um Inspector meteu-se comigo por eu colocar 30 cm de tubo de água (daqueles pretos e rijos)
para proteger um cabo eléctrico numa esquina da parede.
Dizia ele que eu não devia ter utilizado o tubo porque não era ignífugo e que se o cabo estivesse instalado
sem qualquer protecção mecânica, já não se teria metido comigo.
Eu acho que nestas coisas da electricidade deve haver uma coisa que está em vias extinção
e que se chama "BOM CENSO".
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Concordo contigo na parte que os inspectores devem utilizar o bom senso nas suas inspecções. Por outro lado, na tua instalação, qual foi o bom senso que utilizaste para colocar um tubo de água numa instalação eléctrica, sabendo que era de água? Parece-me haver alguma incoerência na tua afirmação...
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
miaux
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 mai 2010, 12:36

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por miaux »

Boas.
Gosto muito de ver comentários/desabafos dos colegas.
Sou Electricista à cerca de 22 anos e já vi muito.
A princípio eram os Exmos. Senhores trabalhadores da "EDP" que metiam medo aos proprietários das habitações, tipo: "Se não me entregas a obra de Electricidade, quando pedires a Baixada, fica-lhe muito mais caro", etc.
Andaram esses mamões, sem habilitações para a execução da obra (tinham curso de puxar linhas e de trabalhoes e TET, etc.) e já se axavam capazes de executar uma obra, toda ela com o mesmo fio (2,5 mm) e voilá... acendeu uma lampada, o frigorifica já pode trabalhar, etc. (ganhavam o ordenado deles e não bastava; tinha de ir tirar o serviço a pessoas como eu).
O meu curso teve a duração de 3 anos (tecnologia, prática, desenho) e aprendi a calcular secções, a fazer plantas, etc. (ainda estudo electricidade).
Hoje em dia vejo que o que aprendi, em termos de legislação, foi em vão... isto é: Não basta o meu curso e a minha experiência? - Proque motivo tem-se de dar de "mamar" a uns calasseiros que à minha beira nem me chegam aos calcanhares? (modéstia à parte)
Dá-me vontade de chegar o lume à minha carteira profficional, visto que tenho de dar explicações do meu serviço a quem percebe menos do que eu... revolta-me...
É o país que temos...
Abraços e desculpem-me os desabafos!!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por Duzia12 »

Berros e mais Berros!!!

Assim não se resolve nada!!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por jaimereis »

boas

tudo tem a ver com a teoria do portuga, " em safei-me, quem vier a seguir feche a porta"

e andamos nisto á quase 100 anos

os Srs Engenheiros tem o rabo preso(passo a expressão) a uma Ordem Monopolista, e por uma Camara de Engenheiros Tecnicos que tenta chegar á Ordem e anda no limbo, estas associações para beneficiar uns prejudicam outros, sem falar nos licenciados novos que querem trabalhar mas tem que fazer um requerimento ao Papa.

os electricistas, esses, sempre com a logica da batata, olhos que não veem coração que não sente, e vão se safando assim no meio das gotas da chuva

que se criem as associações profissionais, uma associação por classe, nimguem trabalha se não estiver credenciado pela associação respecttiva, e para entrar tem que dar provas,

que haja fiscalização, aos engenheiros, aos electricistas, mas acima de tudo aos donos de obra e empreiteiros pois a responsabilidade começa por eles , se não tem pessoal credenciado não faz a obra, só assim se tem qualidade, só assim se dá excelencia aos profissionais
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
hoffman
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 19 mai 2011, 21:10
Localização: Almada

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por hoffman »

boas

Nao ade andar isto na logica da batata ainda na sexta feira fui a uma entrevista ( uma conversa com sr que diz que e electricista ) nem carteira tem ...
então proposme trabalhar com ele que era sub empreiteiro de um outro sub empreiteiro trabalhar sem seguro sem contrato sem descontos e se calhar sem ordenado no fim do mes
para que Certiel para que andar a estudar uma vida se chega um chico esperto que sabe ligar azul com azul preto com preto esta a dar luz quando vai o fiscal da Certiel recebe o envelope maravilha e siga para outro
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por projclvm »

Isso já são afirmações perigosas (atenção que não trabalho para a certiel). Mas o que queria aqui deixar presente é uma experiência que já me ocorreu como técnico responsável por execução. Tive uma instalação em que um Sr. Inspector disse que ia propor a instalação para reprovação à certiel (por coisas que eu discordei que nada tinham a ver com a segurança da instalação) por tal facto fiz um relatório detalhado à certiel, justificando a razão de tais "desconformidades" apresentadas. Após exposição recebi o certificado da instalação. Conclusão: As decisões de contestação devem ser fundamentadas e se assim for, grande parte das situações resolvem-se, pois por vezes o que surge é excesso de zelo por parte do inspector e às vezes zelo a menos por parte do instalador (sem querer ofender ninguém).
Avatar do Utilizador
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Localização: Lageosa do Dão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

projclvm Escreveu:Isso já são afirmações perigosas (atenção que não trabalho para a certiel). Mas o que queria aqui deixar presente é uma experiência que já me ocorreu como técnico responsável por execução. Tive uma instalação em que um Sr. Inspector disse que ia propor a instalação para reprovação à certiel (por coisas que eu discordei que nada tinham a ver com a segurança da instalação) por tal facto fiz um relatório detalhado à certiel, justificando a razão de tais "desconformidades" apresentadas. Após exposição recebi o certificado da instalação. Conclusão: As decisões de contestação devem ser fundamentadas e se assim for, grande parte das situações resolvem-se, pois por vezes o que surge é excesso de zelo por parte do inspector e às vezes zelo a menos por parte do instalador (sem querer ofender ninguém).
Boas
Concordo plenamente com o colega projclvm. Não é por mero acaso que estamos "cotados" como um dos melhores da Europa em relação a Instalações Eléctricas. Nestes 10/11 anos melhoramos consideravelmente as nossas instalações eléctricas e quer queiramos quer não isso devesse em grande parte a legislação, mas sobretudo á fiscalização exercida nomeadamente pela Certiel. A Certiel não é um "Bicho Papão".
vav
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 15 set 2009, 22:07
Localização: LISBOA

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por vav »

Peço desculpa, mas vou ter um desabafo.
Então há por aí quem não queira uma entidade de fiscalização?!! (serão os electro-pedreiros?) Quem se sentir prejudicado, siga o conselho do nosso colega PROJCLVM, que funciona.
Há regras, é lógico que exista alguém que verifique se elas são cumpridas. A lei do bom senso não é para todos, é só para quem o tem.
Há que continuar a estudar (actualizar), é uma coisa que não nos deixa ficar para trás.
Há muito bons profissionais que não tem carteira (DGE), há outros que a têm e ... ... ...
Não trabalho na CERTIEL, na EDP, nem no ISQ.
Enfim foi um desabafo.

P.S. - têns o caps lock activo.
PL
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 05 mai 2011, 10:54
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: CERTIEL PARA QUE???

Mensagem por vitorteixeira »

Eu, da minha experiencia como tecnico responsavel, apenas tenho a dizer.... quem não deve não teme.....

Mas já vi muita instalação que foi certificada por sorteio que.... bem.... enfim.....

Por isso, todas as instalações deveriam ser vistoriadas......
Vitor Teixeira
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”