Entidade Fiscalizadora (Sim ou Não)

Responder

Concorda que faz falta um regulador para as instalações eléctricas ?

Acho que o modelo CERTIEL está correcto
28
18%
Deve existir regulador mas mais que um (sem monopólio)
101
66%
Bastava as antigas inspecções
11
7%
Para mim não havia inspecções
13
8%
 
Total de votos: 153

Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Entidade Fiscalizadora (Sim ou Não)

Mensagem por Fernando »

Aqui fica uma votação, para termos uma ideia do que pensão os nossos colegas sobre o tema...


bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 122
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Entidade Fiscalizadora (Sim ou Não)

Mensagem por bruno_duarte »

Boa noite

Na minha opinião, concordo com a existência da CERTIEL, mas não nos termos actuais.

CERTIEL sim mas:

1º Inspecções obrigatórias para todas as instalações e não de uma forma aleatória.

2º Com técnicos capazes e com experiência demonstrada.

3º Imparcialidade e rigor técnico (mas rigor com peso e medida)

4º Apoio técnico aos profissionais da área. Qualquer duvida que seja colocada (experiência própria) eles respondem com secções das regras técnicas..... obrigado ler também eu sei)

5º O valor da reinspecção ser inferior ao da inspecção.

6º Existir sanções para os "maus" profissionais.

As instalações eléctricas tem de ser feitas com segurança para bens e pessoas, e a vida de pessoas que esta em jogo, deve haver fiscalização, até que por sem ela era estarmos a recuar no tempo. Basta pensarmos nas instalações que temos de há 20 anos atrás. Já vi algumas e só de ver certas coisas até me benzo antes.

E claro que muitos argumentam que em Civil, Arquitectura, etc... não existe uma CERTIEL e as obras fazem-se. Ok pois fazem mas também se vê cada coisa.

É a minha opinião. Aceito criticas, até porque acho bastante importante discutir estes assuntos visto que pelo que pareçe vamos ter de viver sem a CERTIEL. Como acham que vai ser abordada a questão dos projectos eléctricos sem análise e as obras sem vistorias?

A minha opinião é a seguinte subida dos preços e maior acompanhamento de obra.

Um abraço.
domingos batista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 02 jul 2010, 18:40

Re: Entidade Fiscalizadora (Sim ou Não)

Mensagem por domingos batista »

Ora viva,afinal é capaz de ser fácil!
Já tenho uns aninhos disto e sinto que todos os Electricistas deviam dar a sua opinião acerca deste problema.
Para começar obviamente tem que haver Hierarquias.Tem que haver respeito pelo trabalho de cada um ao exercer a sua função.
Temos que definir o perfil das pessoas que nos vão fiscalizar.Senão começa logo mal á nascença.
E para mim o perfil é o seguinte:
1º-Ter o Curso industrial Montador Electricista ou Equivalente devendo já ter o nº da D.G.E. com execução e exploração
e (Obrigatório)pelo menos 10 Anos de Montagens Electricas do mesmo tipo das que vai fiscalizar e ter já efectuado alguns trabalhos como tecnico responsável.
Parece-me, que o facto de aparecer numa obra um fiscal com vinte e tal anos ,que até pode ser competente, a falar em decretos lei
para um oficil electricista de cabelo grisalho, que não percebe, por que raio se há-de ligar uma janela de aluminio á terra.
E se não for bem explicado, o oficial fica-lhe com um ódio de morte.
2º-Estão a chamar-me para jantar.por mim podem continuar.Espero ter tempo para dar mais umas opiniões.Até já
domingos batista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 02 jul 2010, 18:40

Re: Entidade Fiscalizadora (Sim ou Não)

Mensagem por domingos batista »

Bem ,já jantei(ontem)e já fui trabalhar.e agora vou continuar o meu raciocínio espero não ser chato.

2º-Em relação ás obras cuja potencia ultrapasse o limite recomendado.obviamente que tem que ser vistoriado por um Eng.Electrotecnico
inscrito na D.G.E.

3º-Para terminar,terá que haver sempre um ORGANISMO que controle os tecnicos que assinam os termos de responsabilidade das instalações
electricas.onde exista um cadastro de todos os trabalhos que os tecnicos fazem e onde terá que haver um grupo de pessoas que fará a avaliação tecnica de todas as reclamações e chamará a si a responsabilidade de todos os tecnicos que não exacutem os trabalhos de acordo com as normas em vigor.Este serviço ficará agregado ao ministerio que tutela esta actividade.

4º-Acho que não é preciso haver fiscais para instalações até 50 kw como agora existem.O Tecnico Responsavel pela execução é que assumia a responsabilidade durante a exploração mediante um pagamento anual pago pelo proprietário da mesma, e poderia haver empresas particulares que fiscalizem os trabalhos quando para isso fossem solicitados, tanto pelo tal organismo, como pelo cliente, ou até pelo tecnico, e posteriormente apresentem os relatórios ao tal organismo(CERTIEL?)para arbitrar o conflito e penalizar o tecnico se for caso disso.

Posto isto,penso que todos ficaríamos melhor porque a bandalheira por que passam as instalações depois de serem fiscalizadas
é talvez o maior problema.não há manutenção!!!!! Obrigado e desculpem o tempo que vos tomei.bem hajam
tecnilagos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 06 jun 2009, 14:54

Re: Entidade Fiscalizadora (Sim ou Não)

Mensagem por tecnilagos »

acho que deve existir.

mas sem monopólio

tecnilagos
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”