boquilhas

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: boquilhas

Mensagem por joaoosvaldo »

jaimereis Escreveu:boas

uma pergunta, de quem já não faz instalações electricas já alguns anos( na construção civil), em alvenaria, isto é aparelhagem embebida, qual o IP que consideram???? depois de tudo seco e rebocado, faz sentido em falar em IP?? as boquilhas aumentam o IP???
Não as boquilhas não aumentam o IP é mais uma regra de execução de "boa arte". O IP da aparelhagem nos locais que não tenham requisitos especiais (locais não húmidos, sem poeiras, etc.) é o IP20 como mínimo.


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: boquilhas

Mensagem por projclvm »

Concordo Jaimreis.
flaxe
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 23 jan 2008, 23:20
Localização: Quinta do Conde
Contacto:

Re: boquilhas

Mensagem por flaxe »

Boas!

No meu ponto de vista.

Temos vários tipos de Boquilhas, flexíveis, rígidas com porca e bucins.
Bucins:
A nível de IP as únicas que mantém a estanques-idade são os bucins esses sim colocados em caixas metálicas e não metalicas, quadros e caixas de derivação salientes que não tenham as menbranas de borracha para corte basicamente para instalações à vista e a cabo, relembro que as caixas derivação com membrana de corte não necessitam de bocin.
Obrigatório.

Boquilhas Flexiveis:
Depois temos caixas de aparelhagem e derivação quadros, e etc. tudo o que seja plastico ou fibra, para serem chumbadas em parede, essas não existem a questão da estanques-idade e de IP, não é obrigatório a colocação de boquilhas, desde que o tubo anelado ou isogris esteja no interior da mesma e seja cortado à face do buraco quando este estiver já chumbado.
Não Obrigatório, recomenda-se

Boquilhas com porca:
Para colocação em quadros, metálicos ou não metálicos, caixas de derivação metálicas ou não metálicas para instalação a tubo ou embebido ou saliente.
Obrigatório tudo o que é metálico e em instalações salientes a tubo.

Agora uma coisa é certa, a colocação de Boquilhas ou bocins a nível de acabamento é sempre um trabalho limpo e bonito, mas existem também o lado negativo, quantas x colocamos a tubagem sem fio nas buquilhas flexíveis e quando chumbam os roços quantos tubos não ficaram de esguelha na boquilha que quase nem dá para enfiar, dai em caixas de aparelhagem quase não se mete boquilhas e não existe a questão de perda de IP nesses casos.

Eu pessoalmente dou umas no cravo e outras na ferradura e nunca me foi chumbado uma instalação por falta de boquilhas nas caixas de aparelhagem, agora quadros e etc independentemente de serem metálicos ou plástico coloco sempre Buquilhas com Porca.

Boas instalações.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”