Demora na inspecção/certificação

Responder
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Demora na inspecção/certificação

Mensagem por luisilva78 »

Desta vez sou eu que venho aqui pedir a vossa colaboração na resolução de um problema.
Tenho um pedido de certificação feito na Certiel desde dia 20 do mês passado e ainda nem tenho data para a inspecção. Após ter ligado para lá apenas me foi dito que iam fazer alguma pressão junto da EIIEL para que a inspecção fosse agendada. O prazo estabelecido por lei para emissão do certificado (23 dias úteis) já foi ultrapassado e não há inspecção nem certificado. Enviei um e-mail a reclamar da situação (mas duvido que tenha algum efeito).
As minhas questões são: O que faço? Onde me dirijo? Como resolvo esta situação? Espero até que a inspecção seja marcada (que pode ser daqui por mais 1 mês)?
Como é óbvio o meu cliente não está nada satisfeito com a situação e a situação é piorada pelo facto de ser um estabelecimento comercial.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por ENERGY »

Boas
É mandar Advogado enviar carta à Certiel, com conhecimento à DGEG, e a Instalação considera-se aprovada.
luisilva78 Escreveu:Desta vez sou eu que venho aqui pedir a vossa colaboração na resolução de um problema.
Tenho um pedido de certificação feito na Certiel desde dia 20 do mês passado e ainda nem tenho data para a inspecção. Após ter ligado para lá apenas me foi dito que iam fazer alguma pressão junto da EIIEL para que a inspecção fosse agendada. O prazo estabelecido por lei para emissão do certificado (23 dias úteis) já foi ultrapassado e não há inspecção nem certificado. Enviei um e-mail a reclamar da situação (mas duvido que tenha algum efeito).
As minhas questões são: O que faço? Onde me dirijo? Como resolvo esta situação? Espero até que a inspecção seja marcada (que pode ser daqui por mais 1 mês)?
Como é óbvio o meu cliente não está nada satisfeito com a situação e a situação é piorada pelo facto de ser um estabelecimento comercial.
Cpts.
Energy
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por luisilva78 »

Fazendo o seguimento a esta situação, ao e-mail que referi ter sido enviado para a CERTIEL, foi dada a seguinte resposta:
(...)
Em virtude da entrada em vigor da Lei n.º 14/2015, de 16 de fevereiro, a 15 de agosto último, as atividades relacionadas com a execução e inspeção das instalações de utilização de energia elétrica do tipo C sofreram algumas alterações.

Face aos necessários ajustes nos procedimentos a tomar por parte das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), verificam-se, inevitavelmente, algumas situações com maior dificuldade de resolução.

Porque as entidades acima referidas, com a entrada em vigor da referida Lei, se propuseram dar resposta às inspeções em todo o território continental, as dificuldades de agendamento poder-se-ão verificar pontualmente, face ao que era habitual.
A inspecção foi agendada e realizada num espaço de 5 dias úteis.
rosil
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 28 jun 2016, 00:17
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por rosil »

Boas sendo assim quantos dias demorou ao todo ?
rosil
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 28 jun 2016, 00:17
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por rosil »

Boas sendo assim quantos dias demorou ao todo ?
rosil
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 28 jun 2016, 00:17
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por rosil »

Boas sendo assim quantos dias demorou ao todo ?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por luisilva78 »

No total foram aproximadamente 28 dias úteis. O pedido foi feito dia 20/05 e pago dia 24/05 (tivemos o feriado municipal e o fim-de-semana aqui pelo meio). Entrou em estado "em vistoria" no sistema da Certiel no dia 25/05. Após os 23 dias úteis, e como não era dada nenhuma informação sobre a data da vistoria, entrou-se em contacto com a Certiel para reclamar com a situação (conforme foi indicado no primeiro post), no dia 28/06. Finalmente a vistoria foi realizada no dia 06/07.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que este email, não faz qualquer sentido, pois os prazos são para se cumprir, tanto na marcação de inspeções, como no tempo que o Técnico tem direito a se apresentar atrasado na inspeção, caso contrario a mesma é reprovada pelo atraso do Técnico.
luisilva78 Escreveu:Fazendo o seguimento a esta situação, ao e-mail que referi ter sido enviado para a CERTIEL, foi dada a seguinte resposta:
(...)
Em virtude da entrada em vigor da Lei n.º 14/2015, de 16 de fevereiro, a 15 de agosto último, as atividades relacionadas com a execução e inspeção das instalações de utilização de energia elétrica do tipo C sofreram algumas alterações.

Face aos necessários ajustes nos procedimentos a tomar por parte das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), verificam-se, inevitavelmente, algumas situações com maior dificuldade de resolução.

Porque as entidades acima referidas, com a entrada em vigor da referida Lei, se propuseram dar resposta às inspeções em todo o território continental, as dificuldades de agendamento poder-se-ão verificar pontualmente, face ao que era habitual.
A inspecção foi agendada e realizada num espaço de 5 dias úteis.
Cpts.
Energy
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por alucas »

Boas
Só uma questão o pedido foi efetuado no balcão digital?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por luisilva78 »

alucas Escreveu:Boas
Só uma questão o pedido foi efetuado no balcão digital?
Sim, claro que o pedido foi efectuado através do Balcão Digital da Certiel.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por nfh »

Como é que estão atualmente os tempos de espera para a certificação de instalações elétricas?
Tenho uma instalação doméstica a certificar para 20kva cuja certificação já foi solicitada há várias semanas atrás. No entanto até ver continua por certificar.

Há alguma coisa que possa ser feita atualmente para pressionar a execução da certificação?
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por Electroo »

nfh Escreveu: 24 mai 2018, 09:41 Como é que estão atualmente os tempos de espera para a certificação de instalações elétricas?
Tenho uma instalação doméstica a certificar para 20kva cuja certificação já foi solicitada há várias semanas atrás. No entanto até ver continua por certificar.

Há alguma coisa que possa ser feita atualmente para pressionar a execução da certificação?
Bom dia,

Também tenho a mesma questão.
Temos feito as inspeções no IEP. Gostava de saber se existe prazo para marcação da vistoria, e prazo para emissão do certificado/declaração.

Obrigado,
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Demora na inspecção/certificação

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Já tive duas inspeções uma feita pelo ISQ e outra feita pelo IEP, a primeira demorou entre a entrada e pagamento do pedido 1 mês e quatro dias, após insistência na sua realização, o IEP demorou menos uma semana, neste momento tenho mais um pedido metido e pago à cerca de uma semana, no IEP porque o tempo é dinheiro.

Os processos neste momento na zona de Setúbal, estão mais demorados porque houve alteração na EDP Distribuição, e entre a entrada do PFE e a chegada da viabilidade, passam-se 3 semanas, isto porque o trabalho dos orçamentistas que eram funcionários da EDP, passou para a CME, e estes gastam os 15 dias úteis que têm para responder.

Em relação ao tempo limite também gostaria de saber para as inspeções se existe algum prazo legal de tempo máximo entre a entrada e pagamento do pedido de inspeção.

Cumprs.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”