certificação pendente

Responder
JJANECA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 02 mar 2016, 21:35

certificação pendente

Mensagem por JJANECA »

Boa tarde.

Preciso de ajuda relativamente a uma certificação que se encontra pendente.
Fiz um pedido a edp para um ramal de regas num terreno agricula, nesse terreno foi construido uma cabine em que no seu interior tem um quadro eletrico com duas tomadas, um ponto de luz e uma tomada com encravamento mecanico.
Pedi certificação e vim a observar que a aprovação se encontra pendente porque a entrada do recinto nao se encontra convenientemente identificada, e refere um decreto que é o 803.5.1.1.
Enviei um e.mail e telefonei para a certiel e la disseram me que tenho de consultar o regulamento.
A verdade é que consultei o regumalento e nao percebo exactamente o que é preciso.

A minha questão é, alguem sabe que raio de identificação é essa? como é que identifico, o que é que tenho de identificar?

Atenciosamente João Santos


jose costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 15 nov 2009, 12:49

Re: certificação pendente

Mensagem por jose costa »

Boa tarde
Já consultou as Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT), está lá a justificação para a aplicação da não conformidade detetada na inspeção.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: certificação pendente

Mensagem por joao-pt »

803.5.1 - Estabelecimento de entradas.
803.5.1.1 - As entradas relativas a um mesmo recinto devem, em regra, convergir num único local e ser convenientemente sinalizadas quando sirvam a mesma instalação eléctrica (de utilização) ou instalações distintas, estabelecidas no mesmo recinto.
803.5.1.2 - A regra indicada na secção 803.5.1.1 pode ser dispensada em casos devidamente justificados, desde que:
a) Seja instalado, em cada entrada, um sistema de sinalização indicando, com clareza, a existência de outras entradas e avisando automaticamente e com segurança se essas entradas estão ou não ligadas;
b) Exista, junto a cada entrada, um sistema de telecomando que permita colocar as outras fora de serviço.
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: certificação pendente

Mensagem por Raminhos »

Cuidado por vezes alguns inspetores escrevem nos relatórios não conformidades não existentes, ou seja descrevem mal as eventuais não conformidades existentes é depois surgem estas dúvidas, que no fundo devem ser esclarecidas logo no local com o inspetor.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”