certeficaçao

Responder
jrelectricidade
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 jul 2015, 00:34

certeficaçao

Mensagem por jrelectricidade »

boa noite ,estou metido numa embrulhada e não sei como ajudar o cliente pediram me para verificar uma instalação num apartamento porque o instalador anterior não consegui tratar do processo ?
Achei estranho pois parecia simples pois o apartamento ja tinha contador e diferencial fui a edp saber se passava alguma coisa e foi me dito que a fração não existia e que tinha de criar um ramal? treta então eu perguntei mas eu já tenho contador e diferencial como e possível.
falei com o dono se me facultava uma fatura antiga mas o mesmo não consegui pois a casa esteve fechada 11 anos e não tinham nada ,tirei fotos do contador e do diferencial e voltei a edp após 2 h de espera lá conseguiram identificar,só que desta vez disseram que tinha de certificar o apartamento ,fiquei com pé atrás um prédio de 1974 mas tudo bem fez se obras para que fosse possível certificar mas foi reprovado porque a coluna do prédio não tem terra o apartamento tem o condutor de terra mas a coluna e antiga não tem a terra foi feita quando fizeram a coluna de agua mas de maneira iregulamentar,resultado não consigo o certificado por causa da terra do edifício,nao tenho anomalias no apartamento mas reprovou por falta do condutor de terra na coluna ,alguém sabe como ultrapassar isto ?
obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: certeficaçao

Mensagem por nelmindo »

Há mais qualquer coisa aí que não dá para perceber.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: certeficaçao

Mensagem por Mário »

Boas
Pediram a certificação do andar sem "terra"?
Que diferencial instalado, e como chegaram ao valor?

Tens que fazer a coluna de acordo com as normas em vigor, e se passar os 50kVA tem que haver projecto.

Outra hipótese, ligas para a EDP e dizes que queres ligar a energia no local "X" que tem o nº de identificação "Y" , e perguntas o que é necessário? . Se disserem que não tem certificação, informas que é para ligar no mesmo consumidor e que o prédio é anterior a 1974, mas atenção, em principio não tens mais que 15 amperes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jrelectricidade
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 jul 2015, 00:34

Re: certeficaçao

Mensagem por jrelectricidade »

Bom dia, ai que esta o problema a administração do prédio não quer fazer uma coluna nova e diz que pagou a um electricista que fez supostamente a terra do edifício quando fizeram a coluna de agua ,só que a certiel como e óbvio não aceitou, o valor medido no apartamento 320 ohm meti um diferencial de 30ma
jrelectricidade
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 jul 2015, 00:34

Re: certeficaçao

Mensagem por jrelectricidade »

Bom dia , já tentei a edp diz sem certificado da certiel nada feito , depois fui a certiel falar com o eng. responsável no qual me foi logo dito que os edifícios tiveram um prazo de 10 anos para corrigir a ausência do condutor de terra nas colunas e que a solução e fazer uma nova coluna de acordo com o regulamento , o problema e que a edp deu baixa daquele local de contagem alegou que como esteve mais de 10 anos sem contracto apagaram do sistema a fracção
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: certeficaçao

Mensagem por Mário »

Pois é, o regulamento de 74 já dizia que havia 10 anos para ficar tudo de acordo com o regulamento.

O condomínio é obrigado a ter a coluna de acordo com o regulamento. Não sei onde é que a queixa possa ser feita, para obrigar a estar de acordo com o regulamento, (talvez na antiga dge).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”