Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Responder
nvno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 jul 2011, 12:31

Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por nvno »

Boa tarde,

1) Pergunto aqui se uma canalização de tubo de 20mm, condutores 2,5mm2 e disjuntor de 16A pode ser aplicada e aprovada pela certiel para iluminação?

2) E se esta for derivada de uma canalização de 1,5mm2, protegida por 10A?

Obrigado.
Cumprimentos,
Nuno Guerreiro


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por nelmindo »

nvno Escreveu:Boa tarde,

1) Pergunto aqui se uma canalização de tubo de 20mm, condutores 2,5mm2 e disjuntor de 16A pode ser aplicada e aprovada pela certiel para iluminação? Sim pode, a secção minima é que é 1,5mm2... Agora se no circuito tiver algo que diga que não pode "levar" com mais do que 10A (por exemplo um interrutor), tudo se mantém menos o disjuntor que terá que ser de 16A.

2) E se esta for derivada de uma canalização de 1,5mm2, protegida por 10A? Esta não percebi. Tem um circuito de 1,5mm2 10A e daí vai derivar outro com um disjuntor de 16A e 2,5mm2?

Obrigado.
Cumprimentos,
Nuno Guerreiro
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por mpinto »

Parece que o que ele quer dizer é tendo um circuito a 1,5mm protegido a 10A e a dado passo a secção passa a ser 2,5mm.
Neste caso não vejo inconveniente, a menos que os dispositivos de ligação só comportem 1,5.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o circuito de iluminação fosse a 2.5mm, protegido a 10Amp. e desse circuito deriva-se a 1.5mm para um equipamento, não haveria qualquer mal, agora fazer o contrário, já não é muito normal, mas quem anda neste ramo, vê de tudo.


mpinto Escreveu:Parece que o que ele quer dizer é tendo um circuito a 1,5mm protegido a 10A e a dado passo a secção passa a ser 2,5mm.
Neste caso não vejo inconveniente, a menos que os dispositivos de ligação só comportem 1,5.
Cpts.
Energy
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por mpinto »

OK ENERGY eu sei que não é normal, nem é lógico que se faça, mas para além de ficar mais caro, a menos que se tenha o fio e não queira comprar outro, diga-me qual é o mal.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por nelmindo »

mpinto Escreveu:OK ENERGY eu sei que não é normal, nem é lógico que se faça, mas para além de ficar mais caro, a menos que se tenha o fio e não queira comprar outro, diga-me qual é o mal.
Pode ser para cumprir problemas provocados pela distância, relacionado com a queda de tensão.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por mpinto »

Pode ser, é um exemplo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para mim não tem mal nenhum, mas as regras da boa arte devem prevalecer, senão um dia destes olha-mos para uma caixa de derivação e ao primeiro olhar, não conseguimos destinguir se é iluminação ou tomadas, pois temos tudo à molhada, condutores de várias secções.

mpinto Escreveu:OK ENERGY eu sei que não é normal, nem é lógico que se faça, mas para além de ficar mais caro, a menos que se tenha o fio e não queira comprar outro, diga-me qual é o mal.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por nelmindo »

Sim , as boas práticas são saudáveis. Mas quem abriu o tópico é que deve abrir o jogo e explicar a razão de usar 2,5mm2
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Claro, não vale a pena estar-mos aqui a tentar adivinhar, o porquê da pergunta.

nelmindo Escreveu:Sim , as boas práticas são saudáveis. Mas quem abriu o tópico é que deve abrir o jogo e explicar a razão de usar 2,5mm2
Cpts.
Energy
ricardosousa101
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 09 ago 2013, 22:44

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por ricardosousa101 »

boas....

Quando se faz o encadeamento de disjuntores tem de se ter em conta uma condição de selectividade maior ou igual a 2,5.
Se pomos um disjuntor a montante de 16A e a Jusante um de 10 temos uma condição de selectividade de 1,6, logo não estara dentro das normas e podera ser alvo de reprovação.
Visto haver uma mudança na secção do fio e esta mudança ter de levar um novo dijuntor a proteger o novo fio tem de se ter em conta a selectividade.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por nelmindo »

ricardosousa101 Escreveu:boas....

Quando se faz o encadeamento de disjuntores tem de se ter em conta uma condição de selectividade maior ou igual a 2,5.
Se pomos um disjuntor a montante de 16A e a Jusante um de 10 temos uma condição de selectividade de 1,6, logo não estara dentro das normas e podera ser alvo de reprovação.
Visto haver uma mudança na secção do fio e esta mudança ter de levar um novo dijuntor a proteger o novo fio tem de se ter em conta a selectividade.
Acho que nem o ponto de selectividade se põe em causa, porque ela nem existe. Um disjuntor de 10A a alimentar um circuito que depois mais à frente é protegido por um de 16A, não chamo isso selectividade...

"Boa tarde,
1) Pergunto aqui se uma canalização de tubo de 20mm, condutores 2,5mm2 e disjuntor de 16A pode ser aplicada e aprovada pela certiel para iluminação?
2) E se esta for derivada de uma canalização de 1,5mm2, protegida por 10A"
ricardosousa101
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 09 ago 2013, 22:44

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por ricardosousa101 »

boas.

Posso estar a ver o assunto da prespectiva errada, mas quando se tem um disjuntor a montante e um a jusante estes tem de respeitar a selectividade, coisa que não esta a acontecer.
No meu ponto de vista este sim é o problema.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por LOTAN »

ricardosousa101 Escreveu:boas.

Posso estar a ver o assunto da prespectiva errada, mas quando se tem um disjuntor a montante e um a jusante estes tem de respeitar a selectividade, coisa que não esta a acontecer.
No meu ponto de vista este sim é o problema.
O problema é que nem é preciso fazer contas para saber que o disjuntor de 16 A serviria apenas para gastar dinheiro.

Pelo que se percebe da pergunta inicial a intenção seria colocar um disjuntor de 16 A num circuito protegido a montante por um de 10 A e não o contrário.
ricardosousa101
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 09 ago 2013, 22:44

Re: Canalização de 2,5mm2 para iluminação

Mensagem por ricardosousa101 »

boas

Se a intenção seria colocar um disjuntor de 16 A num circuito protegido a montante por um de 10 A então de certeza que a instalação não será aprovada pela certiel.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”