esteira metalica en desvão sanitario

shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

Olá, na minha moradia todos os tubos da instalação eletrica passam nun desvão sanitario apoiados numa esteira metalica, os do Ited tb passam nessa esteira.

Terei alguma não corformidade (certiel) devido aos tubos da instação eletrica e do ited passarem na mesma esteira?
Está tudo dentro de tubos, não são cabos á vista.

Essa esteira terá de estar ligada á terra?

obrigado


Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por Duzia12 »

Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por Pedro Barradas »

DUZIA12 ...Que tem o RCCTE, a haver com os requisitos do ITED e inst. electricas?
Quem cria renasce todos os dias...
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

O ited2 já está feita, não levantaram problema nenhum.

Agora a sertiel é que não sei se poderá levantar algum problema.

Se na esteira passasem cabio em vês de tubos poderiam levantar, mas como se fez tudo com tubo não sei se para eles poderá ser algo de anormal.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por Josecalado »

Penso que não terá problemas, deve é afastar na esteira as canalizações das comunicações das de energia.
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

um dos problemas é mesmo esse caro josecalado, não consigo desviar os tubos do ited dos de eletricidade porque a esteira está cheia, é uma esteira de 50cm e na saída por baixo do quadro e nos proximos 7 metros não cabe lá mais nada.

Mas pensando de outra maneira, quando os tubos estão enbebidos na laje tb vão uns ao lado dos outros e ninguem reclama...

Que me dizem?
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por ENERGY »

shok Escreveu:um dos problemas é mesmo esse caro josecalado, não consigo desviar os tubos do ited dos de eletricidade porque a esteira está cheia, é uma esteira de 50cm e na saída por baixo do quadro e nos proximos 7 metros não cabe lá mais nada.

Mas pensando de outra maneira, quando os tubos estão enbebidos na laje tb vão uns ao lado dos outros e ninguem reclama...

Que me dizem?
Boas
Penso não existir problema, uma vez que ambas as cablagens se encontram entubadas, no entanto seria bom que estivessem separadas, até por uma questão de eventual manutenção futura.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por Varejo »

Boas, ITED2 pág. 108:

"proibida a passagem de cabos de telecomunicações e de energia nos mesmos tubos. No caso da utilização de calhas,
estas devem ter divisórias, devendo ser um dos compartimentos exclusivo dos cabos de energia.
Em alguns tipos de caminhos de cabos, ou esteiras, poderá o projectista pronunciar-se sobre a melhor forma de encaminhamento,
desde que a separação mínima, entre cabos de telecomunicações e de energia, seja garantida.

Não existe a necessidade de separação entre os cabos eléctricos e os de telecomunicações, no seguinte caso:
• Nos troços de ligação às TT, desde que a distância seja inferior a 35 metros.
Se a distância referida for superior a 35 metros, apenas os últimos 15 metros podem admitir a não manutenção das
distâncias referidas na tabela. Mantém-se, em qualquer caso, a proibição da partilha do mesmo tubo ou do mesmo
compartimento de calha, pelos dois tipos de cabos referidos.
"


Resumindo, estando na mesma esteira entubados, mas em lados "opostos", um lado para energia o outro para comunicações, não existe problema e julgo que a Certiel também não "embirra".
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

Obrigado pelas respostas.

O meu entendimento quanto ás calhas e caminhos de cabos vai só sobre a utilização de cabos e não de tubos, pois não é muito usual utilizar-se tubos em esteiras, na minha moradia usou-se porque fui eu que escolhi assim e o electricista é o meu pai, e como fui eu que tive esse trabalho todo agora custa-me não ser aprovado, na esteira não tenho hipótese de desviar os tubos, pois ela tem 50cm de largura e está completamente cheia, 2 camadas de tubos.

Os tais tubos do ited são apenas 4 de 25mm, não estão identificados e usou-se em toda a obra tubo gris, por isso não existe forma de identificar os tubos a olho nu.

Vou pensar se ainda lhe vou dar um geito ou se os deixo assim e posso estar habilatado a pagar 125€ para a segunda vistoria.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por ENERGY »

shok Escreveu:Obrigado pelas respostas.

O meu entendimento quanto ás calhas e caminhos de cabos vai só sobre a utilização de cabos e não de tubos, pois não é muito usual utilizar-se tubos em esteiras, na minha moradia usou-se porque fui eu que escolhi assim e o electricista é o meu pai, e como fui eu que tive esse trabalho todo agora custa-me não ser aprovado, na esteira não tenho hipótese de desviar os tubos, pois ela tem 50cm de largura e está completamente cheia, 2 camadas de tubos.

Os tais tubos do ited são apenas 4 de 25mm, não estão identificados e usou-se em toda a obra tubo gris, por isso não existe forma de identificar os tubos a olho nu.

Vou pensar se ainda lhe vou dar um geito ou se os deixo assim e posso estar habilatado a pagar 125€ para a segunda vistoria.
Boas
Se os tubos são todos isogris, como acha que o Inspetor vai adivinhar que são ITED, se fosse a si nesse caso, preocupava-me com outros aspetos da instalação, visivéis, ou não visivéis, ou que possam denotar deficiências na Inspeção.
Cpts.
Energy
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

Acreditem que é a única coisa que me está a atrapalhar, de resto estou completamente descansado, penso que cumpri as normas todas sem cortar a nada.

Mas claro que posso ter alguma deficiência, amanha logo se vê.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por ENERGY »

shok Escreveu:Acreditem que é a única coisa que me está a atrapalhar, de resto estou completamente descansado, penso que cumpri as normas todas sem cortar a nada.

Mas claro que posso ter alguma deficiência, amanha logo se vê.
Boas
Se assim é, boa sorte.
Cpts.
Energy
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

Se eu tiver um resguardo de aluminio na base de duche este tem de estar ligado á terra?
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por ENERGY »

shok Escreveu:Se eu tiver um resguardo de aluminio na base de duche este tem de estar ligado á terra?
Boas
Sim deverá fazer ligação equipotêncial em todas as extruturas metálicas acessiveis nos wcs.
Excepto: toalheiros metálicos, elementos de aquecimento central da classe II, grelhas metálicas de ventilação natural, etc.
Cpts.
Energy
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: esteira metalica en desvão sanitario

Mensagem por shok »

já passou, ufa.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”