instalação obsoleta de casa antiga

Responder
BFarinha
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011, 23:57
Localização: Tomar

instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por BFarinha »

Boas, antes de mais o meu obrigado a todos por este forum que desconhecia e no qual encontro muitas resposta e soluções para problemas com que temos de lidar diariamente.
Esta semana tive de lidar com um problema que me causou muita admiração devido á maneira como os proprietários e alguns supostos técnicos lidam com a segurança das pessoas e bens.
Sou electricista e trabalho por minha conta e técnico responsável já à alguns anos.
Minha irmã alugou uma casa da qual eu fui o fiador, na altura da visita à casa informei o proprietário que a instalação eléctrica estava muito mal, era uma instalação antiga à vista com tomadas puxadas de qualquer lado e sem possibilidade de acesso ás caixas pois o novo tecto falso tinha as tapado quase todas.
Depois da mudança feita a minha irmã pediu ao proprietário para instalar 4 tomadas, uma na cozinha para o frigorifico, uma na sala para a tv, uma num quarto para a mesa de cabeceira e outra na casa de banho.
A resposta do proprietário foi que falasse comigo pois sendo eu electricista podia fazer e depois fazia contas com ele. Eu ao ser informado disso informei a minha irmã que iria ver o que era para fazer e depois dava orçamento, pois com a instalação naquele estado a coisa não iria ser fácil de fazer de modo a que ficasse de acordo com o regulamento.
Fui à instalação verifiquei o quadro(totalmente obsoleto e com um disjuntor de 16A avariado com fio de 1,5mm a fazer ligação directa entre polos), verifiquei o resto da instalação e vi que não tinha possibilidade de puxar nenhuma tomada dos circuitos existentes por estar tudo misturado e caixas de derivação escondidas entre o tecto falso novo e o velho. e tambem por falta de terra nos circuitos.
Conclusão, teria de colocar um quadro novo, com interruptor diferencial de 30mA, disjuntores de 10A para qualquer circuito já existente, e criar um circuito novo com calhe técnica a servir as quatro novas tomadas.
Isto para não criar conflitos e não lhe dizer que tinha de fazer uma instalação toda nova e mudar contador e fusíveis para a rua coisa que o proprietário não iria fazer de certeza.
O principal problema foi que ao procurar a ligação à terra verifico que a mesma não existia, nos circuitos já eu tinha visto mas ainda pensei que houvesse no quadro e ao ver uma caixa metálica junto ao chão debaixo do quadro sem selo ainda pensei que a ligação por lá estivesse, não o que lá estava era a baixada a fio 2,5mm sem fusivel ligado e a fase ligada por uma junção.
Informei o proprietário que a casa estava com instalação em risco de incendio e sem protecção contra contactos indirectos e directos, visto algumas caixa não terem tampas e haver vários fios cortados pela casa. Por isso não podia colocar nenhuma tomada nem mexer na instalação, a única coisa certa a fazer era eliminar toda a instalação e fazer tudo novo com contador na rua e nova baixada.
Ao fim do dia o proprietário telefona-me para que eu me desloca-se com urgência á casa pois precisava muito de falar comigo.
Quando lá chego, vejo o proprietário e um outro individuo dono de uma loja de electrodomésticos que me foi apresentado como técnico embora eu já o conhece-se. Este técnico afirmou que a instalação estava em segurança, não havia risco de incêndio, bem protegida e que se a EDP a ligou é porque estava tudo bem, vacilou um pouco quando lhe perguntei o que fazia ao disjuntor de 16 ligado directo com fio de 1,5,... disse que se trocava por um novo, perguntei como é que segurava um novo na baquelite, se ia ficar seguro com um pouco de calha din. Disse-me que talvez fosse melhor por um quadro novo.
Perguntei-lhe que iria fazer em relação à baixada de 2,5mm, respondeu que se a EDP assim a tinha era porque estava bem, a unica preocupação foi que não estava selado e podiam roubar luz..lol, como se isso fosse mais importante que a segurança das pessoas.
Perguntei como é que fazia com a ligação à terra, respondeu que antigamente não se usava e tinha o diferencial da EDP :lol: , mas que podia por um piquete na rua ligado ao quadro, mas não valia a pena pois os circuitos não tinham condutor terra.
Perguntei-lhe onde ia ligar as tomadas novas, aí perdeu o norte pois era rara a caixa á vista.
O proprietário (isto tudo já em modos de discussão e desentendimento) disse que tinha ligado um piquete no chão da cozinha com um fio até á tomada da maquina de lavar a roupa e que eu estava a complicar .
Resultado, o referido técnico aceitou o trabalho e vai colocar um quadro com tres disjuntores e puxar as tomadas de qualquer lado , desde que funcionem.
Eu pergunto é este o Portugal que queremos? como é que se pode acabar com isto?
E o referido proprietário ainda foi comentar com a minha irmã que eu estava era a complicar e que ainda bem que tinha trazido um técnico competente com ele.
E nisto tudo, eu fico visto como?
junto deixo algumas fotos, depois tiro mais à instalação .
Anexos
na cave caixa que serve tomada e iluminação, com projector e interuptor solto no tecto e com ligação á casa do lado a qual desliguei, a caixa encontrava-se sem tampa.
na cave caixa que serve tomada e iluminação, com projector e interuptor solto no tecto e com ligação á casa do lado a qual desliguei, a caixa encontrava-se sem tampa.
uma das poucas caixas visíveis a servir tanto tomadas como iluminação.
uma das poucas caixas visíveis a servir tanto tomadas como iluminação.
suposta "ligação á terra" para servir a tomada da maquina de lavar
suposta "ligação á terra" para servir a tomada da maquina de lavar
portinhola que não estava selada, com fusivel eliminado e ligação por junção.
portinhola que não estava selada, com fusivel eliminado e ligação por junção.
Quadro eléctrico e portinhola
Quadro eléctrico e portinhola
Quadro electrico, disjuntor do meio é de 16A não dispara e está ligado directo com fio 1,5
Quadro electrico, disjuntor do meio é de 16A não dispara e está ligado directo com fio 1,5


windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por windstorm »

realmente a coisa está meio preta....

eu no teu caso teria refeito o quadro com um difrençial de 30ma mais uns disjuntores e um bom terra.....

ou seja...aquilo que eu fize-se estaria garantidamente dentro da lei incluindo as novas tomadas.......

agora se o proprietario nem isso quise-se eu nem lhe tocava...

nota que existem milhares de casas em portugal nessas condições e muito pior.....da-se muitas vezes os caso das pessoas que lá vivem nao terem condições de fazer obras nenhumas e aí entramos num dilema....

ja me apareceram dezenas desses casos e como te disse, coloco sempre diferencial, disjuntores e fio terra......nas partes novas fica tudo conformr as regras mas se as pessoas nao querem além disso pelo menos ficam com o minimo...

nota que no pais que vivemos existem milhares de casos e muitos deles 150 euros é uma conta grande....

eu nao abdico do essencial a nivel de segurança......
BFarinha
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011, 23:57
Localização: Tomar

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por BFarinha »

Sim eu compreendo isso, acontece que é uma casa alugada e os proprietários têm de ter mais responsabilidade, não é só pintar e alugar.
Para alugar tem de ter licença de utilização e como é que a mesma é passada com uma instalação destas, de referir que algumas reparações electricas desta casa foram feitas pelo pedreiro que tambem pintou a casa e fez os tectos.
O orçamento do electricista que aceitou o serviço foi de 100 euros para o quadro e 80 para as 4 tomadas, apenas vai por o quadro com disjuntores novos a substituir os velhos e ligar as tomadas nos pontos mais proximos e sem ligar terra. Não vai por electrodo pois os circuitos existentes no quadro não têm condutor terra. A instalação vai continuar sem protecção á terra, o mesmo se aplica ás tomadas novas.
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por asubida »

Boa noite,
As fotos falam por si. A instalação não está conforme as RTIEBT ( e são muitas as não conformidades ) . Há muito desconhecimento e uma dose bastante grande de oportunismo da parte do senhorio ( só receber e não cuidar da sua propriedade como é de lei) . À inquilina assiste-lhe o direito ( e o dever ) de se dirigir à Autoridade Reguladora do sector e solicitar uma vistoria, uma vez que está em causa a segurança de pessoas e bens. Dessa vistoria eu tenho a certeza que sairá de imediato uma intimação para fazer uma nova instalação eléctrica.
Contudo tenho um comentário a fazer à atitude da empresa distribuidora (provavelmente a EDP) em termos da lei nunca poderiam ter ligado a energia......

Saudações
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por Duzia12 »

Eu conheço uma casa antiga com 50 anos, de um familiar com pouca instalação eléctrica.

Pelo menos consegui lá meter fio de terra e um disjuntor geral de 1x 10 A e um diferencial de 30 mA, não vá o diabo tecê-las.

O diferencial é de marca Lemag e está a funcionar há 15 anos, e já disparou várias vezes em cado de defeito. Aquilo cresceu feita ramada.

Sendo assim está tudo protegido.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por windstorm »

asubida Escreveu:Boa noite,
As fotos falam por si. A instalação não está conforme as RTIEBT ( e são muitas as não conformidades ) . Há muito desconhecimento e uma dose bastante grande de oportunismo da parte do senhorio ( só receber e não cuidar da sua propriedade como é de lei) . À inquilina assiste-lhe o direito ( e o dever ) de se dirigir à Autoridade Reguladora do sector e solicitar uma vistoria, uma vez que está em causa a segurança de pessoas e bens. Dessa vistoria eu tenho a certeza que sairá de imediato uma intimação para fazer uma nova instalação eléctrica.
Contudo tenho um comentário a fazer à atitude da empresa distribuidora (provavelmente a EDP) em termos da lei nunca poderiam ter ligado a energia......

Saudações
julgo que estás a ver as coisas pela actualidade e não pelo tempo do imovel....
é evidente que aquele equipamento já foi topo de gama na altura do pedido de ligação e entretanto devem ter passado uns trinta anos......

imagina que saia um decreto que obrigava a que todas as instalaçoes fossem novamente visturiadas.....iria haver trabalho para muitos anos...

para quem lida diariamente com estas situações como eu, torna-se evidente que a maioria das pessoas não tem capacidade economica para refazer a sua instalaçao e posso te garantir que já encontrei dezenas destes casos e aí entra o bom senso e responsabelidade....

na maior parte dos casos é possivel aplicar um dipolo terra e mesmo que não vá ao quadro, pelo menos vai ás maquinas com exterior metalico.....é tambem muito importante nestes casos (NA MINHA OTICA) dimensionar muito bem os disjuntores....eu costumo aplicar o mais baixo possivel por circuito para de alguma forma prever problemas com fios antigos e de pouca capacidade.

Neste caso concreto, penso que um quadro novo, uma ligação decente á terra e calha tecnica podiam fazer milagres e nem ficaria muito caro..
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por Varejo »

Boas, quem anda no mundo real sabe que a maior parte das casas com mais de 30 anos, não tem a instalação eléctrica perante os padrões actuais e algumas bem deficientes, mas se olharmos para o aspecto geral da habitação também está idêntica à instalação eléctrica.

Muitas pessoas tem ordenados baixos ou vivem de reformas baixas, de certeza que a prioridade delas não é colocar a instalação eléctrica perante a lei vigente, se calhar preferem investir o pouco que tem numa janela partida ou arranjar o telhado para ver se deixam de ter alguidares espalhados pela casa quando chove.

Eu já tive "assistências" em que fiz praticamente voluntariado(pagarem só o material e o mínimo) por as pessoas terem dificuldades financeiras e eu não deixar "aquilo" presos por "arames".

E digo que isto acontece tanto na parte de proprietários como inquilinos, de certeza que um proprietário com casa arrendada a receber 15/20€ de renda não tem dinheiro para fazer obras.

p.s o regulamento a ser aplicado nas instalações "antigas" é o 740/74 e não as RTIEBT e para quem não sabe já existem as Regras Técnicas Remodelação de Instalações Eléctricas, pelo menos já tenho esse livro "dado" pela CERTIEL nos seminários 2011, que supostamente os inspectores da CERTIEL já tiveram essa formação sobre remodelações.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
BFarinha
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011, 23:57
Localização: Tomar

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por BFarinha »

Varejo Escreveu:Boas, quem anda no mundo real sabe que a maior parte das casas com mais de 30 anos, não tem a instalação eléctrica perante os padrões actuais e algumas bem deficientes, mas se olharmos para o aspecto geral da habitação também está idêntica à instalação eléctrica.

Muitas pessoas tem ordenados baixos ou vivem de reformas baixas, de certeza que a prioridade delas não é colocar a instalação eléctrica perante a lei vigente, se calhar preferem investir o pouco que tem numa janela partida ou arranjar o telhado para ver se deixam de ter alguidares espalhados pela casa quando chove.

Eu já tive "assistências" em que fiz praticamente voluntariado(pagarem só o material e o mínimo) por as pessoas terem dificuldades financeiras e eu não deixar "aquilo" presos por "arames".

E digo que isto acontece tanto na parte de proprietários como inquilinos, de certeza que um proprietário com casa arrendada a receber 15/20€ de renda não tem dinheiro para fazer obras.

p.s o regulamento a ser aplicado nas instalações "antigas" é o 740/74 e não as RTIEBT e para quem não sabe já existem as Regras Técnicas Remodelação de Instalações Eléctricas, pelo menos já tenho esse livro "dado" pela CERTIEL nos seminários 2011, que supostamente os inspectores da CERTIEL já tiveram essa formação sobre remodelações.

Sim eu compreendo tudo isso, nem tive intenção de explorar ninguem.
Esta casa foi arrendada este mes não por 30 euros mas por 250, fui fiador da minha irmã e só depois de assinar o contracto é que vi a casa e informei o proprietário que a mesma estava toda bonitinha mas que a instalação estava muito mal.
Ao colocarem os tectos falsos ou puxaram os fios para baixo e ficaram soltos ou ficou tudo escondido dentro do tecto sem acesso e mais não vi pois não andei á procura.

Nunca me passou pela cabeça ajudar alguem a arrendar uma casa para depois ter uma instalação nova para fazer e ganhar uns trocos.
A minha irmã pediu mais tomadas ao proprietário porque precisava delas e o proprietário despachou logo o serviço para mim, podia ter lá mandado o pedreiro que lhe fez os arranjos todos.

Depois de ver tudo ao pormenor cheguei á conclusão que não havia ponta por onde pegar, ainda tirei medições para a calhe tecnica e vi qual o traçado melhor para servir as novas tomadas, mas quando ando á procura da ligação terra e me deparo com a portinhola desselada com fusivel desactivado, ligado com barra de junção e a fio de 2,5mm, nunca em consciencia ia fazer o serviço com uma baixada daquelas.

Cada inverno que passa são inumeras as casas que ardem e normalmente por dois motivos: brazeiras e instalações obsoletas.
E enquanto houverem electricistas como neste caso em que aceitem estes trabalhos e que nem o minimo vão fazer isto nunca mais vai mudar. Relembro que este serviço foi aceite por outro electricista que apenas vai colocar um quadro com tres disjuntores e puxar as tomadas do local mais perto sem as ligar á terra pois a mesma não existe. Deu um orçamento de 180 euros e mesmo assim o proprietário foi chatear a minha irmã que por causa das minhas complicações ia ter de gastar esse dinheiro e se quizesse ficar ficava se não podia sair se a casa não lhe agradasse.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por jaimereis »

boas

eu sei que é chato, pois a sua irmã poderia ter que sair, mas se quiser, só mesmo na base da amizade, dê um telefonema para a protecção civil, e eles fazem um relatorio , que mais tarde é feita uma intimação ao dono para proceder á obras de remodelação, se ele não fizer dentro do prazo , será aberto um processo contra ele, que podera ter depois varias consequencias

infelizmente existe muito pedreiro armado em electricista, mas tambem existe donos de obra sem escrupulos a tentar obter o lucro maximo á custa de alguem, mesmo que seja posta em causa a segurança de pessoas e bens, e 250€ já é uma bela renda.
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por projclvm »

Depois acontecem acidentes. Numas instalações há excesso de zêlo, noutras brinca-se com a vida de quem utiliza as instalações.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por Duzia12 »

Aqui em casa instalei um diferencial de alta sensibilidade de 10 mA para os antigos locais SRE iluminação, w.c e tomadas sem terra.
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por asubida »

Boa noite,
Todos sabemos que existem muitos edifícios com mais de 50 anos a precisar de reabilitação em várias artes, não por uma questão de estética, mas por uma questão de segurança. Eu também tenho uma familiar na zona de Lisboa que também paga 250€ por uma casa minúscula de um quarto só, com um quadro do tempo dos dinossauros, ( o disjuntor diferencial é o da EDP 300mA esse sim moderno daí a minha indignação) onde não existe terra e com os condutores e tomadas a despegarem das paredes e do tecto (que são de caliça). O senhorio prometeu remodelar já faz quase um ano. Só que o senhorio nessa "ilha" tem aí mais 12 casas que pagam entre 250 e 350€ quase todas em condições idênticas. Se uma pegar fogo ardem todas porque o auto-tanque dos bombeiros não entra no "bairro". As pessoas têm máquinas de lavar e às vezes dá choque nas torneiras dos vizinhos.
Eu acho que casos destes necessitam de intervenção das autoridades. Não podemos esquecer que se um electricista que for chamado para colocar uma tomada "fecha os olhos e faz o serviço" se acontecer depois um acidente fatal, há responsabilidade civil e criminal. E costuma sobrar sempre para os técnicos e não para a EDP nem para o senhorio.
Também já tive de ajudar pessoas muito idosas com reformas mínimas a morar em casas muito velhas, a quem nem sequer tive coragem de levar dinheiro, mas a protecção das pessoas tinha de ficar sempre salvaguardada.
Também por puro acaso, já vi fios pegar fogo espontâneamente à minha frente, dentro de um tecto que ainda tinha instalação elétrica com condutores isolados a "borracha e uma espécie de tecido alcatroado" ...
Por isso ilustres, onde uma instalação "não tem jeito nem preceito" com se diz na minha terra, recomendo sempre: não mexam a não ser para fazer de novo de acordo com as normas, não assinem nada sobre a instalação antiga e avisem sempre o morador, o senhorio e as autoridades se estiver em causa a segurança de pessoas.
Saudações
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por ENERGY »

BFarinha Escreveu:Boas, antes de mais o meu obrigado a todos por este forum que desconhecia e no qual encontro muitas resposta e soluções para problemas com que temos de lidar diariamente.
Esta semana tive de lidar com um problema que me causou muita admiração devido á maneira como os proprietários e alguns supostos técnicos lidam com a segurança das pessoas e bens.
Sou electricista e trabalho por minha conta e técnico responsável já à alguns anos.
Minha irmã alugou uma casa da qual eu fui o fiador, na altura da visita à casa informei o proprietário que a instalação eléctrica estava muito mal, era uma instalação antiga à vista com tomadas puxadas de qualquer lado e sem possibilidade de acesso ás caixas pois o novo tecto falso tinha as tapado quase todas.
Depois da mudança feita a minha irmã pediu ao proprietário para instalar 4 tomadas, uma na cozinha para o frigorifico, uma na sala para a tv, uma num quarto para a mesa de cabeceira e outra na casa de banho.
A resposta do proprietário foi que falasse comigo pois sendo eu electricista podia fazer e depois fazia contas com ele. Eu ao ser informado disso informei a minha irmã que iria ver o que era para fazer e depois dava orçamento, pois com a instalação naquele estado a coisa não iria ser fácil de fazer de modo a que ficasse de acordo com o regulamento.
Fui à instalação verifiquei o quadro(totalmente obsoleto e com um disjuntor de 16A avariado com fio de 1,5mm a fazer ligação directa entre polos), verifiquei o resto da instalação e vi que não tinha possibilidade de puxar nenhuma tomada dos circuitos existentes por estar tudo misturado e caixas de derivação escondidas entre o tecto falso novo e o velho. e tambem por falta de terra nos circuitos.
Conclusão, teria de colocar um quadro novo, com interruptor diferencial de 30mA, disjuntores de 10A para qualquer circuito já existente, e criar um circuito novo com calhe técnica a servir as quatro novas tomadas.
Isto para não criar conflitos e não lhe dizer que tinha de fazer uma instalação toda nova e mudar contador e fusíveis para a rua coisa que o proprietário não iria fazer de certeza.
O principal problema foi que ao procurar a ligação à terra verifico que a mesma não existia, nos circuitos já eu tinha visto mas ainda pensei que houvesse no quadro e ao ver uma caixa metálica junto ao chão debaixo do quadro sem selo ainda pensei que a ligação por lá estivesse, não o que lá estava era a baixada a fio 2,5mm sem fusivel ligado e a fase ligada por uma junção.
Informei o proprietário que a casa estava com instalação em risco de incendio e sem protecção contra contactos indirectos e directos, visto algumas caixa não terem tampas e haver vários fios cortados pela casa. Por isso não podia colocar nenhuma tomada nem mexer na instalação, a única coisa certa a fazer era eliminar toda a instalação e fazer tudo novo com contador na rua e nova baixada.
Ao fim do dia o proprietário telefona-me para que eu me desloca-se com urgência á casa pois precisava muito de falar comigo.
Quando lá chego, vejo o proprietário e um outro individuo dono de uma loja de electrodomésticos que me foi apresentado como técnico embora eu já o conhece-se. Este técnico afirmou que a instalação estava em segurança, não havia risco de incêndio, bem protegida e que se a EDP a ligou é porque estava tudo bem, vacilou um pouco quando lhe perguntei o que fazia ao disjuntor de 16 ligado directo com fio de 1,5,... disse que se trocava por um novo, perguntei como é que segurava um novo na baquelite, se ia ficar seguro com um pouco de calha din. Disse-me que talvez fosse melhor por um quadro novo.
Perguntei-lhe que iria fazer em relação à baixada de 2,5mm, respondeu que se a EDP assim a tinha era porque estava bem, a unica preocupação foi que não estava selado e podiam roubar luz..lol, como se isso fosse mais importante que a segurança das pessoas.
Perguntei como é que fazia com a ligação à terra, respondeu que antigamente não se usava e tinha o diferencial da EDP :lol: , mas que podia por um piquete na rua ligado ao quadro, mas não valia a pena pois os circuitos não tinham condutor terra.
Perguntei-lhe onde ia ligar as tomadas novas, aí perdeu o norte pois era rara a caixa á vista.
O proprietário (isto tudo já em modos de discussão e desentendimento) disse que tinha ligado um piquete no chão da cozinha com um fio até á tomada da maquina de lavar a roupa e que eu estava a complicar .
Resultado, o referido técnico aceitou o trabalho e vai colocar um quadro com tres disjuntores e puxar as tomadas de qualquer lado , desde que funcionem.
Eu pergunto é este o Portugal que queremos? como é que se pode acabar com isto?
E o referido proprietário ainda foi comentar com a minha irmã que eu estava era a complicar e que ainda bem que tinha trazido um técnico competente com ele.
E nisto tudo, eu fico visto como?
junto deixo algumas fotos, depois tiro mais à instalação .
Boas
Para calar esse dito Técnico só existe uma coisa, que é a sua irmã pedir uma Vistoria a pedido na Certiel e custa 127,59€ e depois esfregar esse relatório na cara do dito Técnico e do Senhorio.
Cpts.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por Duzia12 »

Não!!!!Isso não!!!


Ia cair o Carmo e a Trindade!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: instalação obsoleta de casa antiga

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quando disse esfregar o relatório na cara do Técnico e do Senhorio, não era no sentido de esfregar mesmo, mas sim de uma forma civilizada fazer-lhes mostrar o resultado, para verem de que lado está a razão.
Cpts.


Duzia12 Escreveu:Não!!!!Isso não!!!


Ia cair o Carmo e a Trindade!!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”