Inspecção por parte da Certiel!...

Responder
Avatar do Utilizador
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Bom dia.

Gostaria de saber a Vossa opinião para esta minha dúvida:

Uma moradia que é reconstruída que inicialmente era alimentada em mono-fásico, com as alterações de arquitectura foi alterada a alimentação para trifásico.

Tendo aumentado a potência e passado de uma fase para três fases, ao ser pedido o aumento de potência na EDP com nova FE, a moradia vai ser alvo de inspecção por parte da Certiel ???

Com os melhores cumprimentos

GR


Cumprimentos.


Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
[email protected]
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por parreirajoao »

Guilherme

Eu penso que se não ultrapassares a potência que estava na 1ª FE e consequentemente no 1º certificado de exploração da Certiel, não é necessário a vistoria da CERTIEL.

Um abraço

Joao

GuilhermeRodrigues Escreveu:Bom dia.

Gostaria de saber a Vossa opinião para esta minha dúvida:

Uma moradia que é reconstruída que inicialmente era alimentada em mono-fásico, com as alterações de arquitectura foi alterada a alimentação para trifásico.

Tendo aumentado a potência e passado de uma fase para três fases, ao ser pedido o aumento de potência na EDP com nova FE, a moradia vai ser alvo de inspecção por parte da Certiel ???

Com os melhores cumprimentos

GR
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por Rocha_28359 »

parreirajoao Escreveu:Guilherme

Eu penso que se não ultrapassares a potência que estava na 1ª FE e consequentemente no 1º certificado de exploração da Certiel, não é necessário a vistoria da CERTIEL.

Um abraço

Joao

GuilhermeRodrigues Escreveu:Bom dia.

Gostaria de saber a Vossa opinião para esta minha dúvida:

Uma moradia que é reconstruída que inicialmente era alimentada em mono-fásico, com as alterações de arquitectura foi alterada a alimentação para trifásico.

Tendo aumentado a potência e passado de uma fase para três fases, ao ser pedido o aumento de potência na EDP com nova FE, a moradia vai ser alvo de inspecção por parte da Certiel ???

Com os melhores cumprimentos

GR
Muito boa tarde;

Desde que se faça um aumento de potência ou se faça alteração da alimentação electrica ( de monofasico para trifásico) é necessário a certificação da instalação electrica por parte da CERTIEL.

Agora faço uma pergunta, porque vai passar de uma alimentação monofasica para trifasica? Será que não consegue alimentar a sua instalação electrica em monofasica? Caso a sua instalação electrica seja antiga para pedir uma certificação electrica a CERTIEL vai ter de realizar bastante alterações, o que leva a um aumento de custo de obra.
Cumprimentos
Rocha
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por parreirajoao »

Caro Rocha

Penso que a sua afirmação é válida somente para estabelecimentos comerciais, não?

Penso que para estabelecimentos residenciais, caso haja aumento de potência e desde que esta não seja superior à potência requisitada (a que foi dimensionada no projecto e que está na FE), não será necessário vistoria da Certiel.

Falamos

Joao
Rocha_28359 Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Guilherme

Eu penso que se não ultrapassares a potência que estava na 1ª FE e consequentemente no 1º certificado de exploração da Certiel, não é necessário a vistoria da CERTIEL.

Um abraço

Joao

GuilhermeRodrigues Escreveu:Bom dia.

Gostaria de saber a Vossa opinião para esta minha dúvida:

Uma moradia que é reconstruída que inicialmente era alimentada em mono-fásico, com as alterações de arquitectura foi alterada a alimentação para trifásico.

Tendo aumentado a potência e passado de uma fase para três fases, ao ser pedido o aumento de potência na EDP com nova FE, a moradia vai ser alvo de inspecção por parte da Certiel ???

Com os melhores cumprimentos

GR
Muito boa tarde;

Desde que se faça um aumento de potência ou se faça alteração da alimentação electrica ( de monofasico para trifásico) é necessário a certificação da instalação electrica por parte da CERTIEL.

Agora faço uma pergunta, porque vai passar de uma alimentação monofasica para trifasica? Será que não consegue alimentar a sua instalação electrica em monofasica? Caso a sua instalação electrica seja antiga para pedir uma certificação electrica a CERTIEL vai ter de realizar bastante alterações, o que leva a um aumento de custo de obra.
Avatar do Utilizador
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Neste momento estou a tentar que me entreguem a FE viabilizada inicialmente para saber mais e confirmar a Potência.

Em relação ás alterações a moradia foi toda reconstruída, não fui eu que fiz a instalação e em termos de potências foi o instalador e o cliente que optaram por trifásico.

Eu fiz uma deslocação à Obra porque fui fazer um levantamento para o Proj. ITED pois fizeram a instalação sem projecto...

Vou esperar pelas informações do cliente.

Pelo que os colegas disseram é melhor preparar-se para a visita da Certiel...

Obrigado pela informação...

Cump.
Cumprimentos.


Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
[email protected]
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por gemini »

Não tenha ilusões...

Ao pedir para alterar a baixada, necessariamente terão de vir verificar o ramal, a ver se suporta o aumento de potência.

Caso a PMA (potência máxia admissivel) e o ramal da instalação já estejam conforme pretende (trifásico), não haverá necessidade da vistoria da CERTIEL.

Mas, normalmente nestes casos, as instalações estão certificadas para 6,9kVA ou 10,35kVA em monofásico.
Basta pedir a alteração de uma destas potências para trifásico, que a CERTIEL tem de vir verificar.
Se precisar de uma potência superior, a mesma coisa, a CERTIEL virá.

Portanto, um conselho: faça bem a instalação para quando for a vistoria corra tudo bem.

EDIT: para saber a PMA viabilzada inicialmeente basta ter o NIP da instalação e ligar para o apoio técnico 808 505 505 da EDP, e sabe isso tudo.
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por ENERGY »

Pode contar que vai ter de pedir certificação da instalação eléctrica se quizer o aumento de potência, senão apesar de ter um reforço de ramal, vai ter de manter a potência existente
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por projclvm »

Face às diversas opiniões aqui apresentadas, no meu entender o mais certo será obter o esclarecimento junto do Distribuídor de Energia eléctrica, atendendo a que este terá de informar se tem requisitos técnicos para fornecer a nova potência a contratar. O aumento de potência poderá também implicar a atribuíção de novo NIP e aí ser necessário apresentar nova FE e pedir certificação da instalação.
CM
NBR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 02 abr 2008, 18:27

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por NBR »

Deverá-se ter em atenção a potência disponibilizada pelo distribuidor para o NIP da instalação.
Em várias situações a potência do contrato em vigor não é a potência máxima que o distribuidor tem atribuída para a instalação.
Deste modo, com o NIP da instalação deve ir ao distribuidor e verificar qual é a potência máxima que lhe está associada. Caso necessite de uma potência superior, a instalação deve ser certificada pela certiel.
Avatar do Utilizador
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Bom dia, colegas.

Agradeço as Vossas opiniões a esta minha dúvida.

A situação já está resolvida uma vez que o instalador fez a alteração de mono para trifásico sem ter necessidade, tanto mais que a FE tem uma Potência superior à que está contratada logo permite margem de manobra. Posto isto a alimentação vai manter-se monofásica como estava inicialmente executada.

Cump. a todos...

Guilherme Rodrigues
Cumprimentos.


Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
[email protected]
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Inspecção por parte da Certiel!...

Mensagem por gemini »

Ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”