dúvida dgeg

Responder
fotomalaico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 jan 2017, 18:23

dúvida dgeg

Mensagem por fotomalaico »

Boa Tarde.
Acabei o curso de técnico instalador de sistemas solares fotovoltaicos de nivel 4, e com isto queria perguntar como faço para fazer inscrição à dgeg e a que me dá direito e se tenho algum tipo de vantagens. Também estive a pensar em fazer inscrição no sindicato dos eletricistas, alguém me dá umas luzes das coisas, e como proceder melhor? Desde já obrigado pela compreensão.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por joao-pt »

O melhor será contactares a DGEG, só eles te poderão informar com certezas. Dá uma olhada neste link http://www.dgeg.pt/?cn=6363644764596648AAAAAAAA
fotomalaico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 jan 2017, 18:23

Re: dúvida dgeg

Mensagem por fotomalaico »

ok obrigado
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por migjac »

A documentação para pedir reconhecimento é a que está em anexo.
Caso o curso seja reconhecido é autorizada a inscrição como electricista.
A pessoa na dgeg responsável por este assunto é Sr.ª Graça Matos
[email protected]
Anexos
MODELO ATUALIZADO (1).pdf
(11.53 KiB) Transferido 287 vezes
LISTA DE DOCUMENTOS PARA ELETRICISTAS ATUALIZADA (1).pdf
(20.66 KiB) Transferido 288 vezes
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por edeluz »

Boas,

Serve o presente para partilhar a minha experiência, numa coisa que deveria ser mais ágil, penso eu de que!

Acabo de ser muito mal atendido via telefone pela DGEG. Não vou citar nome de pessoas pois não gosto de falar em praça publica sem as outras partes presentes, para além que isso extrapolava o que pretendo com esta resposta. Liguei para os serviços com o objectivo de saber se o meu curso dava para me inscrever como "Técnico Responsável de Instalações Elétricas de Serviço Particular" e a resposta foi logo "NÃO!!!". Logicamente perguntei a razão e a resposta foi que apenas os curso certificados pelo IEFP é que serão válidos!!! Ao que respondi que é o que acontece com o meu curso -_- :shock: :o

Bem, parece que hoje é segunda para algumas pessoas!
Que pelo que me responderam vai sair uma portaria que apenas para o ano, Janeiro de 2018, é que saberão responder. Tipica resposta de quem quer empurrar as coisas. E ainda estamos em Novembro! Grrrr, fica tão lixado com este tipo de atitudes. Parte do país a querer trabalhar e outra metade a empurrar as coisas para trás!

Bem, segundo a Lei nº 14/2015 no artigo 5, ponto 1 alínea C, penso que me enquadro nessa situação. Segundo este site (http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Home/QNQ) o meu nível 5 enquadra-se nesta situação. Mas vou analisar melhor as coisas!

[UPDATE1]
Quais são os custos deste tipo de pedidos?

fotomalaico
Chegaste a fazer a inscrição?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por joao-pt »

A resposta foi "não" porque o teu curso não é aceite pela DGEG, está relacionado com as matérias leccionadas, a duração, etc.

O pedido tem o custo de 80€ salvo erro.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 30 nov 2017, 11:18 A resposta foi "não" porque o teu curso não é aceite pela DGEG, está relacionado com as matérias leccionadas, a duração, etc.

O pedido tem o custo de 80€ salvo erro.
Mas nem analisaram o meu curso, apenas o ouviram o nome! :o
Segundo a lei 14/2015 para acesso ao exercício da actividade de técnico responsável pela execução e exploração basta que o curso respeite os conteúdos definidos no QNQ e seja de nível 4 ou superior.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por joao-pt »

Na DGEG existe uma lista com os cursos e instituições aceites (julgo que apenas para uso interno). Se achas que quem te atendeu a chamada te respondeu erradamente, contacta por email com todos os teus dados e tiras logo as dúvidas.
Avatar do Utilizador
BrunoEletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2013, 22:46
Localização: Odivelas

Re: dúvida dgeg

Mensagem por BrunoEletro »

Não querendo desanimar mas esse curso não da o estatuto de técnico de instalações elétricas e não será aceite pela DGEG.
Bruno Fernandes
Alexano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 05 jan 2018, 22:17
Enviou: 2 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por Alexano »

Boa noite Bruno, sabe que cursos são aceites e onde se podem tirar?
Obrigado
Cumprimentos
Alexandre ;)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 30 nov 2017, 11:23
joao.pt Escreveu: 30 nov 2017, 11:18 A resposta foi "não" porque o teu curso não é aceite pela DGEG, está relacionado com as matérias leccionadas, a duração, etc.

O pedido tem o custo de 80€ salvo erro.
Mas nem analisaram o meu curso, apenas o ouviram o nome! :o
Segundo a lei 14/2015 para acesso ao exercício da actividade de técnico responsável pela execução e exploração basta que o curso respeite os conteúdos definidos no QNQ e seja de nível 4 ou superior.
Boas
Podes ter tido azar com a pessoa que te atendeu, mas por norma o pessoal da DGEG, já conhece de cor e salteado o nome dos cursos aprovados, talvez daí a resposta rápida, mas podes pedir na instituição na qual fizeste o curso, para te indicarem ou darem a aprovação desse curso perante a DGEG, e assim ficam logo esclarecidas as tuas duvidas.
Cpts.
Energy
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: dúvida dgeg

Mensagem por Raminhos »

ENERGY Escreveu: 10 jan 2018, 14:32
edeluz Escreveu: 30 nov 2017, 11:23
joao.pt Escreveu: 30 nov 2017, 11:18 A resposta foi "não" porque o teu curso não é aceite pela DGEG, está relacionado com as matérias leccionadas, a duração, etc.

O pedido tem o custo de 80€ salvo erro.
Mas nem analisaram o meu curso, apenas o ouviram o nome! :o
Segundo a lei 14/2015 para acesso ao exercício da actividade de técnico responsável pela execução e exploração basta que o curso respeite os conteúdos definidos no QNQ e seja de nível 4 ou superior.
Boas
Podes ter tido azar com a pessoa que te atendeu, mas por norma o pessoal da DGEG, já conhece de cor e salteado o nome dos cursos aprovados, talvez daí a resposta rápida, mas podes pedir na instituição na qual fizeste o curso, para te indicarem ou darem a aprovação desse curso perante a DGEG, e assim ficam logo esclarecidas as tuas duvidas.
Bem
Eu já passei no inicio do ano na DGEG para esclarecer algumas duvidas, e não sabem responder nada naquele 10ºandar, até respondem ao contrario do que saiu em dec. lei, estão muito mal informados, precisam de uma reciclagem geral, ou então estão-se nas tintas para nós que lhes pagamos os ordenados.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”