Compatibilidade de sistemas

Responder
vfr800
Curioso
Curioso
Mensagens: 88
Registado: 02 dez 2009, 20:54
Localização: Portalegre

Compatibilidade de sistemas

Mensagem por vfr800 »

Boas!

Tenho uma duvida resultante de um problema real....

Um edificio possui SADI em alguns espaços (sistema com detectores ionicos), agora preciso colocar detectores no resto do edificio, posso colocar detectores opticos misturados com ionicos??? Ou vou ter de susbtituir os ionicos por opticos??? Se fizer esta mudança de detectores terei de mudar a central também (é antiga +/- 10 anos)??? Ou há alguma solução para isto???

Desde ja grato pelas ajudas....


Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Compatibilidade de sistemas

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Para esse tipo de caso, basta usar detectores com o mesmo sistema de comunicação.
Qualquer sistema de comunicação, tem detectores iónicos, ópticos, térmicos, etc. Desde que o sistema seja o mesmo, podes ter o tipo de detector que for mais indicado ao local na mesma linha.
Esse tipo de central, deve ser convencional analógica certo? Se for dessas, detecta por zonas e não por detector, bastando portanto acrescentar detectores da mesma marca ou sistema de linha, não ultrapassando nunca o numero de equipamentos recomendados pelo fabricante.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Compatibilidade de sistemas

Mensagem por Kykoo »

Viva

Se não sabe, que tal recorrer a alguém especializado na área, ou melhor, instruir-se? Sabe a diferença entre um detector óptico de fumos e um iónico? Sabe como funciona uma central?

Ah e tal... É porque a interligação de um sistema de incêndio é fácil, é só com dois fios... Se fosse só com um ainda era melhor. Convém perceber do assunto? Não é preciso, a malta liga lá aquilo e "tá a andar", afinal um sistema de detecção de incêndio é só para inglês ver...

Depois chamam por nós para remendar os erros dos outros... Do género: Teve aqui um senhor a trocar isso à uns tempos mas acho que isto não funciona... Depois vai-se a ver e... nem comento mais! É triste mas verdade...

Cumprimentos,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
vfr800
Curioso
Curioso
Mensagens: 88
Registado: 02 dez 2009, 20:54
Localização: Portalegre

Re: Compatibilidade de sistemas

Mensagem por vfr800 »

Kykoo Escreveu:Viva

Se não sabe, que tal recorrer a alguém especializado na área, ou melhor, instruir-se? Sabe a diferença entre um detector óptico de fumos e um iónico? Sabe como funciona uma central?

Ah e tal... É porque a interligação de um sistema de incêndio é fácil, é só com dois fios... Se fosse só com um ainda era melhor. Convém perceber do assunto? Não é preciso, a malta liga lá aquilo e "tá a andar", afinal um sistema de detecção de incêndio é só para inglês ver...

Depois chamam por nós para remendar os erros dos outros... Do género: Teve aqui um senhor a trocar isso à uns tempos mas acho que isto não funciona... Depois vai-se a ver e... nem comento mais! É triste mas verdade...

Cumprimentos,
Boas!

Por acaso até sei como funciona a central, por acaso até sei a diferença entre os detectores....

A minha duvida surgiu mesmo porque recorri a um entendido que me disse que tinha que trocar todos os detectores ionicos porque eram proibidos por lei (a ANPC não diz isso) e tinha que trocar todo o sistema por um sistema actual, provavelmente quer é vender um sistema completo.....

Obrigado pelas opiniões!
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Compatibilidade de sistemas

Mensagem por Kykoo »

Viva

Se sabe, reconhece as restrições ao uso de detectores iónicos... São compostos por??...

Relativamente à central se estiver em bom estado de funcionamento, cumprindo todos os requisitos exigíveis e recomendações técnicas não vejo porque não manter.

Se vai ampliar o sistema a central pode é não ter capacidade. Sendo uma central convencional, é necessário ter em atenção a distribuição de zonas. Mínimo uma zona por piso!

Se puder referir marcas e modelos do equipamento instalado talvez seja possível fornecer mais ajuda.

Cumpts
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”