Iluminação de Emergencia / Iluminação Normal

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de Emergencia / Iluminação Normal

Mensagem por joaoosvaldo »

Além do que já foi dito se for tubo num cabo só como é que fazem a derivação da alimentação para os blocos autónomos do circuito do local respectivo? Não é possível :!: Os blocos autónomos devem derivar do circuito de iluminação do local respectivo. Por exemplo se se tratarem de 5 escritórios (apenas um exemplo) vão existir pelo menos 5 alimentações para a iluminação de segurança enquanto que o telecomando é comum a todos os blocos autónomos (uma linha que passa por todos), logo, colocar apenas um cabo não é viável nem exequível :!:


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Iluminação de Emergencia / Iluminação Normal

Mensagem por Josecalado »

Colocar apenas um cabo é viável e exequível, porque nas instalações existentes ou nas novas, nem sempre temos a caixa de derivação no local, em que temos de aplicar a iluminação de emergência, logo o mais prático é identificar as zonas e respetivos circuitos de iluminação depois desenvolver o nº de cabos necessários a partir do quadro, (nº de cabos igual ao nº de circuitos de iluminação normal) No mesmo cabo seguem as linhas de alimentação e as linhas do telecomando, depois no quadro liga-se a alimentação no disjuntor de iluminação da zona as linhas de telecomando são comuns a todas as armaduras.
Eu tenho desenvolvido algumas instalações desta forma considero ser prático, além de que só temos um cabo a entrar na armadura de emergência, porque com dois cabos por vezes a própria armadura não tem espaço.

Cumps.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de Emergencia / Iluminação Normal

Mensagem por joaoosvaldo »

Josecalado Escreveu:Colocar apenas um cabo é viável e exequível, porque nas instalações existentes ou nas novas, nem sempre temos a caixa de derivação no local, em que temos de aplicar a iluminação de emergência, logo o mais prático é identificar as zonas e respetivos circuitos de iluminação depois desenvolver o nº de cabos necessários a partir do quadro, (nº de cabos igual ao nº de circuitos de iluminação normal) No mesmo cabo seguem as linhas de alimentação e as linhas do telecomando, depois no quadro liga-se a alimentação no disjuntor de iluminação da zona as linhas de telecomando são comuns a todas as armaduras.
Eu tenho desenvolvido algumas instalações desta forma considero ser prático, além de que só temos um cabo a entrar na armadura de emergência, porque com dois cabos por vezes a própria armadura não tem espaço.

Cumps.
Em instalações existentes acho bem mas em novas não estou de acordo até porque vai gastar mais cabo :!: Além de que chegam depois muito mais cabos ao quadro que dependendo da dimensão da obra pode ser exagerado :!:

A melhor solução para mim são dois cabos independentes mas é a minha opinião.

Depois em relação ao telecomando como é que faz utiliza um barramento para interligar todos os cabos de telecomando para depois então ligar ao próprio bloco de telecomando. É que se forem cabos separados sai apenas um cabo em "linha" que passa por todos os blocos autónomos (limitação do número de blocos por "linha" dependendo do fabricante) o que é muito mais simples independentemente de os cabos de alimentação aos blocos autónomos terem de ir directamente ao quadro eléctrico caso não existam caixas de derivação.

P.S.: Corrijo o que eu disse é exequível e viável mas quanto a ser a melhor solução só vendo caso a caso devido aos inconvenientes que referi.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
psyco
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 07 mai 2008, 00:57
Localização: Guimarães

Re: Iluminação de Emergencia / Iluminação Normal

Mensagem por psyco »

joaoosvaldo Escreveu:Além do que já foi dito se for tubo num cabo só como é que fazem a derivação da alimentação para os blocos autónomos do circuito do local respectivo? Não é possível :!: Os blocos autónomos devem derivar do circuito de iluminação do local respectivo. Por exemplo se se tratarem de 5 escritórios (apenas um exemplo) vão existir pelo menos 5 alimentações para a iluminação de segurança enquanto que o telecomando é comum a todos os blocos autónomos (uma linha que passa por todos), logo, colocar apenas um cabo não é viável nem exequível :!:
Sim nesta situaçao tem que ser 2 cabos
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”