Iluminação de vigília

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Estou a realizar um projecto de um Lar de Terceira Idade e nos quartos pelas regras técnicas é necessário iluminação de vigília ligada durante toda a noite desde que os quartos estejam ocupados, ora isto é um bocado chato para os velhotes que estão no quarto e têm de dormir toda a noite com a luz acessa!!?? não acham!!??

Como é que constumam fazer esta iluminação de vigília?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por bluespirit »

Aconselho consulta ao catálogo MUNDOCOLOR

http://www.grupo-mci.org/pdf/MUNDOLIGHT ... 008-09.pdf
http://issuu.com/halucin/docs/mundoligh ... 20acts-202

Ver os modelos (de led):
FOK LED (1W) ou DOWNUNDER (vários modelos e potências mas sempre menores que 1W)
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

bluespirit Escreveu:Aconselho consulta ao catálogo MUNDOCOLOR

http://www.grupo-mci.org/pdf/MUNDOLIGHT ... 008-09.pdf
http://issuu.com/halucin/docs/mundoligh ... 20acts-202

Ver os modelos (de led):
FOK LED (1W) ou DOWNUNDER (vários modelos e potências mas sempre menores que 1W)
Mas mesmo utilizando uma luminária com uma potência baixa, tenho de a deixar sempre acessa, 24 sobre 24h!!!??? Como é que costumam fazer?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por bluespirit »

Art. 495.° Iluminação de vigília. -
l. Os quartos de dormir, dormitórios, enfermarias ou dependências análogas deverão ser dotados de iluminação de vigília permanecendo acesa toda a noite.
2. A iluminação de vigília, com excepção da dos quartos com menos de quatro camas, deverá ter comando acessível apenas a pessoal qualificado.
3. Quando a iluminação de emergência de segurança estiver permanentemente ligada durante as horas em que a iluminação natural seja insuficiente, poderá ser dispensada a iluminação de vigília.
________________
Isto é o que para já consigo arranjar
Vou tentar saber mais com um colega que fez um projecto recente para um Hospital Privado com equipamento deste tipo.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

bluespirit Escreveu:Art. 495.° Iluminação de vigília. -
l. Os quartos de dormir, dormitórios, enfermarias ou dependências análogas deverão ser dotados de iluminação de vigília permanecendo acesa toda a noite.
2. A iluminação de vigília, com excepção da dos quartos com menos de quatro camas, deverá ter comando acessível apenas a pessoal qualificado.
3. Quando a iluminação de emergência de segurança estiver permanentemente ligada durante as horas em que a iluminação natural seja insuficiente, poderá ser dispensada a iluminação de vigília.
________________
Isto é o que para já consigo arranjar
Vou tentar saber mais com um colega que fez um projecto recente para um Hospital Privado com equipamento deste tipo.
Obrigado desde já. Se puder saber o tipo de luminárias e o sistema utilizado para a iluminação de vigília agradecia!

Não se se poderei utilizar uma sonda fotoeléctrica para a iluminação de vigília para esta ligar só à noite??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Estou a pensar solucionar o problema da seguinte forma:

- Utilizar luminárias de luz rasante junto ao solo a h=0,50 metros, comandadas por detector de presença e luminosidade (combinados), porque assim garanto que a iluminação de vigília só acende quando está alguem no quarto e qd já é noite.
E colocar também blocos autónomos não permanentes no quarto para garantir que no caso de falha de energia ter luz suficiente para evacuar os quartos.

Só não sei que tipo de luminárias utilizar para a iluminação de vigília, visto que estas devem ser de potência reduzida para não perturbar muito os velhotes. Se me puderem dar uma ajuda a escolher as luminárias agradecia e já agora digam o que acham da solução se é aceitável ou não??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Estou a pensar solucionar o problema da seguinte forma:

- Utilizar luminárias de luz rasante junto ao solo a h=0,50 metros, comandadas por detector de presença e luminosidade (combinados), porque assim garanto que a iluminação de vigília só acende quando está alguem no quarto e qd já é noite.
E colocar também blocos autónomos não permanentes no quarto para garantir que no caso de falha de energia ter luz suficiente para evacuar os quartos.

Só não sei que tipo de luminárias utilizar para a iluminação de vigília, visto que estas devem ser de potência reduzida para não perturbar muito os velhotes. Se me puderem dar uma ajuda a escolher as luminárias agradecia e já agora digam o que acham da solução se é aceitável ou não??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Estou a pensar utilizar em conjunto com o sistema indicado acima as seguintes luminárias: http://www.dopo.es/documents/03-Empotra ... echo_W.pdf (estão na página 9 deste catálogo ref.: 1282-W).
São luminárias de embeber na parede de 3W (led).

Digam-me o que achão!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
PJP
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 jun 2008, 23:16
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por PJP »

A iluminação de vigilia em estabelecimentos do tipo hospitalar, onde se enquadra os lares de teceira idade, deverá corresponder ás regras técnicas de acordo com o ponto:
801.2.4.1.2 Iluminação de vigília
801.2.4.1.2.1 Os quartos, os dormitórios, as enfermarias, os corredores de internamento e as
dependências análogas devem ser dotados de iluminação de vigília, que deve permanecer
acesa durante toda a noite, se aqueles estiverem ocupados.
801.2.4.1.2.2 A iluminação de vigília no interior dos quartos e das enfermarias deve ter
comando local.
801.2.4.1.2.3 A iluminação de vigília pode ser dispensada sempre que a iluminação de
segurança esteja ligada permanentemente durante os período de tempo em que a iluminação
natural seja insuficiente.

Fiz á cerca de 2 meses um projecto de um lar de terceira idade, onde utilizei uma luminaria de leds de encastrar de 10cmx10cm com 1W de potencia comandada com interruptor local, devido á exigencia acima referida.

É óbvio, que tendo comando local, naturalmente quem ocupa o espaço vai apagar durante a noite... mas também é um facto que se a enfermeira desejar ir ao quarto, poderá ligar a respectiva luminaria, que fica junto á porta e não incomoda em demasia o ocupante do quarto.

A juntar a isto, a luminária de emergencia é do tipo não permanente por cima da porta.

Se desejar, posso procurar o datasheet do produto que utilizei ( já aprovado ) e remeto-o aqui.

Cumprimentos,

PJP
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por bluespirit »

E pronto, o meu amigo (acima referido) respondeu.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

se puder agradecia que coloca-se a marca da luminária utilizada!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por asalopes »

Olá,

Apesar de bem conduzido, como complemento ao tema, dar também atenção:


Despacho Normativo nº. 12/98
NORMAS REGULADORAS DAS CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS LARES PARA IDOSOS
ANEXO I

Ficha 12 — Instalações eléctricas

3 — Instalações de utilização:

3.2 — Iluminação:

a) A iluminação deve ser difusa e conduzir a um nível luminoso compreendido entre 150 lx e 250 lx em todas as áreas, excepto naquelas em que se desenvolvam actividades específicas que exijam níveis de iluminação compatíveis com as mesmas;

b) Nos quartos, salas de estar, circulações e instalações sanitárias deve ser previsto um nível de iluminação de 100 lx a 150 lx, no mínimo;

c) Nas áreas de trabalho, nomeadamente direcção, administrativos, salas de trabalho, salas de actividades, cozinha, lavandaria e outras, deve ser previsto um nível luminoso de 300 lx, no mínimo;

d) Os níveis luminosos indicados podem ser obtidos à custa de uma iluminação geral ou à custa de uma iluminação geral conjugada com uma iluminação localizada sobre os «planos de trabalho », tendo neste caso em atenção que a iluminação geral não deve ter um nível inferior a um terço de iluminação sobre os «planos de trabalho»;

e) O tipo de iluminação ideal é obtido com lâmpadas de incandescência. No entanto, e porque o rendimento destas lâmpadas é baixo, pode encarar-se a hipótese de iluminação fluorescente, desde que seja considerada a correcção do efeito estroboscópio e sejam utilizadas lâmpadas com uma temperatura de cor da ordem de 93% das características apresentadas pelas lâmpadas incandescentes;

f) Se se optar por iluminação fluorescente deve haver o cuidado de compensar o factor de potência da mesma, a fim de não sobrecarregar os circuitos de iluminação. As lâmpadas a utilizar deverão ter uma temperatura de cor da ordem dos 2650 K e um índice de restituição de cores da ordem dos 93%;

g) Os comandos da instalação de iluminação devem permitir, sempre que possível, mais de um nível luminoso e serão montados à altura dos puxadores das portas;

h) Nos quartos, junto às camas, deve ainda prever-se uma iluminação local, fixa na parede e com comando independente;

i) Deve ser prevista uma iluminação de vigília que permita a circulação nocturna sem utilização da iluminação normal;

j) Nos quartos esta iluminação será obtida através de armaduras de luz rasante e montadas perto do pavimento;

l) Deve ser prevista uma iluminação de emergência que permita a circulação em casos de falha da iluminação normal.



Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Realmente nas regras técnicas diz que a iluminação de vigília deve ter comando local, mas é um bocado esquisito no minimo porque se os utentes do quarto a apagarem esta vai quase de certeza estar sempre apagada e os idosos vão utilizar apenas a iluminação normal, na minha opinião a iluminação devia estar sempre acessa durante a noite desde que os quartos estejam ocupados, acho um bocado contraditório o que diz nas regras, mas pronto se as regras assim o dizem!!!

Já agora o interruptor da iluminação de vigília deve estar situado onde? No meu caso tenho quartos duplos, o interruptor fica entre as duas camas, acham uma boa localização??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por eng_jersilva »

bom dia caros colegas.

uma das marcas que pode usar para esses projectores de vigilia poderá ser os da
LEGRAND-VALENA 774224.

abraço João silva
Anexos
Sem título.rar
(153.89 KiB) Transferido 256 vezes
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por joaoosvaldo »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Realmente nas regras técnicas diz que a iluminação de vigília deve ter comando local, mas é um bocado esquisito no minimo porque se os utentes do quarto a apagarem esta vai quase de certeza estar sempre apagada e os idosos vão utilizar apenas a iluminação normal, na minha opinião a iluminação devia estar sempre acessa durante a noite desde que os quartos estejam ocupados, acho um bocado contraditório o que diz nas regras, mas pronto se as regras assim o dizem!!!

Já agora o interruptor da iluminação de vigília deve estar situado onde? No meu caso tenho quartos duplos, o interruptor fica entre as duas camas, acham uma boa localização??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Gostava se possível que comentassem o post que está em "quote". Gostava de saber as vossas opiniões!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Iluminação de vigília

Mensagem por ecastro »

Viva

O que já vi, mas foi num hospital, e que acho correcto e económico, é a iluminação de vigilia fazer corredores e enfermarias/quartos com comando por relógio.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”