Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Responder
johnytalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 18 ago 2008, 10:22
Localização: Lx

Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por johnytalker »

Meus Caros,


Estou algo baralhado e precisava da vossa ajuda....Estou a efectuar um edifício com luminárias com kit de emergência, umas permanentes outras não. Existem também os tradicionais blocos autónomos regra geral permanentes.

Estou algo confuso quanto à necessidade de telecomando em cada um dos casos. Se não levar telecomando tenho de levar uma linha adicional de presença de tensão, caso contrário quanto se pretender apagar as luminárias a lâmpadas com kit acendem? Correcto?

Essa linha deve ser da mesma fase? Pode correr no mesmo cabo?

Estou confuso como vêem....se me puderem enviar esquemas e documentação onde isto seja explicíto agradecia. De certeza são situações comuns eu é que só algo maçarico nesta área.

Antecipadamente Agradecido,

João


Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por bluespirit »

Pena seres de Lisboa.
Amanhã vou dar sessão técnica sobre o tema.
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por bluespirit »

Esquema básico:
Anexos
Telecomando.jpg
(236.48 KiB) Transferido 756 vezes
faraujo525
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por faraujo525 »

Boas sim é verdade tens de ter outra fase e pode ser no mesmo cabo ou seja tem de ser um cabo de 4x1.5mm
faraujo525
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por faraujo525 »

Para ser mais claro Preto, castanho, verde amarelo e azul ou cinzento (neutro) é comou
absorto
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 31 jan 2009, 17:28
Localização: Porto

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por absorto »

faraujo525 Escreveu:Para ser mais claro Preto, castanho, verde amarelo e azul ou cinzento (neutro) é comou
Só uma nota: numa das recentes normas técnicas, a cor azul é apenas usada para neutro e a cor cinzenta apenas para fase
flechaspt
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por flechaspt »

desculpem desenterrar o tópico mas quantos blocos autonomos podemos ligar com um só relê supondo eu q o esquema na figura trata-se de um relê e se houvesse mais esquemas agradecia, e tambem marcas fiaveis.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por mpinto »

flechaspt Escreveu:desculpem desenterrar o tópico mas quantos blocos autonomos podemos ligar com um só relê supondo eu q o esquema na figura trata-se de um relê e se houvesse mais esquemas agradecia, e tambem marcas fiaveis.
A Hager, tem um telecomando para 60 blocos e outro para 120. Veja catalogo 2007 na pag. 6.29 e características técnicas na 6.75. Pode comandar todos estes blocos ou kits independentemente da origem dos diversos circuitos. Quanto à forma como osblocos são alimentados, foi aqui sugerido que o circuito de kit e de iluminação teria que ter fases diferentes, não é bem assim, têm que ser circuitos diferentes, é possivel acontecer que sejam fases diferentes. Caso contrário serão violados os seguintes pontos das RTIEBT. 563.1 — Os circuitos para serviços de segurança devem ser independentes dos restantes circuitos da instalação.563.4 — Os dispositivos de protecção contra as sobreintensidades devem ser seleccionados e instalados por forma a evitar que uma sobreintensidade num circuito possa afectar o correcto funcionamento dos outros circuitos para serviços de segurança. Há alguns anos era comum, eu tb o fazia, usar o mesmo disjuntor do circuito de iluminação para alimentar o kit. À luminária chegavam 2 linhas uma era cortada pelo interruptor (linha de lâmpada) a outra desde montante do interruptor alimentava o Kit. Isto garantia que na armadura nunca houvesse um potêncial eficaz superior a 230V. Pois bem, num dos primeiros seminários Certiel, sobre RTIEBT, foi colocada esta questão aos oradores, fundamentados pelos artigos anteriores, foram categóricamente contra. Realmente, no exemplo, se houver uma avaria prolongada, mesmo de dia, no circuito de iluminação, o Kit vai descarregar e no caso de a avaria persistir e seja necessário que o kit actue isso já não vai acontecer.
Por outro lado com circuitos diferentes, num sistema trifásico, pode acontecer que estes circuitos estejam em fases diferentes e neste caso, dentro da luminária, existirá um potencial de 400V, a menos que se tenha especial atenção ao facto. Enfim lei é lei. Conclusão. Se ainda não não mudaram a interpretação da lei, é um cabo para o Kit e outro para a armadura, em circuitos diferentes, em alguns casos até de diferenciais diferentes.
Salvo opinião de pessoa mais avalizada.
Um abraço.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por amoreira »

Basicamente terás os teus diversos circuitos de iluminação de segurança e os tais circuitos
circuitos com alguns kits, depois terás uma saída para o telecomando e deste passar uma
linha 2x1,5mm a repicar todos os blocos autónomos e aparelhos com kit.

Dependendo da capacidade do telecomando poderás fazer vários pisos ou optar por colocar
um telecomando em cada QE e interligados
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
flechaspt
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Re: Iluminação de Segurança - Dúvidas e Esquemas

Mensagem por flechaspt »

obrigado pelas vossas respostas, estou esclarecido
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”