Alimentação aos blocos autónomos

amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por amoreira »

Tenho a seguinte dúvida.

Questão:

Os circuitos de alimentação aos blocos autónomos não podem ser circuitos distintos,
mas sim derivações dos circuitos de iluminação normal secção 801.2.1.5.3.3.3. de modo
a que em caso de disparo do disjuntor de protecção do circuito de iluminação de uma
determinada área, acciona automaticamente o respectivo bloco autónomo.


Para contornar esta questão eu posso contrapor dizendo que, como os blocos
autónomos são do tipo permanente e manter os circuitos dos blocos autónomos
distintos dos restantes.

Obrigado!


Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
smonteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por smonteiro »

Faz sentido.
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por amoreira »

smonteiro Escreveu:Faz sentido.
Para mim também, mas a questão foi inicialmente colocada por
uns tipos que fizeram a analise ao meu projecto, e eu não queria
fazer a dita alteração, contrapondo como expliquei atrás, mas
gostava de o fazer tendo a certeza absoluta que é correcto.

Obrigado!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 579
Registado: 08 out 2007, 19:16
Localização: Algures no Planeta Terra
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por Cipriano »

Não sei se eles vão aceitar, pois eles andam muito xatos em relação aos blocos autónomos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Avatar do Utilizador
smonteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por smonteiro »

"801.2.1.5.3.3.3 As derivações que alimentem os blocos autónomos devem ser feitas a jusante do dispositivo de protecção e a montante do dispositivo de comando da iluminação normal do local ou do caminho de evacuação onde estiverem instalados os bloco autónomos."

Como não fala dos permanentes, é pertinente colocar essa questão. Para mim faz sentido essa justificação, porque e se tivermos um estabelecimento que receba público onde tem de ter pelo menos dois circuitos de iluminação "pendurados" em diferenciais diferentes, em qual dos circuitos ligamos os blocos autónomos? Deixa de fazer sentido a ideia inicial de eles arrancarem assim que a protecção dispara.
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por nelmindo »

mas à partida, como em caso de falha, um dos circuitos garante iluminação nesses locais referidos, pelo menos metade. Os blocos autonomos é para em casos extremos de avaria ou de falta de energia geral, que neste caso, é indiferente o circuito onde está o bloco autonomo pendurado.
nelo315
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 08 mai 2008, 15:55

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por nelo315 »

meus amigos os blocos autonomos tem que ter sempre circuitos distintos dos de iluminação e em caso de estabelecimentos públicos o bloco autonomo num exemplo de um corredor tem que ter sempre blocos autonomos de circuitos de diferencial diferentes
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por JoaoB »

Eu nunca vi um projecto em que a iluminação de emergência estivesse no mesmo circuito que a iluminação normal, e posso dizer que já me passaram milhares pelas mãos... claro que pensando nisso, faria algum sentido!
Hoje em dia nos estabelecimentos recebendo público está-se a usar muito o sistema com as baterias das armaduras de emergência centralizadas, penso que existem mesmo indicações para usar estes sistemas em escolas, museus, etc... neste tipo de instalação apenas existem uns monitores de falta de fase nos quadros locais, também não existe monitorização de todos os circuitos de iluminação!
Acho que a solução tudo permanente ou mantido dá para contornar o assunto, mas conhecendo o pessoal da Certiel e a sua leitura á risca das normas, acho que vão implicar com isso!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por amoreira »

nelo315 Escreveu:meus amigos os blocos autonomos tem que ter sempre circuitos distintos dos de iluminação e em caso de estabelecimentos públicos o bloco autonomo num exemplo de um corredor tem que ter sempre blocos autonomos de circuitos de diferencial diferentes
A questão central é mesmo essa, eu sempre fiz assim mas como disse no inicio do tópico
parece que agora já não é bem assim.

"801.2.1.5.3.3.3 As derivações que alimentem os blocos autónomos devem ser feitas a jusante do dispositivo de protecção e a montante do dispositivo de comando da iluminação normal do local ou do caminho de evacuação onde estiverem instalados os bloco autónomos."
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por nelmindo »

exactamente, agora devido a essa normativa, o bloco fica no mesmo circuito, depois das protecções (diferencial e sobreintensidades) e antes dos aparelhos de comando.

Agora tem mais lógica, sendo que somos obrigados agora a colocar um circuito de teste, para se fazer o se fazia antes, que era desligar os referidos disjuntores que só protegiam os circuitos de iluminação de emergência.
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por Fernando »

Acho esta normativa bastante lógica, ora vejamos...

Como já foi aqui indicado, muita gente coloca os blocos autónomos fora do diferencial de iluminação e sem qualquer conexão com o mesmo, nestes caos, em caso de um disparo de disjuntores ou diferenciais, os blocos não actuam.

O que eles me parecem pretender é garantir a alimentação permanente dos blocos, antes do diferencial, no caso do disparo deste, mas o accionamento dos equipamentos em consonância com a anomalia detectada.

Quanto á opção dos permanentes, realmente coloca-se ai outra questão que acaba por desmanchar um pouco esta lógica inicial.

[[[]]]
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por nelmindo »

ora nem mais
Avatar do Utilizador
smonteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por smonteiro »

Pois, a questão aqui é mesmo serem permanentes, pois acho que ninguém discorda da lógica de serem ligados no mesmo circuito. Mas sendo eles permanentes não deixa de fazer sentido?
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por Fernando »

Boas ppl

Falei hoje deste assunto com um projectista de segurança que me deu uma explicação que eu engoli na boa :P

Conforme ele explica o Permanente tb pode ser descrito como Anti-pânico, ou seja, se alguém cortar a luz de uma certa zona, ela não ficará na escuridão total, porque existem as ditas permanentes.

Mas devem estar sempre ligadas como a cima referi, pois se existir um corte de energia no circuito alheio a qualquer comando manual, as emergências têm de actuar de imediato.

Pois as permanentes iram desligar-se visto que trabalham com corrente da rede e não da reserva de energia do bloco autónomo.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Alimentação aos blocos autónomos

Mensagem por amoreira »

Obrigado pela explicação, mas a dúvida que ainda subsiste é os blocos autónomos
ficam pendurados dos circuitos de iluminação normal ou podemos continuar a ter
circuitos a alimentar independentes para os BA.


Obrigado!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”