Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por Quintas »

Para ligar um comunicador de voz a uma central de alarme, funcionando o disparo dos canais do comunicador com tensão similar ao painel da central de alarme - 12V, posso ligar o disparo dos canais do comunicador diretamente às saídas da central ou devo fazer através de relés para não misturar tensões da central com as do comunicador?

Encontro os dois sistemas na net. No meu caso, o comunicador é alimentado pela central. As saídas a que ele vai ligar na central têm cerca de 13V mas, se os ligar por relé os canais vão funcionar com a tensão interna do comunicador, pouco mais de 12V.

Como a tensão das saídas da central deve ser variável, por exemplo deve diminuir em alarme, porque uma série de cargas suplementares são ligadas (sirenes, etc.), poderá a pequena diferença de tensões e/ou a oscilação da tensão das saídas da central ligadas aos canais do comunicador dar origem a falsos disparos dos canais do comunicador?

Obrigado.


Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por Quintas »

Bem, liguei o meu atual comunicador diretamente, sem relés, e ficou a funcionar bem, mas é cedo para avaliar sobre falsos disparos do comunicador. De qualquer forma, vou mudar o comunicador, provavelmente para um Pyronix V2 GSM e ele permite indicar a tensão de entrada de cada canal.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por LVirtual »

era preferivel ligares a alimentaçao do comunicador no mesmo sitio da alimentaçao da central.
a menos que a central tenha uma saida de alimentaçao para os perifericos que deve estar protegida por fusivel,
mas convem saber qual a potencia dessa saida de alimentaçao e qual o consumo do comunicador em modo
transmissao que é quando consome mais.
Por isso é preferivel alimentar o comunicador a partir da fonte de alimentaçao da central ou a partir da bateria.
Mas nao te esqueças que esse consumo extra vai reduzir o tempo de uso quando tudo alimentado pela bateria.

os 12V marcados nas entradas de alimentaçao nunca sao verdadeiramente 12 V quando ha baterias envolvidas.
sao sempre um bocadinho mais, mesmo as fontes de alimentaçao vao sem dar um pouco mais para a carga da bateria.

12V ou 13,2V para efeitos de alimentaçao nao tem problemas nenhuns, ate porque os circuitos electronicos tanto da central
como do comunicador trabalham internamente a 5 volts por isso nao tem problemas nenhuns.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por LVirtual »

Quintas Escreveu: 29 jan 2018, 16:10 Para ligar um comunicador de voz a uma central de alarme....
por causa da tua outra questao acerca da sirene fui procurar a lei da segurança privada que tenho aqui por causa destas coisas dos alarmes,
e chamou-me a atençao esta parte do comunicador de voz, porque segundo esta lei é proibido e passo a citar:

Alinea c) do nº 3 do artº 5º da Lei 34/2013 de 16 de Maio
3 - É ainda proibido a qualquer pessoa, colectiva ou singular:
a) ...
b) ...
c) Instalar sistemas de alarme suscetíveis de desencandear
uma chamada telefonica automatica para o numero nacional de emergência
ou para as forças de segurança, com mensagem de voz previamente gravada.

por isso tem atençao a quem mandas a central ligar.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por Quintas »

Obrigado pelos esclarecimentos, LVirtual.

Eu tenho o comunicador alimentado pelo auxiliar para periféricos da central, até por causa do backup da bateria da central. Mas a minha carga total está a ficar no limite e vou ter que equacionar uma fonte de alimentação externa com bateria, para parte das coisas ligadas. Ou, então, vou ter que ligar uma sirene (tenho duas) por relé, para que ela funcione em modo SCB (Sirene Auto Contida ??? não sei se é este o nome em português), uma vez que as minhas não dão para programar essa função. Assim, uma delas passa a depender da central só para manter a bateria, mas usa a sua própria bateria para tocar, não sobrecarregando a central.

Em relação à lei, já a tinha lido, mas nada diz sobre o tempo de atuação da sirene. As minhas sirenes são programáveis para tempos pré-definidos ou para o tempo programada na central, que é o que eu tenho - 10 minutos. Só queria saber o que a lei estipulava, mas pelos vistos não estipula nada. Vou manter os 10 min.

O comunicador só comunica para mim - até porque eu estou a 10 min. de casa, e familiares, não para as forças de segurança; mas obrigado pelo aviso. De qualquer forma, ele está registado.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por LVirtual »

essas sirenes tem eletronica acoplada, ou sao daquelas vermelhas so com o twiter incorporado?

pensava que ja nao havia sirenes sem bateria propria.
penso que a sigla SCB deve ser em ingles, porque o que conheço em portugues sera Sirene Auto-alimentada.
ou entao essa sigla deve ser "Sirene Com Bateria"... ;)

podes sempre alimentar o comunicador á parte com bateria propria e deixar o resto da central como esta.
penso que ate sera melhor nao interferir muito na alimentaçao da central e perifericos.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por Quintas »

Self Activating Bell (SAB) : a bateria da sirene é carregada pela central. Em alarme, a sirene é alimentada pela central, a menos que os fios sejam cortados ou que a tensão fornecida pela central fique abaixo de um determinado limite. Aí, a bateria interna passa a alimentar a sirene.

Self Contained Bell (SCB): É similar à anterior, excepto que, em alarme, a alimentação é sempre da bateria interna, o que "poupa" a central.

Há sirenes que permitem optar por um ou outro modo de funcionamento. As minhas sirenes têm eletrónica mas não têm essa opção. Mas, se eu passar a alimentação da sirene por relé normalmente fechado e ligar esse relé a uma saída programada como sirene, em alarme, essa saída vai abrir os contactos do relé e a sirene perde a alimentação. Como perdeu a alimentação, ela começa a tocar automaticamente à custa da sua bateria, até que o relé feche de novo os contactos, repondo a alimentação, que no meu caso será 10 minutos depois.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por LVirtual »

Quintas Escreveu: 06 fev 2018, 20:30 Self Activating Bell (SAB) : a bateria da sirene é carregada pela central. Em alarme, a sirene é alimentada pela central, a menos que os fios sejam cortados ou que a tensão fornecida pela central fique abaixo de um determinado limite. Aí, a bateria interna passa a alimentar a sirene.

Self Contained Bell (SCB): É similar à anterior, excepto que, em alarme, a alimentação é sempre da bateria interna, o que "poupa" a central.

Há sirenes que permitem optar por um ou outro modo de funcionamento. As minhas sirenes têm eletrónica mas não têm essa opção. Mas, se eu passar a alimentação da sirene por relé normalmente fechado e ligar esse relé a uma saída programada como sirene, em alarme, essa saída vai abrir os contactos do relé e a sirene perde a alimentação. Como perdeu a alimentação, ela começa a tocar automaticamente à custa da sua bateria, até que o relé feche de novo os contactos, repondo a alimentação, que no meu caso será 10 minutos depois.

essa sirene nao tem uma entrada de sinal de alarme tambem? as que conheço tem.
e se nao houver interrupçao nessa entrada de controlo, ela nao toca mesmo que nao tenha alimentaçao vinda da central porque esta pendurada na bateria.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por Quintas »

Não percebi bem a questão.
A sirene tem uma entrada de alarme para o flash e outra para a campainha. Ela toca quer por remoção das entradas do flash ou da campainha, quer por remoção ou diminuição da tensão de alimentação.
Atualmente ela está a tocar por remoção do flash/campainha, alimentada pela central.
Com um relé na alimentação, ela passa a tocar por remoção da alimentação, logo, à custa da sua própria bateria, não sobrecarregando a central.
Penso que o raciocínio está correto.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por LVirtual »

se calhar nao esta muito correcto, embora estejas a pensar bem. ;)

se eventualmente a electronica da sirene tiver ela tambem um alarme por falta de alimentaçao, consegues fazer isso.
nem todas tem essa funcionalidade.
ate porque a bateria serve precisamente para a manter ligada se falhar a corrente da central. mas falhar a corrente da central pode nao ser uma intrusão na propria central.

imagina que falta a luz durante o fim de semana. a central vai ficar pendurada na bateria. imagina que acaba a carga da bateria e a electricidade ainda nao voltou. se a tua sirene funcionar assim como dizes, vai desatar a berrar ate acabar a carga da bateria propria e depois se ainda nao tens energia na central nao vais conseguir cala-la ate meteres uma bateria carregada na central.

eu parece-me que nao devera funcionar assim. mas experimenta a ver o que dá... ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por Quintas »

A sirene tem eletrónica para funcionar como eu digo e até permite escolher quanto tempo vai tocar (3, 5, 10 ou 20 minutos).

De qualquer forma, a central/comunicador vão avisar-me de cortes/reposição de 230VAC e também se a carga da bateria ficar abaixo de 10,5VDC.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por LVirtual »

ate pode avisar, mas sempre que tiveres que trocar de bateria vais ter a sirene a tocar.

mas se dá para fazer, faz. ;)

de qualquer maneira o consumo da sirene so fica pendurado na bateria da central se nao houver alimentaçao da fonte.
nao havendo 230V vao ficar as duas baterias em uso ao mesmo tempo porque uma nao carrega a outra acho eu...
ha-de haver uma limitaçao de tensao no circuito de carga da bateria da sirene, senao nem sequer detectava a falha de alimentaçao.
eventualmente com uma alimentaçao abaixo de 12 volts a bateria da sirene nao carrega.
e tanto quanto sei. enquanto uma das baterias tiver 12 volts ou mais vai manter a alimentaçao geral do circuito nos 12 volts...

a menos que o circuito da sirene tenha um diodo na entrada de alimentaçao, a carga da bateria da mesma, falhando os 12 V da central
podera eventualmente alimentar o proprio circuito da central...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
FernandoMeco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 mai 2018, 00:36
Localização: Sesimbra
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por FernandoMeco »

Quintas Escreveu: 06 fev 2018, 09:21

Em relação à lei, já a tinha lido, mas nada diz sobre o tempo de atuação da sirene. As minhas sirenes são programáveis para tempos pré-definidos ou para o tempo programada na central, que é o que eu tenho - 10 minutos. Só queria saber o que a lei estipulava, mas pelos vistos não estipula nada. Vou manter os 10 min.

O comunicador só comunica para mim - até porque eu estou a 10 min. de casa, e familiares, não para as forças de segurança; mas obrigado pelo aviso. De qualquer forma, ele está registado.
O tempo minimo permitido pela sirene a tocar em caso de alarme sao 15 minutos para que cumpra as normas legais...Deve conseguir programar na central para esse valor.

Se me recordo a sirene deve ser desligada no maximo até 3 horas apos presença das autoridades.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por nelmindo »

AlarmesdoMeco Escreveu: 04 mai 2018, 01:18
Quintas Escreveu: 06 fev 2018, 09:21

Em relação à lei, já a tinha lido, mas nada diz sobre o tempo de atuação da sirene. As minhas sirenes são programáveis para tempos pré-definidos ou para o tempo programada na central, que é o que eu tenho - 10 minutos. Só queria saber o que a lei estipulava, mas pelos vistos não estipula nada. Vou manter os 10 min.

O comunicador só comunica para mim - até porque eu estou a 10 min. de casa, e familiares, não para as forças de segurança; mas obrigado pelo aviso. De qualquer forma, ele está registado.
O tempo minimo permitido pela sirene a tocar em caso de alarme sao 15 minutos para que cumpra as normas legais...Deve conseguir programar na central para esse valor.

Se me recordo a sirene deve ser desligada no maximo até 3 horas apos presença das autoridades.
"O proprietário ou utilizador do alarme instalado em edifícios ou imóveis de qualquer natureza deve assegurar que, no prazo de três horas contadas a partir do momento em que a força de segurança competente tiver solicitado a sua presença no local de instalação do aparelho, o equipamento é desligado."

Não é o que está na legislação. A sirene toca e chama pelas autoridades. 3h depois deve desligar sozinha. A contagem das 3h horas faz-se a partir do momento que se chama as autoridades. Se as autoridade demorarem 4h, a sirene já parou de fazer barulho, faz 1h.

E o limite de 15 minutos mínimo não o encontro em algum lado.
FernandoMeco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 04 mai 2018, 00:36
Localização: Sesimbra
Contacto:

Re: Ligar comunicador GSM com/sem Relé

Mensagem por FernandoMeco »

nelmindo Escreveu: 04 mai 2018, 22:08

E o limite de 15 minutos mínimo não o encontro em algum lado.
Tenho ideia que li na legislação ou em qualquer certificação de sistemas de alarme que havia um tempo limite a cumprir pela sirene, mas agora nao consigo encontrar.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”