CCTV. Filmagens seguras/backup

Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por Quintas »

Olá. Estou para instalar um sistema de CCTV em minha casa há um par de anos e penso que vai ser desta.

Um aspeto que me preocupa é a segurança das imagens, pois podem entrar e levar o gravador (não faltam casos desses). Para aumentar a segurança, vejo duas hipóteses, entre o duplicar das imagens e a sua localização física em local não visível, não junto ao gravador.

Hipóteses/Dúvidas:

De alguma forma, conseguir colocar o disco rígido (que seria interno por pressuposto) fora do DVR/NVR, num local próximo e seguro, ligado por um cabo de 3 ou 4 metros. Ou seja, como que colocar uma extensão entre o local onde o disco ligaria internamente, para poder tirar o disco do gravador. (aqui não há backup, mas aumenta a segurança de não levarem o disco) É viável?

Usar um gravador com uma porta eSata e gravar só para um disco externo escondido não usando qualquer das ligações internas para disco rígido (aqui também não há backup, mas aumenta a segurança de não levarem o disco). É viável?

Usar um gravador que suporte RAID1 e ter sempre um backup disponível. Aqui, a questão é: pode o original da filmagem estar num disco interno e o duplicado num disco externo ligado por porta eSata, ou o RAID1 só funciona com discos internos?

Obrigado pelos contributos.

Cumps.


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por edeluz »

Olá,

Uma questão que me deixa curioso. O que é mais importante neste caso, as filmagens (pois para além de as perder existe a possibilidade de as visualizarem) ou o material?

Se for as imagens sugiro apostar num sistema que encripte as filmagens.
Se for o material sugiro apostar num sistema wireless! Não sei se é possível fazer isso em CCTV, pois estou habituado em sistema de segurança com webcams, mas caso seja possível, elimina os fios, e consequentemente a denuncia da instalação.

Ok, entra agora num outro nível de segurança. Uma vez que tem um sistema wireless vai ter que ter cuidado com ataques externos via wi-fi. O que me leva a outra pergunta! "Quem são os seus possíveis inimigos?" - "Black hats!?" :geek: :o :shock: ;) :D
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por Quintas »

Edeluz, não me preocupa que vizualizem as imagens, pois só irão ver-se a eles próprios (os eventuais gatunos que entrem), pelo que não preciso de encriptação. Preocupa-me é investir num sistema de segurança que quando precisar de tentar ver o que se passou e, quem sabe, identificar alguém, já não tenho imagens para ver (acontecei isso há dias com um vizinho).

Mas o ponto do material também é bem visto, não gostava de ficar sem o gravador, para além de tudo o mais que pudessem roubar.

Para mim, quer em sistemas de intrusão quer em CCTV, é ponto assente que quero com cabos. Assim sendo, terei que esconder o melhor possível o gravador/monitor, mas é muito mais fácil esconder um disco, de preferência não logo ao lado do gravador. Se for um furto rápido (e para isso conto com o sistema de intrusão e depois com o CCTV para diminuir o tempo que possam passar a roubar), será mais difícil encontrarem o disco que o resto. Agora ter CCTV "à mão de semear" é que não vale a pena.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por nelmindo »

Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 18:14 Edeluz, não me preocupa que vizualizem as imagens, pois só irão ver-se a eles próprios (os eventuais gatunos que entrem), pelo que não preciso de encriptação. Preocupa-me é investir num sistema de segurança que quando precisar de tentar ver o que se passou e, quem sabe, identificar alguém, já não tenho imagens para ver (acontecei isso há dias com um vizinho).

Mas o ponto do material também é bem visto, não gostava de ficar sem o gravador, para além de tudo o mais que pudessem roubar.

Para mim, quer em sistemas de intrusão quer em CCTV, é ponto assente que quero com cabos. Assim sendo, terei que esconder o melhor possível o gravador/monitor, mas é muito mais fácil esconder um disco, de preferência não logo ao lado do gravador. Se for um furto rápido (e para isso conto com o sistema de intrusão e depois com o CCTV para diminuir o tempo que possam passar a roubar), será mais difícil encontrarem o disco que o resto. Agora ter CCTV "à mão de semear" é que não vale a pena.
Comprar um gravador Dummy e esse é que fica visível...
capslock
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 12 dez 2012, 14:59
Localização: Coimbra
Enviou: 2 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por capslock »

Boas,

Eu tinha um sistema CCTV com 1 cam wireless e outra wire (material chinês) ligadas a um router, que por sua vez estava ligado a um PC (eeePC asus) que fazia a gravação para um disco externo.
Este tipo de sistema permitia que o PC estive escondido e poderá ser a sua solução.
Eu apenas deixei de usar o sistema porque o PC berrou. Para substituir o PC comprei um NVR e um repetidor (novamente material chinês). Ora uma das cam não fixa o IP e a outra o NVR nem a encontra. Estou a tentar encontrar um solução mas não está fácil encontrar informação, pelo que estou a ponderar usar um sistema completamente wire.

Cumps
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por edeluz »

Não querendo fugir muito do assunto principal, mas quais são as vantagens/desvantagens do wire e do wireless?

Porque no caso do wireless o problema de esconder ficava resolvido! Mas lá estás, talvez existam coisas que não eu esteja a ver...

Obrigado
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por Quintas »

Em relação ao wireless, desde as primeiras câmaras sem segurança a que qualquer um podia aceder até às atuais, com mais segurança, mas que continuo a ler que o sinal pode ser bloqueado com dispositivos relativamente baratos e acessíveis de interferência na frequência da transmissão, vou evitar.

Um gravador dummy pode ser uma solução mas é-me mais difícil depois esconder o verdadeiro + o monitor e levar um monte de cabos até ele do que só um disco externo e um cabo.

Obrigado e cumps.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por LVirtual »

Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 18:14 Para mim, quer em sistemas de intrusão quer em CCTV, é ponto assente que quero com cabos. Assim sendo, terei que esconder o melhor possível o gravador/monitor, mas é muito mais fácil esconder um disco, de preferência não logo ao lado do gravador.
esconder um disco cujo cabo vai dar ao gravador de imagens, é o mesmo que estar a dizer aos eventuais "gatunos" onde o disco esta escondido e
volta-se a ter o problema da segurança das imagens.

No caso, parece-me que seria preferivel um sistema com envio de imagens via bluetooth para um pc industrial metido algures dentro dum armario no local a filmar. mesmo que levassem o gravador as imagens ficariam sempre dentro do local.
O sinal de bluetooth é de curto alcançe e alem disso nao entra nas redes web wi-fi. Logo nao é hackeado do exterior. e nem sequer se lembrarao desse detalhe se quiserem fazer algo antes do potencial furto.

pode sempre ter como ja foi escrito mais atras, um gravador falso, num local acessivel mas nao muito, assim meio escondido para fazer de conta ligado a uma camara tambem falsa. que ate existem em formato de detector de movimentos ou mesmo uma webcam ligada na porta usb do gravador, so para fazer de conta. e depois "semear" duas ou tres camaras reais disfarçadas com a "mobilia" do local e que liguem por sua vez a um gravador real, muito bem escondido. e que ate pode estar dentro duma caixa anti-vandalismo fixada ao chao e á parede de forma que seja muito dificil abri-la ou leva-la.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por edeluz »

Sendo assim a única solução que termina com todos os problemas é esconder as câmeras! Os intrusos não sabem que o espaço está a ser vigiado!

Desconheço é se isso é assim tão simples de fazer. Até porque não sei se CCTV é o mesmo que câmeras IP, como aquelas que se compra no ebay. Do conceito CCTV conheço pouco, caso possam passar alguns links ou artigos para eu estudar agradeço.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por joao-pt »

Contacta uma empresa habilitada, certamente que te darão a melhor solução e assim evitas problemas e custos com coimas.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 17:13 Contacta uma empresa habilitada, certamente que te darão a melhor solução e assim evitas problemas e custos com coimas.
Que coimas é que poderia ter?
Já agora, é necessário ter alguma licença para instalar câmeras de vigilância? E as mesmas valem algo em tribunal?
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por Quintas »

edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:24
joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 17:13 Contacta uma empresa habilitada, certamente que te darão a melhor solução e assim evitas problemas e custos com coimas.
Que coimas é que poderia ter?
Já agora, é necessário ter alguma licença para instalar câmeras de vigilância? E as mesmas valem algo em tribunal?
Em relação a isto sei que precisas de comunicar à Comissão Nacional de Proteção de Dados. Penso que não é preciso se for dentro de casa ou propriedade privada tipo familiar e não filmares a rua ou o quintal do vizinho. Vê o site deles que está lá. E se filmares espaços públicos, tens que ter autorização deles para o efeito e não podes captar som.

Quanto às provas em tribunal, à partida não são aceites, se o sistema não estiver licenciado. Mas, na prática, se fores ver a jurisprudência, concluis que mesmo em casos não licenciados, os tribunais, com o aumento da criminalidade, têm vindo a aceitar cada vez mais essas imagens como prova.

Dois exemplos que li:

Bomba de gasolina assaltada e as imagens identificaram o assaltante. Foi aceite como prova, mesmo não estando licenciado.

Marido filma mulher com amante dentro da sua própria casa. Tribunal não aceita, mesmo sendo filmagens dentro de casa, porque foi filmada uma terceira pessoa (o amante), que não entrou na casa de forma ilícita (foi com a mulher) e não sabia que havia câmaras de filmar. Por exemplo, nos prédios, nos espaços comuns do condomínio, os sistemas têm que estar licenciados e haver avisos de que há video-vigilância.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por Quintas »

edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 16:36 Sendo assim a única solução que termina com todos os problemas é esconder as câmeras! Os intrusos não sabem que o espaço está a ser vigiado!

Desconheço é se isso é assim tão simples de fazer. Até porque não sei se CCTV é o mesmo que câmeras IP, como aquelas que se compra no ebay. Do conceito CCTV conheço pouco, caso possam passar alguns links ou artigos para eu estudar agradeço.
É só procurares no Google, há aos milhões. É onde eu tenho estudado isso e muitas outras coisas que me interessam, como a eletricidade.
Avatar do Utilizador
nec
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 02 dez 2010, 22:52
Localização: Torres vedras
Contacto:

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por nec »

Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 14:36 Olá. Estou para instalar um sistema de CCTV em minha casa há um par de anos e penso que vai ser desta.

Um aspeto que me preocupa é a segurança das imagens, pois podem entrar e levar o gravador (não faltam casos desses). Para aumentar a segurança, vejo duas hipóteses, entre o duplicar das imagens e a sua localização física em local não visível, não junto ao gravador.

Hipóteses/Dúvidas:

De alguma forma, conseguir colocar o disco rígido (que seria interno por pressuposto) fora do DVR/NVR, num local próximo e seguro, ligado por um cabo de 3 ou 4 metros. Ou seja, como que colocar uma extensão entre o local onde o disco ligaria internamente, para poder tirar o disco do gravador. (aqui não há backup, mas aumenta a segurança de não levarem o disco) É viável?

Usar um gravador com uma porta eSata e gravar só para um disco externo escondido não usando qualquer das ligações internas para disco rígido (aqui também não há backup, mas aumenta a segurança de não levarem o disco). É viável?

Usar um gravador que suporte RAID1 e ter sempre um backup disponível. Aqui, a questão é: pode o original da filmagem estar num disco interno e o duplicado num disco externo ligado por porta eSata, ou o RAID1 só funciona com discos internos?

Obrigado pelos contributos.

Cumps.
Já existem gravadores de gama baixa/média que gravam redundância num disco ou servidor em rede.
No entanto talvez a solução mais barata será mesmo as camaras a partir de um certo ponto derivarem o sinal por cabo para dois gravadores, um que está visivel e sem disco nenhum e outro escondido onde está a gravar.
Os gatunos sabem que têm pouco tempo, principalmente se houver alarme e não se vão demorar muito tempo, ao verem um gravador estragam esse e nem imaginam que existe outro.

Uma coisa são as camaras sem fios com emissor e recetor de video ( solução mais antiga que nunca funcionou lá grande coisa devido a interferencias ), outra são as camaras wireless IP que funcionam na rede wifi do router e já tem imagem sem ruido.

Solução wireless
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: CCTV. Filmagens seguras/backup

Mensagem por edeluz »

Era sobre o wireless que me referia. Desconhecia cameras sem fios que não utilizam o protocolo IP. São por radio-frequência? Podem partilhar modelos ou artigos sobre como são instaladas, configuras e reconhecidas? Fiquei curioso...

Obrigado
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”