Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Responder
Avatar do Utilizador
BrunoEletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2013, 22:46
Localização: Odivelas

Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por BrunoEletro »

Boas colegas,
estou com um projecto em mão de uma instalação da 5ª categoria e o projectista colocou instalação de telecomando com o argumento de ser obrigatória a sua instalação. Pergunto se sendo uma instalação da 5ª categoria a instalação do telecomando poderia ser facultativa se as armaduras de emergência em si fossem dotadas de um botão de teste.


Bruno Fernandes
rui_gaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 30 abr 2012, 15:24

Re: Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por rui_gaspar »

boas
801.2.1.5.3.3 Iluminação de segurança com blocos autónomos
801.2.1.5.3.3.1 Os blocos autónomos a utilizar na iluminação de segurança devem dispor de um
dispositivo que os coloque no estado de “repouso”, localizado num ponto central, na proximidade
do dispositivo de comando geral da alimentação da iluminação do edifício.
Sempre que o estabelecimento esteja franqueado ao público, os blocos autónomos devem ser
colocados no estado de “vigilância”; no final do período de actividade do estabelecimento os blocos
autónomos devem ser colocados no estado de “repouso”.
Nota: Para aplicação das regras indicadas na secção 511 devem ser consideradas as normas seguintes:
- (EN 60598-2-22) - Aparelhos de iluminação para iluminação de segurança.
Na selecção do ponto central para comando dos blocos autónomos (telecomando centralizado) deve atenderse ao regime de exploração previsto para o estabelecimento (comando a partir da portaria, da sala de
segurança, etc.).
Os blocos autónomos devem ter um código IK não inferior ao dos aparelhos de iluminação normal instalados
no mesmo local (desde que em condições análogas).
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por joao-pt »

Sendo edifício de 5ª categoria poderias utilizar iluminação de segurança do tipo D (lanternas portáteis, alimentadas por pilhas ou
por baterias). Uma vez que vais usar blocos autónomos, tens de instalar telecomando.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade eu discordo do uso do telecomando nestas situações aonde ele nem sequer é obrigatório diretamente, visto que poderia utilizar uma simples lanterna portátil, e nem todos os Inspetores levam a peito essa regra, mas claro se está no projeto é para cumprir.
Depois na manutenção normal ninguém liga nada a isso, esta regra só veio beneficiar os fabricantes.

joao.pt Escreveu: 14 fev 2017, 08:59 Sendo edifício de 5ª categoria poderias utilizar iluminação de segurança do tipo D (lanternas portáteis, alimentadas por pilhas ou
por baterias). Uma vez que vais usar blocos autónomos, tens de instalar telecomando.
Cpts.
Energy
luismelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 ago 2016, 19:56

Re: Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por luismelo »

Só uma questão referente a este tema, caso eu tenha circuitos de iluminação de emergência provenientes de diferentes quadros elétricos tenho de ter um telecomando por quadro?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Que eu saiba pode usar apenas um telecomando.

luismelo Escreveu: 22 mar 2017, 10:51 Só uma questão referente a este tema, caso eu tenha circuitos de iluminação de emergência provenientes de diferentes quadros elétricos tenho de ter um telecomando por quadro?
Cpts.
Energy
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Obrigatoriedade de telecomando em iluminação de emergência?

Mensagem por Pimenta »

luismelo Escreveu: 22 mar 2017, 10:51 Só uma questão referente a este tema, caso eu tenha circuitos de iluminação de emergência provenientes de diferentes quadros elétricos tenho de ter um telecomando por quadro?
Basta no quadro geral, já que o cabo que faz a interligação com todos os blocos autônomos e proveniente deste...
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”