requisitos para instalação SADI

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

requisitos para instalação SADI

Mensagem por damon »

Boas,

Queria pedir uma informação:
sendo electricista, posso ou não instalar sistemas de detecção de incêndio?
é que me disseram que deveria estar devidamente acreditado pela ANPC?
até agora tenho instalado alguns sistemas (ocasionalemente)quando o cliente quer, e não fiz nem eu, nem o cliente o registo a ANPC ou aos bombeiros?
Vocês electricista como tem feito??


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por joao-pt »

A ANPC é clara nisso:
"Qualificações: As pessoas ou empresas que desempenham trabalhos de instalação deverão ser competentes, com experiência e certificadas."

Até podes ser a pessoa mais competente e experiente mas falta-te a certificação, isto é o que diz a ANPC, o que se vê na prática é que qualquer pessoa anda a montar estes sistemas, até canalizadores, sem saberem nada da área obviamente e deixando os equipamentos nada funcionais.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por dsrsantos »

A portatia que regula isso é a 773/2009.
Tens toda a informação aqui: http://www.prociv.pt/SEGURANCACONTRAINC ... _2009.aspx
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por damon »

Boas,

Se tiver inscrito na ANPC, posso instalar SADI, certo?
Mas no caso seguinte: imagine que já estou inscrito na ANPC...
vou fazer a instalação de SADI num cabeleireiro por exemplo, é de categoria I, devo depois pedir vistoria a ANPC?
ou devo simplesmente fazer a ficha de segurança? ou esta ficha de segurança é feita pelo eng?
quais são os procedimentos? é que procurei na legislação e é muito confuso...
é que estou a ponderar se vou fazer ou não formação em SCIE para acreditação na ANPC

cumps
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por Pedro Barradas »

.
Um instalador tem de estar inscrito na ANPC, para instalar um determinado equipamento, a inscrição é realizada para o sistema a isntalar, extitores, RIA, SADI, Sistemasd de extinção autromatica.. etc....
Se estiver a comercializar o sistema, tam´bem tem de estar inscrito para a respectiva comercialização!!!
Assim, como para manutenção...

Não amigo, não pede qq vistoria à ANPC...
A questão de vistorias e projectos deve ser gerida pelo projectista responsável.

Deverá existir um Ficha SCIE, esta descreve os meios, equipamentos e sistemas que devem ser instalados, bem como caracterizam o estabelecimento.
A Ficha SCIE, é normalmente preenchida pelo autor do projecto de arquitectura, mas pode ser também subscrita por outro técnico desde que tenha habilitações para isso ( Arquitecto ou engenheiro inscrito na respectiva Ordem profissional que esta lhe dê capacidade tecnica para o efectuar)
Independentemente da Categoria de risco de incêncio e da Utilização-tipo em causa.
Você é um instalador. instala, e passa ao dono de obra um termo de responsabilidade pela instalação efectuada, bem como toda a documentação relativo ás equipamentos/ sistemas instalados. ( Manuais, certificados de conformidade do fabricante/s).
Quem cria renasce todos os dias...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por damon »

Obrigado pela resposta,
Pensava que seria necessario o requerimento da anpc e pagar taxa de vistoria.
E se o local nao tiver projecto de scie, e o cliente quer um sadi, tb neste caso nao e preciso vistoria?
O termo de responsabilidade e como aquele que fazemos para as instalacoes electricas?
Tem um modelo que poderia me facultar?
Para depois utilizar qd tiver a formacao

Obg
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por Pedro Barradas »

No site da ANPC ( prociv) tem toda a documentação necessária, inlcuindo as minutas necessárias. se não tiver veja no segurança online.
No caos em apreço, é necessário proSCIE, se não tem , deveria ter, e deve perguntar ao dono por este.
Diga que não se responsabiliza peos requisitos da instalação, se um dia vier a haver uma inspecção regular ou até mesmo extraordinária. Pois o instalador não tem competência para decidir onde meter o quê.... Este deve seguir o projecto elaborado.
Quem cria renasce todos os dias...
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por dsrsantos »

Pedro Barradas Escreveu:Pois o instalador não tem competência para decidir onde meter o quê.... Este deve seguir o projecto elaborado.
E no caso duma 1ª categoria em que não há projecto, só ficha? Quem é que decido onde meter o quê?
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: requisitos para instalação SADI

Mensagem por Pedro Barradas »

Bem feito é o autor da Ficha, anexar uma planta com a localização dos meios e equipamwentos necessários... Mas o pessoal que só preenche fichas.. é um autentica desgraça.. nem sabe a diferença de um detetor optico de um termico, quanto mais o resto...
Leio com cada disparate nas Fichas que me chegam às mãos....
Quem cria renasce todos os dias...
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”