Duvida

Responder
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Duvida

Mensagem por Marcoagomes »

Boa tarde tenho uma dúvida que se alguém me poder ajudar agradecp.
Como se consegue medir a amperagem de uma bateria.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Duvida

Mensagem por nelmindo »

Amperagem?

Especifique:
Corrente a frio? (valor importante para as baterias de arranque, na ordem dos 300 ou 400A)
Capacidade? (valor que especifica indiretamente a capacidade energética da bateria, que fundo está diretamente relacionado com o seu tamanho, valor em Ah)
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Duvida

Mensagem por Marcoagomes »

Boa tarde. O meu problema e o seguinte tenho uma central de intrusão DCS em casa. Que me tem dado avaria de baterias já CA vieram técnicos que medem a bateria e dizem que está boa. Mas como eu tou presente vejo que eles com o multímetro vêem que a bateria está com 13 volts. Mas não os vejo a ver a amperagem da bateria. A bateria e de 12v, 7ah
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Duvida

Mensagem por joao-pt »

Uma bateria de 12V indicar 13V não significa que esteja boa, devemos ver se ela "segura" esses 13V. Tiramos a bateria do circuito de carga, indica 13V, passados 5 minutos já nos indica 11V, nesse caso temos uma boa para ir para a reciclagem.

Quanto tempo tem essa bateria? Tens muitas falhas de alimentação da rede na tua casa? Já trocaste por outra bateria nova para ver se dá a mesma indicação? O circuito de carga da bateria está 100% funcional? Não tem fusíveis entre a bateria e a placa? Isso é 12V 5Ah certo?
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Duvida

Mensagem por Marcoagomes »

o meu maior problema e que eu também trabalho em parte com alarmes, mas só instalo sistemas de deteção de incendio e deteção de incendio com extinção. mas a verdade e que nunca tive formação em eletrónica tenho um curso de eletricista dado um pouco as 3 pancadas.
não mexo em intrusão nem em controlo de acessos , nunca tive na minha vida profissional muito curta este problema e agora tenho em casa.

a bateria e 12v 7ah.
ela mantem os 13 voltes por mais de 5 minutos que isso eu já conferi
o carregador dela já com medições feitas debita a corrente certa
e o fusíveis também estão em condições.
a bateria tem sensivelmente 2 anos
não tenho valhas de corrente em casa assim com tanta frequência.

por isso quando ca vieram os técnicos e mediram a bateria eu citei todos esses passos a cima
e lembrei-me que o problema viesse da amperagem da bateria.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Duvida

Mensagem por joao-pt »

A temperatura da bateria quando está a ser carregada é normal? Experimenta deixar a bateria em uso ou seja, ficar a central apenas alimentada pela bateria e vê se ela se aguenta um tempo normal ou se ao fim de 10min se apaga.

Eu aqui só consigo ver duas coisas, ou a vida da bateria já está próxima do fim ou a central encontra-se com algum problema, acredito mais na primeira.
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Duvida

Mensagem por Marcoagomes »

Obrigado vou tentar isso. Obrigada pela ajuda de tidos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Duvida

Mensagem por ohmico »

Boas,

porque não pega numa lâmpada de farol de automóvel e a liga em paralelo com o multímetro (V) aos bornes da bateria, que fica logo a saber se a tensão é falsa?

Ohmico
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Re: Duvida

Mensagem por Marcoagomes »

Boas ohmico. Não persebi a sua ideia
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Duvida

Mensagem por joao-pt »

O que o amigo ohmico está a sugerir é ligar uma carga (lâmpada de automóvel que funciona a 12V), e observar se a tensão se mantém próxima dos 12V, isto para saber se a bateria ainda segura uma carga ou não. Eu sugeri com a central de alarme lá ligada, o colega ohmico sugeriu acaba por ser de mais fácil observação.
lmcosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 ago 2015, 16:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Duvida

Mensagem por lmcosta »

pode medir a capacidade da bateria com um aparelho de medição , eu utilizo o act meter , que me diz a tensão , carga em ah e temperatura da bateria e fica com a indicação de todos os parametros da bateria , funciona com capacidades a partir de 1,2 AH
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”