duvida ANPC

Responder
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

duvida ANPC

Mensagem por pr0z »

eu sou registado na ANPC, faço instalações SADI há cerca de 9 anos.
tenho instalados muitas dezenas de sistemas (talvez centenas), nas quais eu fui o técnico responsável da obra.

a minha questão é:
instalo hoje, dou o OK e todas as certificações necessárias (trabalho por conta de outrem), a empresa cumpre com tudo o que é necessário por lei.

se o cliente tiver o sistema durante 5 ou 6 anos e nunca lhe fizer manutenção pela minha ou outra empresa autorizada, eu deixo de ter responsabilidade sobre o assunto, certo?

por vezes pode o cliente alterar algo no sistema. (ex: abrir sensores que estão a causar avaria e fazer passagem 24vdc directa, isto em sistemas convencionais)

alguem sabe onde posso encontrar informação sobre isto?
obrigado, cumps.


Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: duvida ANPC

Mensagem por Pedro Barradas »

Não percebi bem a sua dúvida.

No meu entendimento deve ser assim:
Os responsáveis de segurança (RS) das instalações devem ter contratos de manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança SCIE.
As alterações e intervenções aos mesmos devem ser efectuadas por empresa inscrita na ANPC.
Qualquer tipo de alteração fisica e /ou adulteramento das características ao sistema inicialmente instalado por iniciativa do RS... é da responsabilidade deste.
As alterações aos sistemas e equipamentos não devem ir contra o Projecto SCIE aprovado e/ou contra as disposições constantes do RJ-SCIE e regulamentadas pelo RT-SCIE. ( sem contar com as certificações e Normalizações requiridas para os equipamentos e sistemas).

É dever do instalador, quando das operações de manutenção efectuar um relatório das condições existentes ( inconformidades/ problemas, avarias, etc...), das alterações efectuadas ou não.
Esse relatório deve ser apenso ao caderno de Registos de Segurança (obrigatório existir no âmbito das medidas de autoprotecção).
Quem cria renasce todos os dias...
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: duvida ANPC

Mensagem por pr0z »

a minha duvida basicamente é:

Se os proprietários do sistema decidirem que não existirá manutenção durante 1 ou mais anos (normalmente para cortarem custos), eu como instalador continuo responsável?

Pelo que sei, sim, é obrigatório existir manuntenção aos sistemas em base anual (noutros, exemplo de lares de idosos ou creches é semestral ou trimestral, consoante o risco), mas se o cliente e seu RS (que muitas vezes é alguém que acumula cargos) decidirem não ter manutenção, a responsabilidade sobre o sistema será deles, correcto?

um abraço.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: duvida ANPC

Mensagem por Pedro Barradas »

pr0z Escreveu:a minha duvida basicamente é:

Se os proprietários do sistema decidirem que não existirá manutenção durante 1 ou mais anos (normalmente para cortarem custos), eu como instalador continuo responsável?
Ora, como pode ser o responsável se não existe contrato de manutenção em vigor. Parta para outra. Avise o cliente com carta registada e siga.
Quem cria renasce todos os dias...
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: duvida ANPC

Mensagem por pr0z »

Obrigado e um abraço.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”