video porteiro

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

video porteiro

Mensagem por quero aprender »

imaginem a seguinte situação que é real ...

tenho a cabelagem mas não tenho o videoporteiro no andar ...

ah e tal , eu quando comprei o apartamento já estava assim ...

amigos , como é que eu sei o que corresponde a cada fio ?

há cores padrão para isto ?

todas mas todas as dicas são bem vindas ...

obrigados


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por nelmindo »

quero aprender Escreveu:imaginem a seguinte situação que é real ...

tenho a cabelagem mas não tenho o videoporteiro no andar ...

ah e tal , eu quando comprei o apartamento já estava assim ...

amigos , como é que eu sei o que corresponde a cada fio ? Não sabe. Os fabricantes não seguem norma alguma, há uns que precisam de 2 fios, outros de 3, outros de 4...

há cores padrão para isto ? Não, cada fabricante tem o seu e cada electricista liga com o cabo que tem...

todas mas todas as dicas são bem vindas ...

obrigados
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

tou lixado ... fosga-se um gajo começa mal ...

vai ser bonito vai ...

mas com os fios que lá tenho posso ir por tentativas ?
ou estou sujeito a queimar ?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por jaimereis »

antes de ligar, identifique todos os condutores...

p.s. pode usar a tal engenhoca que inventou com luz e buzina....
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Perante uma situação destas, o melhor que tens a fazer é ir a outro apartamento e verificar as ligações que lá existem no outro videoporteiro.
Até porque vais ter de saber a referência do video porteiro que vais ter de adquirir para instalar nesse apartamento, como tal o melhor é ver em outro apartamento.
Por vezes acontece que a marca da chapa de botoneira, não conresponde à marca de videos/telefones instalados, por isso muita atenção.
Por ultimo, um aviso de amigo, para fazeres um trabalho desses, tens de ter autorização da Administração do prédio, e nunca por ordem do inquilino, ou proprietário do apartamento, senão corres sérios riscos, nada te diz que o sistema está a funcionar a 100% em todas as frações.

quero aprender Escreveu:imaginem a seguinte situação que é real ...

tenho a cabelagem mas não tenho o videoporteiro no andar ...

ah e tal , eu quando comprei o apartamento já estava assim ...

amigos , como é que eu sei o que corresponde a cada fio ?

há cores padrão para isto ?

todas mas todas as dicas são bem vindas ...

obrigados
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

eu já pensei nisso ...
mas há vários impedimentos ...

não está lá ninguém ou quase ninguém no prédio ...
e dos que estão é tudo gente da guita que nem bom dia dizem ...

para somar a isso tenho lá o cliente e o futuro patrão ...
se tivesse só com o cliente eu até ia a carrinha e batia nos outros apartamentos e pedia para ver ...

agora está o patrão e o encarregado sendo este ultimo um sabe tudo e tendo passado aqui para o preto a resolução ...
queria agarrar esta oportunidade ... e claro ao mesmo tempo é uma aprendizagem que o gajo nunca vai esquecer ...

obrigados

um gajo tem cá uma sorte , fosga-se

ENERGY Escreveu:Boas
Perante uma situação destas, o melhor que tens a fazer é ir a outro apartamento e verificar as ligações que lá existem no outro videoporteiro.
Até porque vais ter de saber a referência do video porteiro que vais ter de adquirir para instalar nesse apartamento, como tal o melhor é ver em outro apartamento.
Por vezes acontece que a marca da chapa de botoneira, não conresponde à marca de videos/telefones instalados, por isso muita atenção.
Por ultimo, um aviso de amigo, para fazeres um trabalho desses, tens de ter autorização da Administração do prédio, e nunca por ordem do inquilino, ou proprietário do apartamento, senão corres sérios riscos, nada te diz que o sistema está a funcionar a 100% em todas as frações.

quero aprender Escreveu:imaginem a seguinte situação que é real ...

tenho a cabelagem mas não tenho o videoporteiro no andar ...

ah e tal , eu quando comprei o apartamento já estava assim ...

amigos , como é que eu sei o que corresponde a cada fio ?

há cores padrão para isto ?

todas mas todas as dicas são bem vindas ...

obrigados
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se esse encarregado sabe tudo, deveria saber que por ordem de um condomino, não pode, nem deve mexer numa instalação que é propriedade do condominio, logo a Administração se quiser pode impedir a averiguação das ligações elétricas nas partes comuns do prédio.
A Administração pode até chamar a Policia, e vão todos para o posto para dar a respetiva identificação, e depois se houver avárias anteriores, não provocadas por ti, a Administração pode processar quem andava a mexer no sistema, e imputar-lhe os custos de uma eventual reparação.
Como é que esse encarregado sabe a referência do video, parece um sabe tudo que não sabe é nada, será talvez mais um engraxador.
E se o video necessitar de codificação, como é que o sabichão vai fazer? pois esse codigo pode até nem estar codificado na placa, apesar de poder constar na chapa de botoneira.
O sistema funciona com cabo coaxial, ou é com cabo UTP/FTP, etc?
Se for com cabo coaxial + n´condutores, na ligação do sinal de video não vais ter problema.
Mas se for com UTP/FTP/etc, como descobres quais os pares do sinal de video? tens de ir ao patamar da escada e ver no derivador, mas o sistema tambem pode repicar de video para video, tudo depende do sistema, marca, e de como foi feita a instalação.
Depois de ligares a imagem (sinal de video), já podes fazer tentativas rápidas nos restantes condutores, pois 1 é para falar para o exterior, outro é para houvir do exterior, outro é campainha, outro é abertura de porta, e pode haver outro que é toque de patim, etc.
Mas vê qual a marca, e o pessoal arranja-te uns esquemas, para não ires às escuras.
E como o encarregado é o sabichão, deixa-te ficar na retranca das ligações, e faz-te de ajudante, diz ao sabichão que vais para a porta de entrada, para ver se o sistema de intercomunicação funciona, e se a porta abre, ou já toca acampainha, etc. :D

quero aprender Escreveu:eu já pensei nisso ...
mas há vários impedimentos ...

não está lá ninguém ou quase ninguém no prédio ...
e dos que estão é tudo gente da guita que nem bom dia dizem ...

para somar a isso tenho lá o cliente e o futuro patrão ...
se tivesse só com o cliente eu até ia a carrinha e batia nos outros apartamentos e pedia para ver ...

agora está o patrão e o encarregado sendo este ultimo um sabe tudo e tendo passado aqui para o preto a resolução ...
queria agarrar esta oportunidade ... e claro ao mesmo tempo é uma aprendizagem que o gajo nunca vai esquecer ...

obrigados

um gajo tem cá uma sorte , fosga-se

ENERGY Escreveu:Boas
Perante uma situação destas, o melhor que tens a fazer é ir a outro apartamento e verificar as ligações que lá existem no outro videoporteiro.
Até porque vais ter de saber a referência do video porteiro que vais ter de adquirir para instalar nesse apartamento, como tal o melhor é ver em outro apartamento.
Por vezes acontece que a marca da chapa de botoneira, não conresponde à marca de videos/telefones instalados, por isso muita atenção.
Por ultimo, um aviso de amigo, para fazeres um trabalho desses, tens de ter autorização da Administração do prédio, e nunca por ordem do inquilino, ou proprietário do apartamento, senão corres sérios riscos, nada te diz que o sistema está a funcionar a 100% em todas as frações.

quero aprender Escreveu:imaginem a seguinte situação que é real ...

tenho a cabelagem mas não tenho o videoporteiro no andar ...

ah e tal , eu quando comprei o apartamento já estava assim ...

amigos , como é que eu sei o que corresponde a cada fio ?

há cores padrão para isto ?

todas mas todas as dicas são bem vindas ...

obrigados
Última edição por ENERGY em 16 out 2014, 17:45, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

ok , eu vou tentar saber qual o videoporteiro que estão a pensar colocar ...

sabes amigo , tive um chefe numa obra publico privada , aqui bem perto de mim , espetáculo ...
esse também dizia , " Paulinho há eu não sei de nada dei-te a ti este trabalho desenrasca-te ".....
mas passado uma beca lá estava ele ou a ver de longe e a dar a dica ...
e hoje orgulho-me de com a Vossa ajuda e também com a dele , a TV bomba ali que nem ginjas ... destes apanha-se poucos muito poucos agora como este desta empresa , é raposa velha , tu que fazes , estas em fase experimental ... ele também não sabe mas também ninguém necessita de saber disso porque ele é chefe é engraxador ...
ENERGY Escreveu:Boas
Se esse encarregado sabe tudo, deveria sabere que não pode nem deve mexer numa instalação que é propriedade do condominio, logo a Administração se quiser pode impedir a averiguação das ligaç~poes elétricas nas partes comuns do prédio, e Administração pode até chamar a Policia, e vão todos para o posto para fazer identificação, e depois se houver avárias anteriores, não provocadas por ti, a Administração pode processar quem andava a mexer no sistema, e imputar-lhe os ciustos de uma eventual reparação.
Como é que esse encarregado sabe a referência do video, parece um sabe tudo que não sabe é nada, será talvez mais um engraxador.
O sistema funciona com cabo coaxial, ou é com cabo UTP/FTP, etc?
Se for com cabo coaxial, na ligação do video não vais ter problema.
Mas se for com UTP/FTP/etc, como descobres quais os pares que ligam a imagem no video?
Depois de ligares a imagem, já podes fazer tentativas nos restantes condutores, pois 1 é para falar para o exterior, outro é para houvir do exterior, outro é campainha, outro é abertura de porta, e pode haver outro que é toque de patim.
Mas vê qual a marca, e o pessoal arranja-te uns esquemas, para não ires às escuras.
E como o encarregado é o sabichão, deixa-te ficar na retranca das ligações, e faz-te de ajudante, diz ao gajo que vais para a porta de entrada, para ver se o sistema de intercomunicação funciona, e se a porta abre, ou já toca acampainha, etc. :D

quero aprender Escreveu:eu já pensei nisso ...
mas há vários impedimentos ...

não está lá ninguém ou quase ninguém no prédio ...
e dos que estão é tudo gente da guita que nem bom dia dizem ...

para somar a isso tenho lá o cliente e o futuro patrão ...
se tivesse só com o cliente eu até ia a carrinha e batia nos outros apartamentos e pedia para ver ...

agora está o patrão e o encarregado sendo este ultimo um sabe tudo e tendo passado aqui para o preto a resolução ...
queria agarrar esta oportunidade ... e claro ao mesmo tempo é uma aprendizagem que o gajo nunca vai esquecer ...

obrigados

um gajo tem cá uma sorte , fosga-se

ENERGY Escreveu:Boas
Perante uma situação destas, o melhor que tens a fazer é ir a outro apartamento e verificar as ligações que lá existem no outro videoporteiro.
Até porque vais ter de saber a referência do video porteiro que vais ter de adquirir para instalar nesse apartamento, como tal o melhor é ver em outro apartamento.
Por vezes acontece que a marca da chapa de botoneira, não conresponde à marca de videos/telefones instalados, por isso muita atenção.
Por ultimo, um aviso de amigo, para fazeres um trabalho desses, tens de ter autorização da Administração do prédio, e nunca por ordem do inquilino, ou proprietário do apartamento, senão corres sérios riscos, nada te diz que o sistema está a funcionar a 100% em todas as frações.

[/quote]
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: video porteiro

Mensagem por pr0z »

tenta aceder a outro perto e verifica se existe "repicagem" de cablagem.
cheira-me que estás a ser usado como isco, se alguma coisa correr mal, atenção.
não te queimes só por causa de um trabalhito da treta.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

de facto não me vou lá fazer velho ...
tou numa cena de manutenção , tenho de fazer de tudo , desde faísca a pedreiro ...
até aqui 5 estrelas ...
nunca é igual ...

só que é muita engenheiro , e não tem dinheiro para nada ... cada vez que chego a um cliente falta-me sempre cenas e é sempre a inventar ...
mas para BMW e mercedes , ah aí não falha ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parece que ainda não aprendeste, que uma boa imagem em determinadas situações e nós negócios, é fundamental fazer passar essa boa imagem, pois ela vende, e abre caminhos, e claro muito converseta :D e claro existe pessoal muito bom, mas muito bom nisso, vendem tudo, tudo mesmo, depois em obra é outra história, quem lá estiver é que vai levar com o cliente, eles já angriaram o cliente, e partiram em busca de outros, portanto quem lá estiver que se desenrasque com o cliente, por vezes até dá dô.
quero aprender Escreveu:de facto não me vou lá fazer velho ...
tou numa cena de manutenção , tenho de fazer de tudo , desde faísca a pedreiro ...
até aqui 5 estrelas ...
nunca é igual ...

só que é muita engenheiro , e não tem dinheiro para nada ... cada vez que chego a um cliente falta-me sempre cenas e é sempre a inventar ...
mas para BMW e mercedes , ah aí não falha ...
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por projclvm »

É caso para dizer:" Vendem o que teêm e o que não teêm"
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Acreditem que é verdade, e eu já presenciei algumas dessas situações.
projclvm Escreveu:É caso para dizer:" Vendem o que teêm e o que não teêm"
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

em relação ao videoporteiro este é alimentado pelo transformador que está no quadro de serviços comuns do condomínio , certo ?
logo se os dos vizinhos estiverem a trabalhar o problema daquele não será 12v , certo ?
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: video porteiro

Mensagem por pr0z »

quero aprender Escreveu:em relação ao videoporteiro este é alimentado pelo transformador que está no quadro de serviços comuns do condomínio , certo ?
logo se os dos vizinhos estiverem a trabalhar o problema daquele não será 12v , certo ?
sim, é o mais normal. independente, ficava mais caro.
qual é a cablagem que tens afinal? ACN? UTP? TVHV? quantos pares/fios? consegues medir se tens 12vdc lá?
volto a dizer, tenta aceder a outro para tentar perceber a ligação. caso contrário, é um tiro no escuro e podes ter o azar de fazer ricochete.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”