Blocos autonomos

Responder
agrama2012
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mai 2012, 13:34

Blocos autonomos

Mensagem por agrama2012 »

Boa tarde,

gostaria que me ajudasse em relação à interpretação da Portaria 1532/2008 no que respeita aos blocos autonomos.

Segundo o art. 115º da referida portaria, a luz tem que ser permanente para utilizações tipo IV a VI, VII, X, XI, independentemente da categoria de risco.


Significa que nos restantes casos, esta só é obrigatoria quando servir de suporte a placas indicadoras de saida?? Caso contrário pode estar apenas em tensão?


Obrigada!


Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Blocos autonomos

Mensagem por joaoosvaldo »

agrama2012 Escreveu:Boa tarde,

gostaria que me ajudasse em relação à interpretação da Portaria 1532/2008 no que respeita aos blocos autonomos.

Segundo o art. 115º da referida portaria, a luz tem que ser permanente para utilizações tipo IV a VI, VII, X, XI, independentemente da categoria de risco.


Significa que nos restantes casos, esta só é obrigatoria quando servir de suporte a placas indicadoras de saida?? Caso contrário pode estar apenas em tensão?


Obrigada!
Esse ponto apenas refere que nessas utilizações tipo os blocos autónomos a utilizar devem ser do tipo permanente ou de luz mantida ("luzes" sempre ligadas) com exceção dos espaços destinados a dormida em locais de risco D e E.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Blocos autonomos

Mensagem por Pedro Barradas »

Terá também de prever iluminação permanente (podem ser blocos autónomos), instalados nos locais e nas condições do art. 114 do RT-SCIE
Quem cria renasce todos os dias...
agrama2012
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mai 2012, 13:34

Re: Blocos autonomos

Mensagem por agrama2012 »

Obrigada, mas não fiquei totalmente esclarecida, por exemplo, numa UT tipo III (administrativos) não são obrigados a colocar blocos autonomos?? Ou têm que ter, mas não obrigatoriamente com luz permanente?

Obrigada,

Ana
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Blocos autonomos

Mensagem por jaimereis »

boas

tem que ter blocos autonomos , ou kits encastrados nas armaduras nos caminhos de fuga, não precisam é de ser permanentes

manda é o bom senco, colocar por cima das portas de saida e nos pontos de desvio ou bifurcação de lampada permanente
Jaime Reis
agrama2012
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mai 2012, 13:34

Re: Blocos autonomos

Mensagem por agrama2012 »

Boa noite,

obrigada pelas respostas, penso que agora fiquei esclarecida.

Ana
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”