Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (I/O)

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (I/O)

Mensagem por Electro 99 »

Boa noite caros colegas,

Normalmente, numa instalação de SADI, a que altura se instala o interface de zonas e o módulo de entrada-saídas (I/O)? Dizem-me que deve ser o mais junto ao tecto.

No entanto, o módulo de entrada-saídas (I/O) não têm a função de desactivar um alarme que esteja a haver a jusante? Nesse caso, a altura de 3 metros não será desadequada?

Cumps,

Electro 99.


Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (

Mensagem por Kykoo »

Electro 99 Escreveu:Boa noite caros colegas,

Normalmente, numa instalação de SADI, a que altura se instala o interface de zonas e o módulo de entrada-saídas (I/O)? Dizem-me que deve ser o mais junto ao tecto. Por convenção devem ser instalados em locais onde a sua integridade esteja assegurada. Daí, e por estar mais perto do Loop, terem-lhe sugerido essa aplicação.

No entanto, o módulo de entrada-saídas (I/O) não têm a função de desactivar um alarme que esteja a haver a jusante? Nesse caso, a altura de 3 metros não será desadequada? Não. O módulo de entrada/saída serve para monitorizar ou activar dispositivos (retentor electromagnético, elevador, porta automática, corte de gás, desemfumagem, avac, etc... Comandos esse que são dados através da central, não havendo qualquer interacção por parte dos utilizadores do recinto. A única interacção é nos botões manuais de alarme.

Cumps,

Electro 99.
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Avatar do Utilizador
Luisgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 89
Registado: 23 jun 2010, 19:08
Localização: Vilares

Re: Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (

Mensagem por Luisgomes »

Como os Modulos têm como Objectivo tal como já disse o Kykoo penso que só devem estar acessiveis a pessoal técnico e com conhecimento sobre os mesmos bem como quais as funções para que estão a ser utilizados e Objectimos pretencidos. No meu caso Normalmente coloco em uma caixa propria junto a zona da Central uma vez que é uma zona onde se consegue "Apanhar" todo(s) o(s) LOOP(s).
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (

Mensagem por Electro 99 »

Kykoo Escreveu:
Electro 99 Escreveu:Boa noite caros colegas,

Normalmente, numa instalação de SADI, a que altura se instala o interface de zonas e o módulo de entrada-saídas (I/O)? Dizem-me que deve ser o mais junto ao tecto. Por convenção devem ser instalados em locais onde a sua integridade esteja assegurada. Daí, e por estar mais perto do Loop, terem-lhe sugerido essa aplicação.

No entanto, o módulo de entrada-saídas (I/O) não têm a função de desactivar um alarme que esteja a haver a jusante? Nesse caso, a altura de 3 metros não será desadequada? Não. O módulo de entrada/saída serve para monitorizar ou activar dispositivos (retentor electromagnético, elevador, porta automática, corte de gás, desemfumagem, avac, etc... Comandos esse que são dados através da central, não havendo qualquer interacção por parte dos utilizadores do recinto. A única interacção é nos botões manuais de alarme.

Cumps,

Electro 99.
Bem, dizem-me que no caso de ser necessário actuar no módulo de entradas/saídas, se pode colocar uma botoneira manual acoplada para o efeito. Ou seja, do módulo I/O sai uma saída para a botoneira de corte manual que fica a cerca de 1.10m do chão.

Estou certo?
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (

Mensagem por Electro 99 »

Luisgomes Escreveu:Como os Modulos têm como Objectivo tal como já disse o Kykoo penso que só devem estar acessiveis a pessoal técnico e com conhecimento sobre os mesmos bem como quais as funções para que estão a ser utilizados e Objectimos pretencidos. No meu caso Normalmente coloco em uma caixa propria junto a zona da Central uma vez que é uma zona onde se consegue "Apanhar" todo(s) o(s) LOOP(s).
Bem, no meu caso, eu tenho a central no piso 0 e 4 módulos de I/O, sendo que dois deles são para elevadores. Normalmente, em caso de sinistro, a central dá ordem ao elevador para descer ao piso zero e abrir as portas.

Os módulos de I/O que fazem ligação aos elevadores são colocados onde? No caso da obra em causa, ainda não sei onde vai ficar a casa das máquinas. Normalmente, quando um elevador é hidraulico, a casa ads máquinas fica no piso inferior, quando é eléctrico, acho que depende das marcas... Acho que há marcas que trazem a casa das máquinas incorporada.
Avatar do Utilizador
Luisgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 89
Registado: 23 jun 2010, 19:08
Localização: Vilares

Re: Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (

Mensagem por Luisgomes »

Electro 99 Escreveu:
Luisgomes Escreveu:Como os Modulos têm como Objectivo tal como já disse o Kykoo penso que só devem estar acessiveis a pessoal técnico e com conhecimento sobre os mesmos bem como quais as funções para que estão a ser utilizados e Objectimos pretencidos. No meu caso Normalmente coloco em uma caixa propria junto a zona da Central uma vez que é uma zona onde se consegue "Apanhar" todo(s) o(s) LOOP(s).
Bem, no meu caso, eu tenho a central no piso 0 e 4 módulos de I/O, sendo que dois deles são para elevadores. Normalmente, em caso de sinistro, a central dá ordem ao elevador para descer ao piso zero e abrir as portas.

Os módulos de I/O que fazem ligação aos elevadores são colocados onde? No caso da obra em causa, ainda não sei onde vai ficar a casa das máquinas. Normalmente, quando um elevador é hidraulico, a casa ads máquinas fica no piso inferior, quando é eléctrico, acho que depende das marcas... Acho que há marcas que trazem a casa das máquinas incorporada.

Respondendo expecificamente a tua quetão do elevador eu já fiz instalações com esse comandos e o que eu utilizei até foi uma base de um detector com um relé. a empresa que montou o elevador facultou um contacto no Painel de controlo do elevador(No meu caso era contacto NO) onde eu fiz a ligação. depois foi só uma quetão de programação da central.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Altura do Interface de Zona e Módulo de entrada-saídas (

Mensagem por Kykoo »

Electro 99 Escreveu:Bem, no meu caso, eu tenho a central no piso 0 e 4 módulos de I/O, sendo que dois deles são para elevadores. Normalmente, em caso de sinistro, a central dá ordem ao elevador para descer ao piso zero e abrir as portas.

Os módulos de I/O que fazem ligação aos elevadores são colocados onde? No caso da obra em causa, ainda não sei onde vai ficar a casa das máquinas. Normalmente, quando um elevador é hidraulico, a casa ads máquinas fica no piso inferior, quando é eléctrico, acho que depende das marcas... Acho que há marcas que trazem a casa das máquinas incorporada.
Viva,

Era conveniente que houvesse, definição da localização do quadro de comando do elevador. O comando de chamada do elevador para o piso de referência pode partir directamente a partir da central ou então a partir do módulo I/O (que deve ser instalado em local próximo do quadro de comando do elevador). Os módulos I/0 são uma extensão dos comandos da central, sendo úteis precisamente por isso, podendo ser instalados em qualquer parte do loop.

Os comandos dos módulos I/O são realizados a partir da central de incêndio. Os botões de alarme constituintes do sistema servem para activar o alarme, evacuação e respectivo alerta. Não devem ter outro fim que os previstos.

Pode é existir botões de activação dos sistemas complementares, que estão interligados e são parte integrante dos respectivos; por exemplo: desemfumagem, corte de gás, etc...

Electro 99 Escreveu:Bem, dizem-me que no caso de ser necessário actuar no módulo de entradas/saídas, se pode colocar uma botoneira manual acoplada para o efeito. Ou seja, do módulo I/O sai uma saída para a botoneira de corte manual que fica a cerca de 1.10m do chão. Qual o objectivo da interligação da botoneira ao módulo?
Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”