ligando do switch pra tomada...como fazer???

Responder
martelo29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 ago 2008, 12:43

ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por martelo29 »

ola...eu kero fazer uma pequena rede, com 1 switch e 6 tomadas, e a minha intenção é mais ou menos a seguinte:
Eu kero saber os padroes a utilizar, sendo que de um lado do cabo kero conectar um conector RJ45 que vai ligar ao switch e do outro lado do cabo estará conectada a tomada.
é possivel ligar assim?? como é que eu faço?? que padrões utilizo em ambos os lados?? me ajudem por favor..

Um abraço


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por Varejo »

martelo29 Escreveu:ola...eu kero fazer uma pequena rede, com 1 switch e 6 tomadas, e a minha intenção é mais ou menos a seguinte:
Eu kero saber os padroes a utilizar, sendo que de um lado do cabo kero conectar um conector RJ45 que vai ligar ao switch e do outro lado do cabo estará conectada a tomada.
é possivel ligar assim?? como é que eu faço?? que padrões utilizo em ambos os lados?? me ajudem por favor..

Um abraço
Boas, os cabos teem de ser direitos, ou seja terem o mesma cravação nos 2 lados, na tomada podes por norma tipo A ou B, na tomada tem lá o esquema, e na ficha com a patilha para baixo, metes os fios da esquerda para a direita:

Tipo B

branco/laranja
laranja
branco/verde
azul
branco/azul
verde
branco/castanho
castanho


Tipo A

branco/verde
verde
branco/laranja
azul
branco/azul
laranja
branco/castanho
castanho



http://www.hyperlearn.com/documents/RJ45.gif

p.s assim é tipo B!!!

:wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Brix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 set 2008, 21:24

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por Brix »

Podes usar RJ45 nas duas pontas.
Se não quizeres ter o trabalho de fazer cabos podes comprar já feitos dependendo do comprimento que pretendes, procuras por chicotes de rede existem várias cores mas não te assustes na practica funcionam todos.
Se quizeres fazer tu os chicotes não precisas de usar os 8 fios do cabo, escolhes apenas 4 e ligas nos conetores da RJ45 nºs 1,2,3 e 6 tem cuidado porque a combinação que usares numa ponta tem que ser exactamente a mesma na outra ponta, vais precisar de um alicate de cravar RJs e cabo classe 5 para teres melhor qualidade na transmissão de dados.

Espero ter ajudado!
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por Varejo »

Brix Escreveu:Podes usar RJ45 nas duas pontas.
Se não quizeres ter o trabalho de fazer cabos podes comprar já feitos dependendo do comprimento que pretendes, procuras por chicotes de rede existem várias cores mas não te assustes na practica funcionam todos.
Se quizeres fazer tu os chicotes não precisas de usar os 8 fios do cabo, escolhes apenas 4 e ligas nos conetores da RJ45 nºs 1,2,3 e 6 tem cuidado porque a combinação que usares numa ponta tem que ser exactamente a mesma na outra ponta, vais precisar de um alicate de cravar RJs e cabo classe 5 para teres melhor qualidade na transmissão de dados.

Espero ter ajudado!
Boas, 4 fios é só para 100mbps, se for 1Gbps já precisa dos 8 fios!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
martelo29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 ago 2008, 12:43

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por martelo29 »

Ola...não sei se me explikei bem...o que eu kero é numa das pontas do cabo cat5 terá uma tomada para fichas RJ45 que vai estar presa a uma parede, e na outra ponta do cabo kero ter um conector RJ45 que será ligado a um switch de 100 Mb.
O que fiz ate agora, foi o que o varejo sugeriu, mas infelizmente não deu em nada ainda...
Por favor ajudem-me!!! :o
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por Varejo »

martelo29 Escreveu:Ola...não sei se me explikei bem...o que eu kero é numa das pontas do cabo cat5 terá uma tomada para fichas RJ45 que vai estar presa a uma parede, e na outra ponta do cabo kero ter um conector RJ45 que será ligado a um switch de 100 Mb.
O que fiz ate agora, foi o que o varejo sugeriu, mas infelizmente não deu em nada ainda...
Por favor ajudem-me!!! :o
Boas, eu percebi bem e expliquei bem!!!

agora mais simples um pouco:

na ficha RJ45 metes igual á foto, que tem tipo B

http://www.hyperlearn.com/documents/RJ45.gif

e na tomada também cravas tipo B, se reparares na tomadas ela tem lá as cores do tipo B e metes os fios na cor correspondente, assim não falha de certeza, se só os cravares mal!!! :wink:

Tipo B

branco/laranja
laranja
branco/verde
azul
branco/azul
verde
branco/castanho
castanho
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
virtware
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 21 set 2008, 19:26

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por virtware »

Aconselho a não utilizar fichas RJ45, mas sim conectores RJ45. Este têm indicação do código de cores a utilizar, que deve ser idêntico dos dois lados. Depois, para ligar aos equipamentos activos, recomendo o uso de cordões (patch cords).
Penso ser mais dificil que haja enganos, e a qualidade é melhor.
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por Fernando »

virtware Escreveu:...Penso ser mais dificil que haja enganos, e a qualidade é melhor.
:shock: :shock: :shock:

Só se for no Paquistão :mrgreen: quanto mais ligações, mais possibilidades de futuras caldeiradas.

Abraços
rmcabral
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 25 abr 2009, 23:48
Localização: Cascais

Re: ligando do switch pra tomada...como fazer???

Mensagem por rmcabral »

Se fizeste como o Varejo disse tem que funcionar. Só não percebo porquê tanto trabalho. Por 5 € compras um patch cable desses.


Se não funciona é porque não ficou bem cravado. Cravar cabos utp facilmente cria falsos contactos. principalmente se for com material do chinês. Tens alguma máquina de pingar o cabo para perceberes kual o par que não esta a responder??
Ass. Rodrigo Cabral
Responder

Voltar para “Redes”