espaço disco rigido

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Recentemente, formatei o meu computador portátil devido a uma estranha falta de espaço no disco rígido. Após a formatação, o computador ficou como "novo", tendo apenas ocupado espaço relativo ao sistema operativo. O portátil é da Toshiba, modelo Satellite, com disco da Sata de 160Gb divido em duas partições de tamanho igual. O sistema operativo é o Windows Vista.
Sabendo que as actualizações do sistema operativo e outros programas (como browser ou anti-virus) ocupam espaço, desliguei as mesmas, no sentido de tentar perceber a origem do problema. No entanto, com o passar dos dias, verifico que o espaço no disco começou a "sumir", tendo já "perdido" cerca de 4Gb sem saber exactamente como, nem para onde.
Como disse, não instalei mais nenhum programa (exceptuando o browswer que é o firefox, e o anti-virus que vem com o próprio sistema operativo). Mas ambos têm as actualizações "congeladas", embora não tenha a certeza disto em relação ao anti-virus.
Algum colega me sabe explicar para onde é que está a ir o espaço no disco?


BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: espaço disco rigido

Mensagem por BLima »

Boa tarde,

Penso que está relacionado com as pastas ocultas do sistema operativo ou outros softwares. Os ficheiros temporários associados ao IE ou chrome tb ocupam bastante espaço em disco.

Eu uso o CCleaner e normalmente recupero parte do espaço perdido.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Obrigado pela resposta. O problema não se deve a outros browsers porque não os uso, logo não faz sentido, penso eu.
Quanto a ficheiros ocultos do sistema, eles estariam lá na mesma após a formatação, logo também não faz sentido.
A maneira que eu uso para verificar o espaço livre é simplesmente seleccionando o item "computador" no menu iniciar, no qual mostra o espaço ocupado e livre de cada drive.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: espaço disco rigido

Mensagem por jorgemiguel4 »

Esse espaço aparece como ocupado ou o disco 'encolheu'?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

O espaço é assinalado como ocupado, embora eu não tenha instalado nada no computador.
Ainda hoje à tarde "sumiu" mais 1Gb.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Acabei de ver o computador a "papar" cerca de mais 1Gb. Reparei que o disco rígido estava a trabalhar muito (a luzinha que mostra a actividade do disco começou a piscar intermitente) e fui verificar o espaço no disco. Mais 1Gb que se foi embora. Até desliguei a internet e o gajo na mesma. Quando acabou de piscar a luzinha, já o Gb tinha ido. Não consigo mesmo perceber o que será isto.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Reparem nos dois ficheiros. São duas verificações do disco que eu fiz hoje. Com intervalo de cerca de 20 minutos.
Anexos
00h45m_5_Junho_2015.jpg
00h45m_5_Junho_2015.jpg (70.83 KiB) Visto 1535 vezes
00h26m_5_Junho_2015.jpg
00h26m_5_Junho_2015.jpg (72.95 KiB) Visto 1535 vezes
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por nelmindo »

Os sistemas operativos cada versão que sai, ficam mais complexos. Cada vez mais, é mais difícil saber o que eles estão a fazer pelas nossas costas. Depois há as técnicas usadas para explorar as capacidades das máquinas. Já há mais de 15 anos que me disseram, que a plataforma Windows (não é que os outros sistemas operativos actuais já estejam também com o mesmo problema, mas naquela altura o Windows era apontado disso) é uma manta de retalhos. Quando digo manta de retalhos, tem programinhas dentro de programas a remediar problemas dos programas vizinhos. Depois existe drivers para tudo e mais alguma coisa, porque ninguém se entende nos protocolos e funcionalidade, entre outros remendos que vão aparecendo. Disse isto tudo para quê? Para dizer que por exemplo uma técnicas para aumentar a performance de um PC com memória limitada, é criar memória virtual usando o espaço do disco. Isso de certeza que origina ficheiros algures. O mesmo com dois ficheiros na raiz da instalação, um deles é hiberfil.sys e o outro é pagefile.sys. Engordam que se fartam, principalmente o primeiro, já que é o ficheiro que é uma cópia da memória do PC, quando se manda hibernar...
E isto para o sistema operativo. Os outros programas começam eles próprios a fazer o mesmo. Não me admirava nada que programas como Autocad/Inventor, Photoshops/Adobe produts, tivessem o mesmo comportamento.

http://lifehacker.com/5426041/understan ... disable-it

Um local onde existe muita tralha também são as pastas "temp" espalhadas disco:
C:\Users\utilizador\definições locais
só nesta tem duas pastas uma temp normal e outra para o internet explorer
E duplica em cada utilizador que existir no computador

Uma que costuma ter lixo é esta: C:\Windows\temp
É lixo do género, limpar para baixo do tapete. Os programas usam-nas e depois esquecem de limpar os ficheiros que lá meteram...
E eu nem sou da área. Agora é só multiplicar por um fator acima de 1, porque quem é da área sabe onde o lixo vai-se acumulando...

Posso ser fuzilado por isto, mas sempre achei o pessoal da informática muito pouco organizado, pelas experiências que tenho tido como utilizador...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por nelmindo »

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Nelmindo, concordo com tudo o que disseste, e sei que isso é verdade. No entanto, acho estranho o que se está a passar. O espaço no disco está a "desaparecer" de dia para dia, mais depressa do que uma baleia come um cardume de sardinhas.
Eu costumo limpar a cache (memória virtual no disco) com frequência e até tenho essa função limitada a 700Mb. Não é por aí.
Também faço limpeza de cookies, histórico e ficheiros temporários. O problema aqui é outro que eu não consigo perceber.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por Mário »

Boas

Vê se não é o restauro. Dado que ficam sempre os antigos.
E, Malware? nadinha?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Mário, não me tinha ainda lembrado dessa. Acabei de desactivar o restauro do sistema.
Quanto a software malicioso, já tinha corrido o anti-virus e nada.

PS: depois de escrever esta mensagem, fui verificar o espaço no disco e parece que ganhei uns Gb de volta. Vamos ver se se mantém assim. Obrigado pela dica Mário. Espero que fique resolvido.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Parece que ainda não foi desta. A solução do Mário ajudou mas ainda está a desaparecer espaço. Mais alguma sugestão?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por quero aprender »

e o pc está ligado à net ?
a maquina poderá estar a fazer atualizações da própria maquina , não estou a falar das atualizações do Windows ...

se ele nunca foi ligado à net , pode haver um problema com os sistema operativo ...
se o pc foi formato e nunca foi ligado à net , nunca poderá ocupar gigas assim do nada ...
meta o Windows 7 que é mais estável em tudo
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: espaço disco rigido

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sim, eu tenho ligação à net no computador. E já tinha anteriormente a ser formatado.
Responder

Voltar para “Discussão Informática”