Postes MT e AT

pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 99
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Localização: Setubal
Contacto:

Postes MT e AT

Mensagem por pestynha »

Boas um duvida
os postes mt e at uns com 3 ou 6 condutores por vezes tem um ou dois cabos na parte de cima
esses cabos sao espias ou para raios??? eu acho que sao para-raios


Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Postes MT e AT

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Fica aqui um link para um documento, e chamam-se Cabos de Guarda
http://www.labplan.ufsc.br/congressos/S ... _final.pdf
Cpt

Rebelo Cruz
Avatar do Utilizador
gattor
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 05 mar 2008, 23:00
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Postes MT e AT

Mensagem por gattor »

pestynha Escreveu:Boas um duvida
os postes mt e at uns com 3 ou 6 condutores por vezes tem um ou dois cabos na parte de cima
esses cabos sao espias ou para raios??? eu acho que sao para-raios
Boa Tarde

Vou aqui tentar dar uma breve explicação e descrição relativamente á sua duvida...

Niveis de Tensão Principais em Portugal:

Média Tensão: 15kV; 30kV (existe também 6 e 10kV mas apenas na zona de Lisboa\Santarém)

Alta Tensão: 60kV

Muito Alta Tensão: 150kV; 220kV; 400kV(feixe duplo)

Quanto aos Cabos posicionados por cima das linhas, estes são Cabos de Guarda [também designados por Cabo GUINEA].
Os cabos de guarda têm como função principal proteger as linhas de transporte de energia de descargas eléctricas atmosféricas (relâmpagos), criando zonas de protecção.
Estes cabos poderão também ser usados pra outras finalidades adicionais, tais como, transporte de energia em tensão mais reduzida, ou comunicações, pois estes cabos podem ter incorporados no seu interior vários condutores de Fibra Óptica (que é imune a interferências electromagnéticas).

Quanto ás linhas, quando se vê uma linha com postes de dimensões consideráveis ( metálicos ou de betão) com 6 condutores (3 de cada lado), e entre 5 e 7 isoladores por cadeia, em principio será uma linha dupla de 60kV ( não generalizar, pois tem de obedecer a determinadas características, apenas estou a dar uma noção)....Por vezes estas linhas estão preparadas para 60kV e estão a trabalhar em 30kV...
As linhas duplas são usadas quando é necessário transmitir grandes potências, usando 6 condutores por forma a dividir a potência pelos 2 condutores de cada fase que ficam em paralelo, evitando assim construir uma linha de 3 condutores apenas a qual teria de ter condutores de secção muito elevada ( mt peso, postes mais fortes, isoladores mais fortes etc), pelo que compensa em muitos aspectos construi-las duplas!!

Espero ter conseguido esclarecê-lo

Cumprimentos
Anexos
Poste AT.jpg
Poste AT.jpg (43.49 KiB) Visto 2257 vezes
Linha de MAT.jpg
Linha de MAT.jpg (39.01 KiB) Visto 2257 vezes
Última edição por gattor em 09 dez 2009, 16:13, editado 2 vezes no total.
EE
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Postes MT e AT

Mensagem por nelmindo »

gattor Escreveu:
pestynha Escreveu:Boas um duvida
os postes mt e at uns com 3 ou 6 condutores por vezes tem um ou dois cabos na parte de cima
esses cabos sao espias ou para raios??? eu acho que sao para-raios
Boa Tarde

Vou aqui tentar dar uma breve explicação e descrição relativamente á sua duvida...

Niveis de Tensão Principais em Portugal:

Média Tensão: 15kV; 30kV (existe também 6 e 10kV mas em extinção)

Alta Tensão: 60kV

Muito Alta Tensão: 150kV; 220kV; 400kV(feixe duplo)

Quanto aos Cabos posicionados por cima das linhas, estes são Cabos de Guarda.
Os cabos de guarda têm como função principal proteger as linhas de transporte de energia de descargas eléctricas atmosféricas (raios), criando zonas de protecção.
Estes cabos poderão também ser usados pra outras finalidades adicionais, tais como, transporte de energia em tensão mais reduzida, ou comunicações, pois estes cabos podem ter incorporados no seu interior vários condutores de Fibra Óptica (que é imune a interferências electromagnéticas).

Quanto ás linhas, quando se vê uma linha com postes de dimensões médias( metálicos ou de betão) com 6 condutores (3 de cada lado), em principio será uma linha dupla de 60kV ( não generalizar, pois tem de obedecer a determinadas características, apenas estou a dar uma noção)....as linhas duplas são usadas quando é necessário transmitir grandes potências, usando 6 condutores por forma a dividir a potência pelos 2 condutores de cada fase que ficam em paralelo, evitando assim construir uma linha de 3 condutores apenas a qual teria de ter condutores de secção muito elevada ( mt peso, postes mais fortes, isoladores mais fortes etc), pelo que compensa em muitos aspectos construi-las duplas!!

Espero ter conseguido esclarecê-lo

Cumprimentos
Muito bom

Mais uns acrescentos: Existe também feixe triplo. A linha que sai da substação de canelas em direcção à barragem de crestuma é triplo. Mas acho que é a 220KV
A razão de ser tripla ou dupla também cai na diminuição das perdas por efeito corona.

Quem tiver fotos dos postes raros de mudança de posição das fases, gostava que "postassem", para o pessoal ver. Não me lembro do nome correcto, mas a função é que os efeitos capacitivos sejam uniformes em todas as linhas
Última edição por nelmindo em 01 jul 2009, 18:56, editado 1 vez no total.
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 99
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Localização: Setubal
Contacto:

Re: Postes MT e AT

Mensagem por pestynha »

obrigado uma vez mais

exelente explicaçao
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Postes MT e AT

Mensagem por mpinto »

nelmindo Escreveu:
gattor Escreveu:
pestynha Escreveu:Boas um duvida
os postes mt e at uns com 3 ou 6 condutores por vezes tem um ou dois cabos na parte de cima
esses cabos sao espias ou para raios??? eu acho que sao para-raios
Boa Tarde

Vou aqui tentar dar uma breve explicação e descrição relativamente á sua duvida...

Niveis de Tensão Principais em Portugal:

Média Tensão: 15kV; 30kV (existe também 6 e 10kV mas em extinção)

Alta Tensão: 60kV

Muito Alta Tensão: 150kV; 220kV; 400kV(feixe duplo)

Quanto aos Cabos posicionados por cima das linhas, estes são Cabos de Guarda.
Os cabos de guarda têm como função principal proteger as linhas de transporte de energia de descargas eléctricas atmosféricas (raios), criando zonas de protecção.
Estes cabos poderão também ser usados pra outras finalidades adicionais, tais como, transporte de energia em tensão mais reduzida, ou comunicações, pois estes cabos podem ter incorporados no seu interior vários condutores de Fibra Óptica (que é imune a interferências electromagnéticas).

Quanto ás linhas, quando se vê uma linha com postes de dimensões médias( metálicos ou de betão) com 6 condutores (3 de cada lado), em principio será uma linha dupla de 60kV ( não generalizar, pois tem de obedecer a determinadas características, apenas estou a dar uma noção)....as linhas duplas são usadas quando é necessário transmitir grandes potências, usando 6 condutores por forma a dividir a potência pelos 2 condutores de cada fase que ficam em paralelo, evitando assim construir uma linha de 3 condutores apenas a qual teria de ter condutores de secção muito elevada ( mt peso, postes mais fortes, isoladores mais fortes etc), pelo que compensa em muitos aspectos construi-las duplas!!

Espero ter conseguido esclarecê-lo

Cumprimentos
Muito bom

Mais uns acrescentos: Existe também feixe triplo. A linha que sai da substação de canelas em direcção à barragem de crestuma é triplo. Mas acho que é a 220KV
A razão de ser tripla ou dupla também cai na diminuição das perdas por efeito corona.

Quem tiver fotos dos postes raros de mudança de posição das fases, gostava que "postassem", para o pessoal ver. Não me lembro do nome correcto, mas a função é que os efeitos capacitivos sejam uniformes em todas as linhas
O termo é "transposição". Sei onde existe um, quando tiver oportunidade tiro foto
Avatar do Utilizador
gattor
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 05 mar 2008, 23:00
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 1 vez

Postes MT e AT

Mensagem por gattor »

Boas

Deixo aqui mais umas imagens que acho interessantes..

Gostava de ver aqui, assim que possível, fotos dos postes de Transposição de Fases em MAT, eu não conheço nenhum sitio onde exista..

Cumprimentos
Anexos
Exemplo de uma cabo que poderá ser usado como Cabo de Guarda
Exemplo de uma cabo que poderá ser usado como Cabo de Guarda
Al_Aço_c_Fibra.JPG (34.99 KiB) Visto 2169 vezes
Última edição por gattor em 28 out 2009, 17:49, editado 2 vezes no total.
EE
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 188
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Postes MT e AT

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Mais uma informação, estas linhas de alta tensão também transportam as comunicações da EDP em alta frequência.
TESIS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 09 jul 2009, 17:12

Re: Postes MT e AT

Mensagem por TESIS »

Boa noite

Excelente explicação, mais uma pequena dica, os 10KV não estão em extinção, porque em termos de potência, e energia, deverão ser + de 20% do total de Portugal.
Estão na zona de maior consumo, que é a área da grande Lisboa, entre outros temos: Lisboa, Amadora, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra (tenho algumas duvidas neste), ou seja temos aqui os 3 concelhos classificados nos 4 primeiros lugares do pais em habitantes, Lisboa e Sintra (há quem diga que neste momento Sintra já tem mais habitante que Lisboa) e Amadora.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Postes MT e AT

Mensagem por Electro 99 »

gattor Escreveu:Estes cabos poderão também ser usados pra outras finalidades adicionais, tais como, transporte de energia em tensão mais reduzida, ou comunicações, pois estes cabos podem ter incorporados no seu interior vários condutores de Fibra Óptica (que é imune a interferências electromagnéticas).
Julgo que a ONI já funcionou, utilizando os cabos de guarda como rede.
Avatar do Utilizador
Edgar_Franco
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 18 abr 2008, 11:42
Localização: Batalha

Postes MT e AT

Mensagem por Edgar_Franco »

Ainda há dias vi também outras coisas interessantes que parecem estar muito na moda, utilizar feixe duplo em linhas de 60kV...
Anexo algumas imagens para que possam ver...
Anexos
Linha60kV_2.JPG
Linha60kV_2.JPG (38.26 KiB) Visto 1925 vezes
Linha60kV_1.JPG
Linha60kV_1.JPG (17.93 KiB) Visto 1925 vezes
Última edição por Edgar_Franco em 22 out 2009, 23:10, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Postes MT e AT

Mensagem por Mário »

Boas

E sobre feixes, estes com 8, na pag. 27

http://online.qmags.com/PEI1009/Default ... &eid=14099

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Edgar_Franco
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 18 abr 2008, 11:42
Localização: Batalha

Postes MT e AT

Mensagem por Edgar_Franco »

Boas,

Tive agora a ver com atenção a foto que o membro gattor pôs mais acima, e a linha que está lá não é de 60kV, é sim uma linha de 15 ou 30kV que já se encontra preparada para subir para 60kV, visto que são retiradas de lá derivações para outras linhas (linhas derivadas), cujas cadeiras de isoladores são apenas constituidas por 3 elementos... Como o habitual numa linha desta natureza é a existência de 5, 6 ou 7 isoladores (consoante o nível de poluição do local) é de concluír que para já (ou pelo menos na altura em que a foto foi tirada), a linha não é de 60kV.

Cumps.
Avatar do Utilizador
gattor
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 05 mar 2008, 23:00
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Postes MT e AT

Mensagem por gattor »

Boas

Deixo aqui umas fotos relativas a Caixas de Fim de Cabo, para 60kV, cerâmicas.
Estas são usadas em zonas de poluição, principalmente salina em zonas costeiras.

Cumprimentos
Anexos
poste.jpg
(524.14 KiB) Transferido 197 vezes
poste2.jpg
(567.48 KiB) Transferido 197 vezes
SE-Chg - Cxs.jpg
(803.49 KiB) Transferido 198 vezes
EE
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Postes MT e AT

Mensagem por gemini »

Ainda hoje assisti a uma abertura e fecho de arcos, tudo em TET :)
foi engraçado! aquele pessoal que trepa é corajoso!
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”