Chuveiros eléctricos

Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Chuveiros eléctricos

Mensagem por admin »

Para mim foi uma novidade, ouvir falar num chuveiro eléctrico .
Nunca tinha visto nada assim.

Imagem


Imagem


helder
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 02 set 2006, 13:09

Mensagem por helder »

Imagine que a resistencia se queimava, ficariamos com um polo electrico a tocar na água, seria prigosissimo, agua e electricidade nao combinam !
:(
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Dessa forma também tínhamos que ter cuidado com os termoacumuladores pois o funcionamento e idêntico, acho que basta utilizar uma boa protecção para não acontecerem riscos, de apanhar choques eléctricos.
andre
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 01 out 2006, 14:13

Mensagem por andre »

a agua son conduz corrente electrica dentro de ums determinados parametros... relaçao estre a cottente disponivel no circuito / volume de agua
Avatar do Utilizador
DMCB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Mensagem por DMCB »

Viva Caro Colega André, não posso deixar de o chamar à atenção quanto à veracidade da sua afirmação que a relação entre a corrente disponível no circuito e o volume da água é que condicionam a resistência eléctrica da água....

A água no estado puro h2O apresenta-se como uma impedância infinita dado que não existem iões que assegurem a transmissão da corrente eléctrica ( corrente eléctrica = variação da posição das cargas negativas ao longo do tempo ). Normalmente a água não se encontra no seu estado puro, apresentando características condutoras.

O caso dos termoacumuladores eléctricos ilustra essa situação, sendo obrigatória na sua protecção a colocação de uma proteçcão sensível a correntes diferenciais residuais de alta sensibilidade (Segundo a Portaria 1081/91) de modo a limitar eventuais defeitos que se possam escoar através do fluído com características condutoras em contacto com as partes metálicas do aparelho.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

admin Escreveu:Dessa forma também tínhamos que ter cuidado com os termoacumuladores pois o funcionamento e idêntico, acho que basta utilizar uma boa protecção para não acontecerem riscos, de apanhar choques eléctricos.
Referes-te aos termoacumuladores que têm as resistências em contacto directo com a água?
Imagem
Badtrip
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Mensagem por Badtrip »

boas,


Eu vou postar pq tenho 1 chuveiro electrico de 2500W

o meu é assim:
Imagem
por dentro:
Imagem

como funciona ??

Funciona da seguinte forma , o chuveiro tem dentro dele uma resistencia enrrolada a um tubo de aluminio ( isolada por uma fina camada de ceramica ) a agua passa nesse tubo e é aquecida rapidamente saindo quente a temperatuda de 40 a 45º C .

existiam 2 sistemas na altura que comprei um era um chyveiro e outro era um deposito com uma entrada e uma saida.

as desvantagens deste sistema é o consumo 2500W , dá uma corrente de
2500/220=11.363 Amperes o que é muita corrente e é necessario ter terra na zona de instalação .

tembem existia um com 6500 W
vantagens : é bom para quem tem uma casa de banho e não tem esquentador montado ( casa de ferias ) sempre evita andar com bilhas de gaz .

tambem se usa nos cabeleireiros um para casa cliente evita ter um deposito enorme e correr o risco de a agua quente acabar
Thunder
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 18 ago 2007, 23:45

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por Thunder »

E asswim meus colegas:

No Brasil raramente existe esquentadores a gas, normalmente 99% dos lares tem chuveiros electricos, com uma gama de modelos no mercado, com o passar do tempo os modelos de ferro começaram a sair do mercado, existindo apenas alguns, e mais, existem modelos carissimos com tecnologia de ponta, mostradores digitais de temperatura que podem rodaro 500 Euros, atenção a temperatura que ronda 4500W.

Outra coisa e que como a tensão no brasil em 80% das regões fase e neuto da 127 Volts, fase com fase da 220ou 220 trifasico ambem.

vou consultar algumas coisas que troxe do Brasil para colocar a disposição diagramas de ligação e funcionamento de alguns modelos de chuveiro electrico OK.

Outra coisa, os chuveiros topo de gama são fabricados com materiais, quando não e só de lastico, podem ser de materiais que conduzem pouca energia, normalmente os chuveiros que rondam um valor aproximado de 10 Euros e tem a potência de 2500W, são de plastico e a manutenção e simples, na maioria dos casos somente troca de resistência que custa 2 euros cada.

Não conheço nenhum caso de alguem electrucutado por chuveiro.
Avatar do Utilizador
faseveloz
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 17 out 2007, 16:40

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por faseveloz »

Boa tarde a todos,

Com respeito a este tipo de aquecedores eléctricos (lorenzetti) tenho a informar que em portugal não são comercializados chuveiros com reistencia nua conforme foto do colega, cá são vendidos com resistencia blindada o que em caso de a mesma rebentar origina o disparo do diferencial.

A grande desvantagem para nós destes chuveiros é que para aquecer a nossa água que é fria, precisamos de uma grande potencia algo na ordem dos 30A e não podemos estar à espera de ter caudais de água sequer parecidos aos de um esquentador.

Para mim, se a pessoa não quiser uma água a escaldar e não quiser um grande caudal é um optima opção mesmo que para isso tenho que passar uma alimentação só para o memso (o que recomendo vivamente), e verá que em muito pouco tempo tem o investimento pago.

Os modelos que conheço são os tradicionais chuveiros, as duchas (onde a água sai pelo "telefone", e as torneiras eléctricas.

Se precisarem de algum esclareciemento estou ao dispor, pois em tempos fui técnico destes aparelhos.
Nefelim

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por Nefelim »

Olá

As normas o que dizem é o seguinte para as casas de banho. e passo a citar

" Nos volumes convencionais de risco máximo (volume 0) é "interdirta" a existência de elementos das instalações eléctricas

Nos volumes convencionais de risco elevado (volume 1) apenas é permitida a instação de elementos da classe II, elementos a funcionar a TRS 12V a) ou elementos com alimentação individual de segurança da classe II ou da classe I protegidos por aparelhos diferencias de alta sensibilidade 30 mA

a) Quando a protecção contra choques eléctricos for realizada por TRS, a protecção contra contactos directos deve ser garantida por um dos seguintes métodos; utlizização de barreiras ou invólucros com IP mínimo IP 2X ou utilização de isolamento com características específicas (ver secção 701..411.1.4.3 das RTIEBT

Fonte "Install Express da Certiel de Vilela Pinto página 94 e 95



Se o chuveiro cumprir todas as regras pode ser instalado no volume 1, mas a instalar onde ??, só acessível por meios especiais e com garantia de equipotencialização.

Ver melhor secção 701.55 das RTIEBT

Mas como fazer a alimentação- Deixar só o tubo na altura da vistoria? Que garantias temos? Gostava de saber como é afinal? Deixar o tubo no "Volume 3"

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=344



Um abraço


Uma abraço
CICERO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 ago 2009, 18:30

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por CICERO »

Boa noite, caros colegas.
Quanto à questão levantada pelo colega, a respeito do rompimento da resistência de aquecimento: nesse caso os electrões irão procurar o caminho mais fácil ou seja, mais curto para a terra que será o ponto de neutro do outro lado da resistência rompida.
Não nos enganemos pois as leis da física não se alteram, eu já vi algumas instalações no Brasil, as quais nem aterramento possuiam e no entanto quando queimava uma resistência de aquecimento o caminho mais fácil para a terra era o potencial mais próximo ou seja, nunca se apanha choque eléctrico em água de chuveiro eléctrico.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por mpinto »

CICERO Escreveu:Boa noite, caros colegas.
Quanto à questão levantada pelo colega, a respeito do rompimento da resistência de aquecimento: nesse caso os electrões irão procurar o caminho mais fácil ou seja, mais curto para a terra que será o ponto de neutro do outro lado da resistência rompida.
Não nos enganemos pois as leis da física não se alteram, eu já vi algumas instalações no Brasil, as quais nem aterramento possuiam e no entanto quando queimava uma resistência de aquecimento o caminho mais fácil para a terra era o potencial mais próximo ou seja, nunca se apanha choque eléctrico em água de chuveiro eléctrico.
Agora imagina que o neutro, por qq razão, se desliga antes do aparelho. Todos sabemos qual o caminho da corrente se alguém, nessa situação, for tomar banho. Por isto quando era miúdo, apanhei um dos meus primeiros choques numa dessas "porcarias" com resistência núa e montado sem diferencial, que um tio meu trouxe do Brasil. Quanto a mim, sem diferencial, nada, com resistência nua directamente na água, coisa nenhuma.
pedromdf
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2008, 11:53

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por pedromdf »

O que mais me espanta é que se tenha receios infundados com a electricidade e ninguém se alarme com o gás, que é rar a semana não seja notícia como causa de graves explosões.

Não ter energia eléctrica em casa é impossível nos dias de hoje, agora o gás é perfeitamente substituível pois há equipamentos eléctricos que substituem os de gás. Uma só causa de eventuais acidentes é substancialmente melhor que dois perigos. Ainda por cima o gás é bem mais caro que a electricidade.

Demonstra-se fácilmente. 1 litro de água aquecido numa cafeteira eléctrica, toma-se o tempo até à fervura, multiplica-se pelo custo do kWh. A mesma operação no bico do gás do qual se saiba o caudal de gás por hora e faz-se as mesmas contas. Resultado o gás custa quase o dobro.

Hoje noticiaram que o gás vai subir ...

Cumps
jeap
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 25 fev 2010, 19:12

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por jeap »

Olá, vivi na escócia e lá são amplamente utilizados, sinceramente gostei imenso, de facto qdo voltei para portugal informei-me junto de algumas empresas para trazer o produto para portugal, mas não foi mto aceite, mas mais uma vez, gostei bastante, não é necessário esperar para vir aqua quente, só consome energia no momento de utilização. Para mim é uma boa opção.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por mpinto »

jeap Escreveu:Olá, vivi na escócia e lá são amplamente utilizados, sinceramente gostei imenso, de facto qdo voltei para portugal informei-me junto de algumas empresas para trazer o produto para portugal, mas não foi mto aceite, mas mais uma vez, gostei bastante, não é necessário esperar para vir aqua quente, só consome energia no momento de utilização. Para mim é uma boa opção.
Em tempos havia na avenida principal de Gaia uma casa (não sei se existe) que vendia, não só chuveiros, como tb torneiras eléctricas. Mas com resistência blindada. Cheguei a fazer um restauro de um palacete em Miramar que tinha lavatório com uma dessas torneiras em todos os quartos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”