Chuveiros eléctricos

CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por CAOR »

No que diz respeito a termoculadores o termo mesmo que falte a água o termo fica geralmente com água ao nivél superior da resistencia a fim de perservar a mesma e o termostato do mesmo desliga com temperatura! Cump:


antila
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 ago 2018, 10:09
Localização: OEIRAS

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por antila »

Bom dia,
Tenho uma dúvida em relação aos termoacumuladores/chuveiro electricos para a minha aplicação especifica.
Tenho a canalização preparada para um termo acumulador na cozinha mas as casas de banho não tem pre-instalação para termoacumulador, deve de existir sensivelmente a 8 metros de tubagem até as torneiras.
Na minha localização as temperaturas variam entre 20º e 26º na época mais fresca e como existe um tanque de água a temperaturad da água deve estar a mesma temperatura,
A minha questão é se um dos termoacumuladores mais pequenos de 10 ou 15 litros conseguem funcionar como um chuveiro electrico ou seja conseguem debitar sempre agua quente ou só os 10 ou 15 litros de capacidade e precisam de um tempo para recuperar a temperatura.
Pretendia ter um caudal de água quente nas casa de banho sem ter que recorrer a um esquentador ou um termoacumulador maior.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam fornecer.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por Pedro Barradas »

Tens de meter pelo menos um de 50l. dá para um banho seguido, se as IS estão a essas distancia a tubagem de agua quente não for isolada, ainda haverá perdas por dissipação térmica. no inverno é pior.
As IS não tem termoacumulador, mas es~tao ligadas à restante rede de agua quente da casa = cozinha onde passará pelo TE lá instalado, certo?

Os esquentadores instantanes, são muito bons.. mas para debitarem o minimo de caudal e temperatura, é necessário muita potencia electrica, obrigando a aumentar a potencia contratada e rever a instalação electrica devido à necessidade de secção de condutores adequados. não é ligar numa tomada e já está, ou ligar num circuito de tomadas com secção de 2.5mm2
Quem cria renasce todos os dias...
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Chuveiros eléctricos

Mensagem por lcmmonteiro »

Um termoacumulador nada mais é do que um depósito de água aquecida por uma resistência elétrica.

Se o consumo de água quente instantaneo for muito elevado, o equipamento vai necessitar de repor a água consumida novamente no depósito e é necessário aguardar o tempo necessário dependendo do tipo de resistência para retomar à temperatura programada.

O esquentador a gás tem a capacidade em aquecer de imediato a água já que esta percorre um "jogo" de serpentinas pré-aquecidas pela caldeira do esquentador.

Também existem modelos elétricos capazes de aquecer a água instantaneamente, tal como fora já referido. Mas para tal é necessário um conjunto de resitências de alta potência capazes de aquecer de imediato a água, embora o caudal de água seja reduzido. No entanto ao contrário dos termoacumuladores que em média rondam entre os 1500 a 3000 Watts (existem outras potências e capacidades de depósito), já um esquentador elétrico ronda os 6KW em monofásico e 18 a 24 KW em trifásico com capacidades entre 3 a 12 litros. Esta solução pode parecer muito boa à primeira vista mas requer uma atenção especial à instalação elétrica e potência contratada.

Já a alguns anos um cliente pediu me para instalar um esquentador elétrico, por telefone disse-lhe que à partida não haveria problemas mas, quando cheguei à casa dele rapidamente deparei-me com uma situação que de simples nada tinha e nem fiz o trabalho, pois não havia condições para tal. Basicamente este cliente comprou um esquentador de potência de 24 KW trifásico e pensava que era só ligar a uma tomada... esqueceu-se foi do que realmente era importante: criar um circuito individual para este equipamento, devidamente protegido e que a potência contratada mesmo aumentando para o PMA não seria suficiente.

Portanto, é necessário analisar as situações, cada caso individualmente sem comparações e optar pela solução que seja segura e aceitável.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”