240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Responder
hugh650
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 24 abr 2021, 19:15
Localização: Piracicaba SP

240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por hugh650 »

Oi Pessoal,

Tenho uma boa noção de redes elétricas, porém estou com uma dúvida em relação ao funcionamento de aparelhos elétricos vindo do exterior. Pois bem, trouxe uma cafeteira elétrica do Reino Unido que opera a 240V, mas lá no Reino Unido a rede elétrica funciona com 1 FASE de 240V + NEUTRO + TERRA, agora, na minha região onde moro o 220V funciona com FASE 1 de 127V + FASE 2 de 127V + TERRA assim atingindo os 220V, minha pergunta é, essa cafeteira funcionaria normalmente se ligada na tomada aqui? Não gostaria de queimar o aparelho por conta de ignorância.

Obrigado
Hugo


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por lcmmonteiro »

A resposta é não, não funciona.

Sugiro que aprofundo um pouco mais a sua boa noção de redes elétricas... uma vez que parece que não entendeu o conceito monofásico, bifásico e trifásico.

Ora iremos por partes tendo em conta o seu raciocínio.

Se temos um equipamento monofásico que opera a uma tensão de 230V (fase + neutro) este equipamento não está preparado para a condição que indica ser na sua região: Fase + Fase que neste caso é bifásica sendo cada fase de 127V.. Não indica se na sua região este sistema funciona com neutro, logo não posso confirmar.

Mas o equipamento que indica necessita de fase + neutro com a tensão de 230V.

Cumprimentos.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Hugo,
Nunca experimentei essa situaçao, mas suponho que irà funcionar, nao a 100%, devido à diferença de tensoes ( receptor previsto para funcionar a 240V, quando lhe é fornecido220V).
Nesse electrodoméstico nao està especificado que tem que ser uma fase e um neutro; o que està escrito é que, no màximo, tem que ser submetido a 240V... Se o sr quiser experimentar é consigo, nao sou eu quem o vai incentivar a faze-lo; Mas, se o fizer ponha aqui os resultados obtidos.


Cprs
A Castro
hugh650 Escreveu: 24 abr 2021, 19:34 Oi Pessoal,

Tenho uma boa noção de redes elétricas, porém estou com uma dúvida em relação ao funcionamento de aparelhos elétricos vindo do exterior. Pois bem, trouxe uma cafeteira elétrica do Reino Unido que opera a 240V, mas lá no Reino Unido a rede elétrica funciona com 1 FASE de 240V + NEUTRO + TERRA, agora, na minha região onde moro o 220V funciona com FASE 1 de 127V + FASE 2 de 127V + TERRA assim atingindo os 220V, minha pergunta é, essa cafeteira funcionaria normalmente se ligada na tomada aqui? Não gostaria de queimar o aparelho por conta de ignorância.

Obrigado
Hugo
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por pedro caetano »

boas. se tem tensão de 220-127v então tem 220v bifasicos logo á partida essa chaleira deve trabalhar mesmo que tenha uma diferença de tensão. mas nada como experimentar. posso dizer que tenho um motor rabor de 190v a trabalhar a 235v sem aquecimento e uma vez ficou 10h seguidas a trabalhar e nunca aqueceu. cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por joao-pt »

Para além da tensão importa a frequência, no Reino Unido é de 50 Hz e penso que em São Paulo sejam 60 Hz.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por pedro caetano »

boas. correto é de 60hz é onde pode haver problema. cump
hugh650
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 24 abr 2021, 19:15
Localização: Piracicaba SP

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por hugh650 »

lcmmonteiro Escreveu: 24 abr 2021, 20:33 Sugiro que aprofundo um pouco mais a sua boa noção de redes elétricas... uma vez que parece que não entendeu o conceito monofásico, bifásico e trifásico.
Justamente por isso que estou perguntando, pois lá é 230V mono e aqui 220V bifásico, e por isso que não fui ligando na tomada pra ver o que acontece :)
hugh650
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 24 abr 2021, 19:15
Localização: Piracicaba SP

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por hugh650 »

joao-pt Escreveu: 25 abr 2021, 15:09 Para além da tensão importa a frequência, no Reino Unido é de 50 Hz e penso que em São Paulo sejam 60 Hz.
Correto, até onde sei isso afeta a velocidade que a bomba d'agua vai funcionar, no caso aqui ela vai operar mais rapido e ter um tempo de vida util mais curto, mas a resistencia que aquece a agua não tem erro.
hugh650
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 24 abr 2021, 19:15
Localização: Piracicaba SP

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por hugh650 »

Obrigado pelas respostas pessoal! Vou seguir usando o transformador que funciona perfeitamente e prove os 220V via Fase + neutro + terra! Quando eu comprar uma maquina de espresso melhor testo a velha na rede bifásica :D :lol:
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por nelmindo »

À partida a cafeteira funcionará sem problemas.
Nos EUA é comum ligar os grandes consumidores entre duas fases (máquinas de secar roupa, máquinas de lavar roupa e louça, veículos elétricos, etc.), mesmo nas redes em que as fases estão desfasadas 180º (só distribuem 2 fases, split-phase system ou sistema Edison).

https://en.wikipedia.org/wiki/Split-pha ... tric_power

https://www.youtube.com/watch?v=JtQQGJ8Z82Y
https://www.youtube.com/watch?v=u296hiXRzlE

https://www.youtube.com/watch?v=jMmUoZh3Hq4

No Brasil do conhecimento que tenho, as fases estão desfasadas 120º e em distribuídas em nº de 3, mas não invalida o fato de que na rede 115/220 poder ligar equipamentos 230V da europa, na rede 115V. Pode, se ligar entre duas fases.

Agora, não recomendo por questões de segurança, dado o problema do Brasil ter no mesmo país ter duas tensões "monofásicas" (dependendo do estado), com a agravante de que usam a mesma tomada em todo o país.

Coisa semelhante só no Japão, onde metade é a 50Hz e a outra metade a 60Hz (mas isso é outra história)
Venancio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 06 mar 2021, 19:09
Profissão: Eletricista
Localização: Charneca da Caparica
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por Venancio »

Olá

Pode ter uma linha monofásica 220V mais Neutro ou 127V mais Neutro e uma bifasica 220V mais 220V sem Neutro .Bifasica 127V mais 127V desconheço !
Se a cafeteira está identificada com 240V ,vai poder ligar a uma rede monofásica 220V mais Neutro ou 220V mais 220V sem Neutro. Também pode ligar a uma rede de 127V mais Neutro ,porém vai ter de aguardar umas quantas horas até que a água aqueça!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " hugh650 "

De facto ter um equipamento que opera a 240 V com uma tensão de 50 Hz, deverá ter algum cuidado quando ligar esse aparelho na sua terra
natal (brasil) porque neste país e na maioria dos países sul americanos, a frequência é de 50 Hz.
Face à sua pergunta, terá de arranjar um aparelho de conversão por forma a que a frequência seja igual.
Quanto ao valor das tensões de um país para outro, aí a coisa já será diferente.

Isto porquê?
No seu país tem apenas uma fase, neutro e terra, correspondente a 127 V. Enquanto o valor de 220 V será o trifásico.

Vejamos então o aparecimento de 220 V no seu país; - 127 V x raiz de 3 = 219,97 V logo 220 V. Aqui tem então a demonstração do que fico
dito.
No Reino Unido, a tensão de 240 V é uma tensão simples. Isto é, composta de uma fase, neutro e terra.

Caso a sua rede apresentasse o valor de tensões simples e compostas de: - 220/380 Volt. Apesar da diferença ser de apenas 20 V, apenas teria
de corrigir a frequência de 50 para 60 Hz.

Apraz-me dizer-lhe que independentemente da diferença de valores entre a frequência, desde que a tensão fosse a mesma, a única coisa que
iria acontecer seria o facto de passado algum tempo a chaleira queimar (ir à vida).
Inicialmente nada se passaria, podendo liga-la uma vez ou duas.

Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: 240V Reino Unido / 220V Piracicaba SP

Mensagem por nelmindo »

Para ler, já que os equipamentos são tolerantes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mains_electricity

E já agora, UK é tanto 240V como nós em Portugal somos 220V...

Já faz algum tempo, que ambos são a 230V... (Standard ISO IEC 60038:1983)
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”