Condutores paralelos

luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Condutores paralelos

Mensagem por luisilva78 »

Há aí qualquer coisa que não bate certo. Não estou a ver que a instalação tenha sido certificada nessas condições, a menos que tenha passado no sorteio...
Mas caso a instalação esteja nas condições que está a dizer, sim, deveria ter uma cabo de 35mm2. Como no início do tópico perguntava se poderia colocar os cavos de fase em paralelo, se o cabo é realmente 6mm2, a resposta é não. Se com 6mm2 tem uma queda tão grande, com 12mm2 (que também continua a ser bastante menor que 35mm2, também não deverá ser suficiente e deverá continuara ter uma queda de tensão muito grande (na casa dos 10V).

De qualquer forma, isso é trabalho para um técnico certificado que deverá estar inscrito da DGEG e que deverá solicitar nova certificação da instalação.


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Condutores paralelos

Mensagem por luisilva78 »

@lcmmonteiro as tabelas do Tiagolourenco20 estão correctas e nas condições que estão a ser consideradas deve se usar um cabo de 35mm2. Pode ser visto, por exemplo, nas tabelas da Certiel:
qdt.PNG
Como no caso de 20,7kVA trifásico, a corrente será a mesma, a secção também deve ser a mesma, sendo assim 35mm2.

A queda de tensão nestas condições é +/- 20V, que dá na casa dos 9%, por isso muito longe dos 1,5% que as RTIEBT obrigam.
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Eu não tenho contra trifásico, como mostra na primeira foto do tópico, o contrato que tenho é de monofásico de 6.9Kva.


A quinta é dos anos 60 e antes tinha utilização agricula e tinha trifásico, em 2002 existiu alteração de sítio dos contadores e foi refeito o sistema elétrico.

Como deixou de existir utilização agricula, mantiveram a possibilidade de trifásico mas desde dessa altura que passou a monofásico mas tem instalação para trifásico.



Desde que aluguei a moradia em 2018 que tenho problemas com a tensão que chegava ao contador, rondava 200v, por vezes 180.

A E-Redes concluiu a obra de substituição do ramal no sábado e passei a ter os 230V no contador.

Fui testar as voltagens em casa e dei conta da queda de tensão no cabo e entretanto percebi que o dimensionamento da secção dos cabos está mal feito.


Entretanto fui falar com o senhorio e mostrou-me a certificação de trifásico 20.7kva para a moradia onde estou mas que pelos vistos está completamente ilegal.
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

@luisilva78 , a verdade é que isto foi certificado nestas condições, não existiu qualquer tipo de alteração desde dessa altura.

Só queria ter a certeza da secção dos cabos e da ilegalidade da instalação para poder falar com o senhorio e explicar a situação porque fica complicado dizer que existe irregularidades numa instalação depois de 20 anos de ter sido certificada
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Segue foto mais nítida.

A vermelho é o que vai para a moradia onde estou.
Certificado para trifásico 20.7KVa mas está a monofásico 6.9KVa, passa de 10mm para 6mm e faz 80 metros até ao dcp.

O restante está certificado para monofásico 6.9Kva com os respectivos dcp a 15-20 metros.


Na tabela a distância máxima para 6mm são 15 metros, logo as restantes certificações estão correctas e no meu caso a certificação saiu no sorteio.
Anexos
IMG_20210413_093719_548.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Condutores paralelos

Mensagem por pedro caetano »

boas. das duas uma, ou não esteve vistoria, ou foi obra que foi apanhada ja com com vistorias e como foi no inicio em 2002 tentaram passa-la e conseguiram. portanto esse cabo nessa altura teria quanto muito de ser de 10mm que era o que se punha. para ficar bom tem de colocar cabo de 35mm em cobre ou 50mm em aluminio cump
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”