Mudança do Ramal

Responder
bernardovc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mar 2021, 21:33
Localização: Lisboa

Mudança do Ramal

Mensagem por bernardovc »

Olá a todos!

Comprei um apartamento que não esteve habitado nos últimos 20 anos. Trata-se de um prédio com 6 frações. Quando pedi para ligarem a eletricidade na EDP disseram-me que não poderia ter mais potência do que 3,45Kva. Após muitos contactos com a E-Redes, descobri que o ramal do prédio tem a potência máxima admitida em 6,90 para todas as frações menos a minha que está a 3,45.

A EDP e a E-Redes dizem que o ramal que está no prédio já está a operar no limite da potência permitida (e que neste momento até está a operar acima do que devia) e que apenas fazendo um novo plano de ligação à rede e mudando o ramal é que poderei ter um reforço de potência e poder ter os 6,90 como todas as outras frações.

Mudar o ramal vai claramente ser caro. De quem é essa responsabilidade? Sendo que um novo ramal vai servir todas as frações, é esta uma despesa do condomínio ou terei de ser eu a suportar esse custo sozinho? Não me parece muito justo ser eu o único lesado num prédio onde todos gozam de uma PMA muito superior à minha.

Obrigado.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

É uma situação que não vai ser fácil de resolver.

Tente expor à administração do condomínio a situação por forma a que todos entendam o problema e realizem uma intervenção com vista à melhoria do edifício e para todos hoje e no futuro.

Se não conseguir que o condomínio entenda a situação e divida a despesa, caso queira o aumento de potência para a sua fração, a alternativa será realizar um projeto, renovar toda a coluna e reforço de ramal a seu custo.

Sei que é complicado e injusto, mas infelizmente vai enfrentar uma "guerra" muito complicada no mundo da justiça dos condomínios.

Se necessitar de apoio, cá estaremos para o ajudar a encontrar algumas respostas.

Cumprimentos.
bernardovc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mar 2021, 21:33
Localização: Lisboa

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por bernardovc »

Ok, já percebi que tenho uma inglória luta pela frente... E infelizmente acho que ninguém do prédio vai querer saber do meu problema uma vez que estão todos bem servidos, menos eu. A minha única indignação e que não entendo tem a ver com a distribuição da eletricidade pelas frações não ter sido distribuída equitativamente. Uma vez que todas as frações são semelhantes em termos de área, não deveriam todas ter a mesma PMA?

De acordo com as soluções técnicas normalizadas para ligação de clientes de baixa tensão da EDP, as potências mínimas a usar para o dimensionamento das instalações de utilização previstas nas Regras Técnicas (RTIEBT), são as seguintes (secção 801.5.2.2 e 803.2.4.3.1):
a) locais de habitação
— 3,45 kVA, em monofásico (15 A, em 230 V), em locais de um compartimento;
— 6,90 kVA, em monofásico (30 A, em 230 V), em locais de dois a seis compartimentos.

Tratando-se de um apartamento T2, não deveria logo à partida ter um PMA de 6,90 como os outros? Porquê colocar todas a 6,90 menos uma? Há alguma forma de reclamar de um trabalho que obviamente foi mal feito?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por ohmico »

Boas,

procure apoio na área (legislação) dos condomínios / propriedade horizontal que estou convencido que resolve o problema, uma vez que o ramal / coluna montante não são é seus mas sim do prédio, portanto condomínio. Vai dar trabalho, mas a alteração é em propriedade comum.

Ohmico
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 39
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por fiat_uno »

bernardovc Escreveu: 26 mar 2021, 13:45
De acordo com as soluções técnicas normalizadas para ligação de clientes de baixa tensão da EDP, as potências mínimas a usar para o dimensionamento das instalações de utilização previstas nas Regras Técnicas (RTIEBT), são as seguintes (secção 801.5.2.2 e 803.2.4.3.1):
a) locais de habitação
— 3,45 kVA, em monofásico (15 A, em 230 V), em locais de um compartimento;
— 6,90 kVA, em monofásico (30 A, em 230 V), em locais de dois a seis compartimentos.

Tratando-se de um apartamento T2, não deveria logo à partida ter um PMA de 6,90 como os outros? Porquê colocar todas a 6,90 menos uma? Há alguma forma de reclamar de um trabalho que obviamente foi mal feito?
É correto, no entanto as RTIEBT foram publicadas em 2006. Não se aplicam a instalações anteriores, obviamente. Antes disso era aplicável o artigo 435º do D.L. 740/74 (RSIUEE). Caso o edifício tenha sido licenciado com data anterior a 1974, é aplicável o regulamento de 1938, salvo erro.

Anteriormente a 2006, era também aplicável o Artº 25º do Regulamento de Segurança de Instalações Coletivas de Edifícios e Entradas.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por mpinto »

"naquele tempo"....aconteciam coisas caricatas. Não se dará o caso de terem feito confusão com a potencia disponível para o condomínio com a do seu apartamento? Existe condomínio? Qual a potencia disponível? Por vezes faziam essas habilidades para não necessitar de projecto. O edifício tem coluna montante, ou os contadores estão no piso 0. Custa-me a crer que o ramal não seja suficiente para a diferença. Se existir contador de condomínio, será possível baixar a potencia deste e certificar apenas a sua instalação para 6,9? Digo isto que mesmo havendo 6 instalações a 6,9*6=41,4 KVa. Aplicando o coeficiente de há 20 anos( agora seria 0,75) 41,4*0,78=32,3 KVa. 32,3+ 6,9 para condomínio = 39,2 KVa. < 50KVA, creio que na altura não precisava de projecto. Custa-me a crer que o ramal não chegue.
bernardovc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mar 2021, 21:33
Localização: Lisboa

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por bernardovc »

Estou certo que não foi feita nenhuma confusão entre a potencia disponível para o condomínio com a do meu apartamento.

A PMA disponível para mim não ultrapassa os 3,45Kva. O edifício tem coluna montante e existe contador de condomínio. Contudo, a leitura que consegui do NIP é a seguinte:

Imagem

Tirando a fração que diz "1 2EQ", que efetivamente não existe, todas as outras estão aparentemente corretas. Já fui à E-Redes averiguar se não se trataria de um erro de inserção de dados por estar presente uma fração a mais, mas disseram-me que essa fração nunca sequer teve contrato e que não está a ser contabilizada.

Não sei como são feitas as contas, não percebo muito do assunto. Mas de todas as vezes que abordei o assunto disseram que ficaria sempre acima dos 50 Kva e que só com um ramal novo.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por lcmmonteiro »

Para além de ser necessário analisar a ficha eletrotécnica do edifício e realizar o cálculo da soma de todas as frações, é igualmente necessário confirmar qual a potência disponível no ramal.

Vamos então realizar um cálculo simples tendo como base as informações já prestadas:

Nº de Colunas: 1
Nº de Habitações: 6
Nº de Serviços Comuns: 1

Potência Total: (6.90 KVA x 6 ) + ( 1 x 1.15 KVA ) = 42.55 KVA

Coeficiente de Simultaneidade: 0.75

Potência de Dimensionamento: 31.91 KVA


Cálculo da corrente de serviço

S=√3𝑈𝑐 𝐼𝐵

Ib = S /√3𝑈𝑐

Ib= 31910 / (1.73 x 400)

Ib= 46.11A


Este cálculo simples permite analisar o que irá acontecer na coluna montante com a PMA definida para cada fração com a potência de 6.90 KVA + os serviços comuns com a potência de 1.15 KVA.

Agora o importante é confirmar a seção dos condutores da coluna montante desde a portinhola até à última caixa de coluna, bem como identificar o ramal existente e junto da EDP perceber se existe a possibilidade deste ramal suportar o aumento de potência desejado.

É necessário ainda confirmar a razão da existência desse cpe da fração 1 2 esq, se de fato existe ou não e a que fração está associado.

Respondendo à sua última observação e tal como demonstrei no cálculo, se todas as frações atingirem a potência máxima de 6.90KVA não atinge os 50 KVA.

Espero ter sido útil e, cá estaremos para dar continuidade no apoio necessário para a resolução da sua situação.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por ENERGY »

bernardovc Escreveu: 25 mar 2021, 21:45 Olá a todos!

Comprei um apartamento que não esteve habitado nos últimos 20 anos. Trata-se de um prédio com 6 frações. Quando pedi para ligarem a eletricidade na EDP disseram-me que não poderia ter mais potência do que 3,45Kva. Após muitos contactos com a E-Redes, descobri que o ramal do prédio tem a potência máxima admitida em 6,90 para todas as frações menos a minha que está a 3,45.

A EDP e a E-Redes dizem que o ramal que está no prédio já está a operar no limite da potência permitida (e que neste momento até está a operar acima do que devia) e que apenas fazendo um novo plano de ligação à rede e mudando o ramal é que poderei ter um reforço de potência e poder ter os 6,90 como todas as outras frações.

Mudar o ramal vai claramente ser caro. De quem é essa responsabilidade? Sendo que um novo ramal vai servir todas as frações, é esta uma despesa do condomínio ou terei de ser eu a suportar esse custo sozinho? Não me parece muito justo ser eu o único lesado num prédio onde todos gozam de uma PMA muito superior à minha.

Obrigado.
Boas
Pela minha experiencia profissional, por norma quando só existe uma fração a necessitar de aumento de potencia, os outros condóminos já estão servidos e por norma recusam-se a comparticipar nessa obra, onerando com todos os custos o condómino com essa necessidade de aumento de potencia.
Por norma a Administração apenas autoriza a realização da obra de aumento de potencia a custear pelo condómino.
Boa sorte,
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
thaiskoch
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 dez 2023, 14:07
Profissão: Administradora
Localização: Lisboa

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por thaiskoch »

Olá @bernardovc.

Estou a viver a mesma situação. Comprei um apartamento recentemente e somente depois descobri que apenas a minha fração possui o limite de 3,45Kva.

Infelizmente o senso de civismo entre os condóminos não existe e mesmo que o apartamento ao lado esteja inabitado, o proprietário não quer ceder a potência excedente.

Gostaria de saber como solucionou o seu problema. Conseguiu encontrar uma brecha na lei ou arcou com os custos sozinho?

Agradeço se poder partilhar os detalhes dessa sua jornada.

Melhores cumprimentos,

Thais.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por amoreira »

thaiskoch Escreveu: 15 dez 2023, 14:14 Olá @bernardovc.

Estou a viver a mesma situação. Comprei um apartamento recentemente e somente depois descobri que apenas a minha fração possui o limite de 3,45Kva.

Infelizmente o senso de civismo entre os condóminos não existe e mesmo que o apartamento ao lado esteja inabitado, o proprietário não quer ceder a potência excedente.

Gostaria de saber como solucionou o seu problema. Conseguiu encontrar uma brecha na lei ou arcou com os custos sozinho?

Agradeço se poder partilhar os detalhes dessa sua jornada.

Melhores cumprimentos,

Thais.
Deduzo que o imóvel esteja inserido num edifício coletivo certo ?
Terá de pedir um aumento de potência à E-Redes para a potência que pretende por ex. 6,9 ou 10,35 kVA, o projeto terá de ser elaborado e submetido por um técnico credenciado esta é a parte "fácil".
Se a instalação do prédio estiver em condições e a canalização existente na coluna montante suportar o aumento de potência os custos para este tipo de trabalho serão mínimos.
Se a instalação do prédio não suportar o aumento de potência a coisa pode começar a complicar-se cada caso é um caso e só com uma visita ao local é que se consegue avaliar o trabalho.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Mudança do Ramal

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Para aumentar a potência terá de verificar se a coluna montante o permite, além de ter de certificar a instalação privada para a potência desejada.


Cumps!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”