Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por smalhao34 »

Bom dia,

gostaria que me pudessem ajudar numa situação, que é a seguinte:

Realizei uma inspeção visual ao nível da exploração das instalações elétricas de uma escola, mas é necessário substituir o QGBT do PT, logo tem de ser feito um pedido á EDP a solicitar para desligar o PT, mas pedem o termo de responsabilidade e a cópia do cartão da DGEG. O que eu gostaria de saber qual é o termo necessário para enviar para a EDP, se o de exploração ou o de execução para realizar o desligamento do PT para substituir o QGBT.


mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por mpinto »

Se o que é necessário trocar é o quadro geral do PT, então o PT é particular. Ainda que tenha posto de seccionamento, isso seria da EDP, a protecção ao transformador é vossa e neste caso, pode ser desligada. Deduzo, pelo texto, que pedem termo de responsabilidade para desligar e não pela substituição do quadro.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por smalhao34 »

Pois é isso mesmo, pretende-se desligar o PT de modo a realizar esses trabalhos de manutenção, como devo proceder em relação ao termo?
quando é a primeira vez custa mais :)
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por mpinto »

Não estou a entender.
Se o PT é particular, a partir do seccionador de entrada é do cliente. Se não vais alterar o projecto e queres intervir no QGBT, porque não desligas tu do lado da MT a cela de protecção ao TP.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por migjac »

Vou dar o meu contributo.
Se vão mexer apenas no QGBT podem faze-lo desligando a cela de proteção ao transformador. Como é que fazem quando pretendem fazer manutenção ao transformador?

No entanto podem pedir a EDP para agendar um corte ao PT através do gestor de cliente e isso tem um custo, se não me engano anda a volta dos 250€ (carece confirmação).
A EDP como sabe que a maior parte dos PT´s não tem TREIE deve estar a pedir alguma prova que esse PT tem tecnico responsavel, mas normalmente isso nunca é pedido.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por smalhao34 »

Eu liguei para a EDP distribuição e depois de muito esforço, lá disseram-me o que termo deve indicar:
No termo deve ir:
  • Dados completos do TRIESP
    Tipo de Serviço a Realizar
    Dados do Cliente
    Observações que sejam necessárias
    Localização GPS do PT
Basicamente deve conter que o TRIESP se responsabiliza pelo desligar do PT temporariamente e pelos trabalhos executados no PT. Neste caso foi o que cliente que solicitou isso e foi quem enviou a documentação do termo e a declaração da inscrição do TRIESP para a EDP Distribuição.

Partilho esta informação de modo a que todos saibam o que devem fazer
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “smalhão”

Deduzo que pretenda substituir o QGBT do PTC (PT de cliente = particular).
O que lhe posso dizer sobre essa questão?
Existe legislação específica da ERSE sobre esse assunto.
No entanto deverá enviar um email para o gestor de cliente da área EDP à qual o PTC se encontra ligado, solicitando um corte de mádia tensão
para substituição do QGBT.
Isto para quê? Para que o centro de condução possa enviar o respetivo boletim de consignação.
Esse pedido deverá ser canalizado para o gestor de cliente da área de intervenção, o qual o reencaminhará para o responsável de Condução
(despacho MT) da área respetiva:
Nesse pedido, deverá fazer constar o nome do proprietário do PTC, o do técnico responsável pela instalação (PTC), o responsável pelo trabalho
e a empresa que o irá executar o trabalho.
Nesse pedido, deverá, ainda, fazer constar o período de interrupção (horário de interrupção prevista para mudança do QGBT) por solicitação
do técnico responsável da instalação.

Este pedido deverá ser assinado tanto pelo proprietário, como pelo técnico responsável da instalação. Só depois destes procedimentos
devidamente preenchidos deverá fazer chegar por email ao gestor de cliente, para que este, internamente o faça chegar ao responsável
do Centro de Condução da EDP.

Espero ter ajudado

Cptos

JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por ohmico »

Boas,

estou confuso, para que necessita de corte na Média para substituir o QGBT?

Ohmico
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por Faiante »

Olá meu caro " ohmico"

Certamente que não deveria ser eu a dar-lhe esta reposta, mas sim o nosso colega e amigo “smalhão”.

Permita-me que lhe faça uma pequena pergunta? O amigo alguma vez substituiu um QGBT!
Se sim certamente saberá do que estamos a falar.
Se não, aqui fica a resposta à sua dúvida.

Numa substituição de um QGBT, por questões de segurança, faz-se essa mesma substituição do QGBT com a realização de um trabalho fora
de tensão, vulgarmente conhecido pela sigla (TFT).
Logo, como os cabos de BT, saídos do secundário do (TP) transformador de potência que ligam aos bornes de superiores do QGB.
Caso o TP não se encontre fora de serviço passa a haver tensão nos bornes superiores do corte geral e, esta tarefa teria de ser executada por
pessoal habilitado em (TET BT).

Como a potência de curto circuito é muito elevada na saída do TP, logo esta tarefa, por razões de segurança será realizada sem tensão, daí ser
necessário que a média tensão seja posta fora de serviço.


Espero ter contribuído para afastar a sua dúvida.


Cptos

JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por ohmico »

Faiante Escreveu: 11 set 2020, 22:42 Olá meu caro " ohmico"

Certamente que não deveria ser eu a dar-lhe esta reposta, mas sim o nosso colega e amigo “smalhão”.

Permita-me que lhe faça uma pequena pergunta? O amigo alguma vez substituiu um QGBT!
Se sim certamente saberá do que estamos a falar.
Se não, aqui fica a resposta à sua dúvida.

Numa substituição de um QGBT, por questões de segurança, faz-se essa mesma substituição do QGBT com a realização de um trabalho fora
de tensão, vulgarmente conhecido pela sigla (TFT).
Logo, como os cabos de BT, saídos do secundário do (TP) transformador de potência que ligam aos bornes de superiores do QGB.
Caso o TP não se encontre fora de serviço passa a haver tensão nos bornes superiores do corte geral e, esta tarefa teria de ser executada por
pessoal habilitado em (TET BT).

Como a potência de curto circuito é muito elevada na saída do TP, logo esta tarefa, por razões de segurança será realizada sem tensão, daí ser
necessário que a média tensão seja posta fora de serviço.


Espero ter contribuído para afastar a sua dúvida.


Cptos

JAG
Boas,

com o seccionador de entrada aberto e encravado mecânicamente não há tensão no transformador.

A ser assim, também faz um pedido de corte para por exemplo recolha de óleo para análise, se necessário?

Eu percebo que a EDP necessite de facturar.

De qualquer modo obrigado pela informação.

Ohmico
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Termo necessário para pedido para desligar PT cabine baixa

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "ohmico "

A EDP tal como todos os proprietários de PTs, sejam eles públicos ou privados cinge-se às normas regulamentares em vugor.

Por isso, Como responsável pela Condução de redes exige segurança e, como tal necessita dos dados que solicita para o caso de haver uma
inspeção de trabalho estar tudo em conformidade legislativa.

Daí que não tenha, como diz, necessidade apenas de faturar. Mas como lei é lei, à que cumprir, ainda que muitas das vezes não sejamos
cordatos com a supracitada lei.

Como também não fui legislador, tanto nesta como noutras leis muito mal feitas ou transcritas para a legislação portuguesa só temos que aguentar
e manter a cara alegre.


Cptos amigo "ohmico" e um bem haja pela sua efetiva capacidade de análise.

O meu sentido obrigado pela resposta dada à questão.


JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”